ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Guia da Forragem tem lançamento na Esalq/USP

ESALQLAB

EM 21/05/2018

2 MIN DE LEITURA

0
5

Professores, pesquisadores e representantes do setor produtivos estiveram presentes, no último dia 18/05, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq), para o lançamento da plataforma Guia de Forragem.

O projeto é uma inciativa da ESALQLab do departamento de Zootecnia da Esalq, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e G12AGRO. Na Esalq, a ação tem como coordenador o professor e diretor da Escola, Luiz Gustavo Nussio, que na abertura da solenidade de lançamento da plataforma traçou um histórico da atividade desde seu surgimento, em 1988. “O Guia da Forragem é resultado de um trabalho histórico que envolve técnicos e pesquisadores de instituições como a Esalq, o IAC e Apta, que juntos trabalham de forma ininterrupta, proporcionando informações estratégicas em prol da nossa pecuária”.

O Guia da Forragem é uma plataforma que surgiu para auxiliar técnicos e produtores na tomada de decisão na escola do híbrido ou semente mais adequada para utilizar como silagem. “Todos os anos são avaliadas híbridos para produção de grãos e silagem no estado de São Paulo. Agora, a proposta e revisitar e ampliar o projeto e fazer com que a informação chegue até a cadeia produtiva de forma mais ampla”, relata Laerte Cassoli, gerente do EsalqLab, laboratório de análise do departamento de Zootecnia no qual está amparada a inciativa.

Pesquisador do IAC/Apta, Aildson Duarte, esteve presente no evento. Um dos coordenadores do Guia ao lado do professor Nussio, Duarte explicou a dinâmica da ferramenta. “Os ensaios estão instalados em ambientes no interior do Estado de São Paulo e as amostras são trazidas para Piracicaba e aqui saem os resultados da parte bromatológica. Junto com a parte agronômica, essas informações são disponibilizadas para técnicos e produtores”. Agora disponível para plataformas online, os dados estarão ofertados de forma mais dinâmica. “A plataforma é mais prática via internet e todo produtor pode se beneficiar”, complementa Duarte.

Igor Quirrenbach é gerente de pesquisa na G12 Agro, uma das parceiras do projeto. Para o agrônomo, responsável pelos experimentos no sul do País é fundamental a aproximação com a EsalqLab. “Mantemos contato estreito com o EsalqLab a partir da nossa estação experimental em Guarapuava. Assim podemos atender nossos clientes agricultores e pecuaristas, que utilizam as informações da plataforma. A vantagem para eles é poder selecionar com segurança as forrageiras, obtendo melhor produção de carne e leite. As forrageiras se adaptam conforme cada região, o que justifica a análise de forrageiras em todas as regiões do Brasil”. Para a safra 2018/19, o projeto será ampliado com dois novos campos de avaliação, um em Pinhalzinho/SC e outro em Não me Toque/RS, em parceria com Cooperativa Regional Itaipú e Cotrijal, respectivamente.

A partir das apresentações do funcionamento da plataforma, representantes do setor produtivo puderam validar a operacionalidade do produto. Um dos presentes que gostou do que viu foi o supervisor de desenvolvimento de produtos da KWS Sementes Ltda, Dimas Antonio Del Bosco Cardoso. “Temos neste caso uma ferramenta inovadora, pois não se trata de uma simples tabela de consulta, mas um artifício que possibilita o posicionamento de produtos a partir do cruzamento de informações. Certamente o Guia da Forragem ajudará produtores a avaliarem situações específicas inseridas na sua realidade, podendo assim potencializar seus índices de produtividade”.

Para conhecer e acessar a plataforma acesse www.guiadaforragem.com.br. ou acesse Google Play ou Apple Store para download do APP Guia da Forragem.

Fonte: “ACOM ESALQ – Caio Albuquerque”

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures