O Guia da Forragem foi oficialmente lançado no início desse ano, surgiu a partir de um projeto histórico iniciado em 1988 na ESALQ/USP, com os primeiros ensaios de avaliação de híbridos de milho.
A plataforma foi criada num projeto de cooperação entre ESALQLab/USP, IAC/Apta e G12AG, com o objetivo auxiliar técnicos e produtores na escolha do híbrido mais adequado para a sua realidade, seja para produção de silagem ou de grãos. Mais de 800 usuários já se cadastraram na plataforma que já possui resultados das avaliações da safra 2017/2018 (SP e PR) e safrinha 2018 (PR).
Esse ano o projeto ganhou força e passou a contar com seis estações experimentais distribuídas em quatro estados (SP, PR, SC e RS). Em SP, os trabalhos são coordenados pelo time do IAC/Apta, nas cidades de Tatuí, Mococa e Votuporanga. Já na região sul, além da unidade experimental da G12AGRO em Guarapuava/PR, para a próxima safra, foram incorporadas uma unidade em Pinhalzinho/SC (com apoio da CooperItaipú) e em Não-Me-Toque/RS (com apoio da Cotrijal), ambas sob coordenação técnica de Igor Quirrenbach, gerente de pesquisa em forrageiras da G12Agro.
Campo experimental de Guarapuava/PR da G12AGRO
Para a safra 2018/19 serão avaliados nos seis campos experimentais, mais de 40 híbridos de 12 empresas. “Gostaríamos de parabenizar as empresas que aderiram ao projeto: Riber-KWS, Limagrain, JMen, Brevant, Pioneer, Forseed, Morgan, Biomatrix, Geneze, Agroceres, Dekalb e IAC. São empresas que buscam a transparência e estão engajadas com mercado” destaca Igor.
Campos experimentais nos Estados de SP, PR, SC e RS.
Segundo Renne, gerente corporativo de negócios da Cotrijal, o projeto é de extrema importância como forma de promover a transferência de tecnologia a seus cooperados. “Participar do Guia da Forragem faz parte da nossa essência como cooperativa. Está no DNA da Cotrijal a transferência de tecnologia para o campo, e sempre será uma honra apoiarmos projetos que geram transformação no campo e fortalecimento da cadeia leiteira no Brasil”, reforça Renne.
A previsão é que os resultados da safra sejam publicados na plataforma a partir de Abril de 2019, tanto no Portal (www.guiadaforragem.com.br) quando no APP (Android e IOS).”Seguimos com o nosso propósito de fornecer informações de valor para a cadeia produtiva. Medir para Gerenciar, esse é o nosso lema” finaliza Laerte Cassoli, gestor da ESALQLab.
0 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro