ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

15ª edição do Fórum MilkPoint Mercado aborda cenários de mercado e o futuro da cadeia láctea

POR HELOISA VASCONCELOS

FÓRUM MILKPOINT MERCADO

EM 01/08/2023

5 MIN DE LEITURA

0
5

Com o tema "O mercado de lácteos no Brasil: o desafio está posto; como se preparar?", a 15ª edição do Fórum MilkPoint Mercado está acontecendo neste 1º de agosto, em Goiânia-GO, reunindo as principais mentes do setor lácteo brasileiro para debater sobre o futuro do mercado lácteo.

O primeiro bloco trouxe os cenários de mercado, e contou com a participação de palestrantes debatendo sobre importações, adoção de tecnologias, mercado de grãos, tendências de consumo e sustentabilidade.

Durante a primeira palestra, Vitor Vieira, do grupo Interfood, trouxe o tema “Tendências para o mercado Internacional de leite para o restante de 2023 e início de 2024”, e pontuou sobre a tendência global de produção de leite, com destaque para o aumento da produção nos Estados Unidos e queda na América do Sul.

Vitor Vieira, Fórum MilkPoint Mercado
Foto: Vitor Vieira, Fórum MilkPoint Mercado. Fonte: Equipe MilkPoint

Vitor também falou sobre a importância da demanda chinesa no mercado internacional de lácteos, e sua recente tendência de alta na captação interna de leite e aumento na produção de leite em pó, diminuindo assim sua demanda através das importações, pontuando que “se os níveis de produção e estoques da China continuarem altos e a economia chinesa não apresentar crescimento, haverá uma contínua pressão de queda nos preços do GDT”.

Sobre a situação brasileira, Vitor completou que “se o consumo [no Brasil] continuar fraco e as importações desacelerarem, pode ser que Argentina e Uruguai não tenham onde colocar esse leite e os preços [do Mercosul] continuem baixando”.

Na segunda palestra do dia, Leonardo Araújo, Gerente Comercial B2B da Rúmina, trouxe como tema “A adoção de tecnologia como resposta às pressões de competitividade na indústria de laticínios” e tratou de questionamentos como “qual a o papel da indústria de laticínios na implementação de tecnologia na cadeia” e “quanto de contato de influencia o laticínio tem como o produtor de leite”, pontuando que a participação da indústria para a adoção de tecnologias é de suma importância para toda a cadeia.

Segundo Leonardo, “a adoção de tecnologias precisa começar rápido, aqui está a chave do negócio”. Leonardo também trouxe algumas respostas desenvolvidas pela Rúmina para responder a esses questionamentos, como tecnologias de gestão e controle de qualidade de leite e disponibilidade de crédito.

Leonardo Araújo
Foto: Leonardo Araújo, Fórum MilkPoint Mercado. Fonte: Equipe MilkPoint

 O palestrante finalizou sua apresentação concluindo que “a tecnologia muda rápido, sabemos disso, mas é uma escalada. Acreditamos que temos que começar rápido, para não perder essa primeira fase de adoção”.

Na sequência, Leonardo Machado, Assessor Técnico da FAEG, abordou a seguinte temática: “Nova safra do milho e da soja – o que esperar para os preços e custos para o produtor de leite?”, falando sobre o recente aumento da volatilidade de preços do milho e da soja, associada a diferentes fatores, como a pandemia de Covid-19, a invasão da Rússia à Ucrânia, e as recentes variações de produção e área destinada aos cultivos na safra estadunidense. Leonardo também falou sobre a influência do El Nino sobre a próxima safra, pontuando que “nesta safra o El Nino será presente daqui para frente, um El Nino forte, com aumento de chuvas na região Sul e seca na região Norte, [...] o El Nino pode modificar muito a tendência de preços da safra 2023/24”.

Leonardo Machado
Foto: Leonardo Machado, Fórum MilkPoint Mercado. Fonte: Equipe MilkPoint

A quarta palestra do bloco abordou “Como tem evoluído as vendas de lácteos em 2023 e quais as perspectivas do mercado para o restante do ano?”, com dados da Scanntech Brasil, trazidos através de sua Diretora de Marketing, Priscila Ariani. Priscila abordou os principais fatores relacionados ao consumo em 2023, como maior nível de famílias endividadas, alto custo de capital, crescimento do PIB acima do esperado (com a economia começando a dar sinais positivos), aumento da renda média e menor taxa de desemprego, ou seja, mostrando que tem fatores impulsionando o consumo, mas tem fatores ainda arrastando as vendas no varejo, “cenário macro melhorando mas ainda não gerando tanta força no consumo”, como abordou Priscila.
 

Priscila, Fórum MilkPoint Mercado
Foto: Priscila Ariani, Fórum MilkPoint Mercado. Fonte: Equipe MilkPoint

A palestrante concluiu que, sobre o varejo, a diminuição da inflação vem puxando o volume consumido neste momento, mas o faturamento do setor permanece sem crescimento no curto prazo.

Na quinta palestra, o Diretor da Labor Rural, Christiano Nascif, falou sobre o tema “Promovendo o verde com sustentabilidade econômica”. Segundo Christiano, “não adianta um produtor trabalhar, uma empresa trabalhar, [a sustentabilidade] é um problema coletivo e a solução deve ser coletiva”.

 O palestrante enfatizou que ao mostrar a possibilidade de ganhos financeiros com a adoção de práticas sustentáveis, é possível acelerar esse processo, Christiano também pontuou que “emitir menos CO2 leva mais rentabilidade ao produtor”, mostrando que propriedades menos emissoras de CO2 tem menor área destinada a atividades, maior unidade produtora de leite (vacas em lactação/vacas total), maior produção por vacas em lactação e maior produção por área destinada a atividade. Christiano concluiu que “a mensuração de carbono é essencial para desacelerar o aquecimento global, melhorar a qualidade de vida do planeta, reduzir a pegada de carbono e garantir a sustentabilidade dos sistemas”.

Cristiano, Fórum MilkPoint Mercado
FotoChristano Nascif, Fórum MilkPoint Mercado. Fonte: Equipe MilkPoint

Na última palestra do bloco, com o tema “Cenários para o mercado brasileiro de leite e derivados”, Valter Galan, Diretor Técnico e de Novos Negócios na MilkPoint Ventures trouxe os principais pontos da oferta e demanda que têm sido observados em 2023. Do lado da oferta, Valter pontuou sobre uma produção de leite, que não apresentou crescimento em relação a 2022, e uma disponibilidade de leite muito elevada, principalmente por conta das importações, também em relação a 2022.

Já do lado da demanda, o palestrante falou sobre uma economia que performa um pouco melhor quando comparado ao ano passado e os recentes sinais de queda nos preços praticados no varejo, o que pode gerar um estímulo no consumo.

Valter Galan, Fórum MilkPoint Mercado
FotoValter Galan, Fórum MilkPoint Mercado. Fonte: Equipe MilkPoint

Para finalizar os cenários de mercado, Valter trouxe as principais perspectivas em relação a 2024, como uma expectativa de inflação mais baixa, PIB com crescimento moderado mas com melhor sensação econômica, juros menores, inflação menor e ambiente mais favorável ao consumo, reforçando que provavelmente o ano inicia com a rentabilidade ao produtor em um patamar melhor do que 2023 iniciou, e com importações possivelmente ainda competitivas.

O 15º Fórum MilkPoint Mercado está ocorrendo de forma híbrida, contando com participantes presenciais e virtuais no evento, e procede a 21ª edição do Interleite Brasil, que também acontecerá em Goiânia nos dias 2 e 3 de agosto de 2023.

Patrocinadores Fórum MilkPoint Mercado

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures