ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qual protocolo de TETF deve ser utilizado para vacas e novilhas?

EDUCAPOINT

EM 05/03/2018

3 MIN DE LEITURA

1
0

A Fazenda Santa Luzia, em Passos/MG, utiliza em 100% a transferência de embriões em tempo fixo (TETF) como ferramenta reprodutiva ou seja, todas as prenhezes do rebanho são oriundas de embriões produzidos in vitro.

Há protocolos diferentes para vacas Girolando e para vacas Holandesas. Abaixo, confira quais são os protocolos utilizados para cada tipo de animal na Fazenda Santa Luzia.

Girolando

A transferência de embrião é feita nas vacas que ovularem, após a avaliação da presença ou não do corpo lúteo. Em caso positivo, a vaca recebe a transferência de embrião.

A fazenda opta, primeiramente, por utilizar protocolos à base de estrógenos, que apresentam maior proporção de vacas em estro. Ter mais vacas apresentando cio é sinônimo de melhor resultado em protocolos de sincronização. Observe abaixo os dados de um estudo recente:

Um ponto importante no desenvolvimento desses protocolos é que a Fazenda Santa Luzia optou por indicar o uso de duas doses de prostaglandina. Então, uma dose é feita no dia 7 e outra no dia 9, que seria o dia da retirada do implante.

O que se observou nesse trabalho foi que, em novilhas, aumentou a taxa de prenhez por embrião transferido, que foi de 50% para 60%, e em vacas, de 49% para 53%. É interessante que, em vacas Girolando, a primeira dose, no dia 7, tem que ser cheia, ou seja, de 25 mg, e no dia 9 deve-se reduzir a dose pela metade, para 12,5 mg. O uso de duas doses de 25 mg foi testado e não melhorou a fertilidade.

Outro ponto importante em protocolos de sincronização não é só a taxa de prenhez por embrião transferido, mas também a taxa de ovulação, ou seja, o quanto as vacas estão ovulando no protocolo, porque só deve-se transferir embrião na vaca que ovulou.

Holandesas

Observe abaixo três protocolos utilizados:

O que se observou foi que, em relação ao grupo controle, utilizar duas doses de prostaglandina melhorou a ovulação das vacas, a sincronização do protocolo, em torno de 10%. Em relação à fertilidade, não houve diferença entre os tratamentos.

Conclusão: fazendo duas doses de prostaglandina, consegue-se melhorar a sincronização do protocolo, ou seja, transferir mais embriões por protocolo, o que já maximiza o resultado. Então, a indicação é utilizar protocolo à base de estrógeno com duas doses de prostaglandina.

Em novilhas, a indicação é a seguinte:

Confira abaixo os dados comparando a utilização ou não de GnRH na transferência de embrião:

OAnalizando estes dados, observa-se uma perda de gestação 5% menor nas vacas que recebem o GnRH na transferência de embrião.

A fazenda tem obtido excelentes resultados com a utilização da técnica. Exatamente por isso foi disponibilizado o curso online “Viabilizando a intensificação do uso da transferência de embrião em gado leiteiro” no portfólio do EducaPoint. 

O curso é ministrado pelos doutores José Luiz Moraes Vasconcelos (professor da Unesp – Botucatu/SP) e Marcos Henrique Colombo Pereira (médico veterinário, doutor em reprodução animal), além de contar com a participação especial do produtor Mauricio Silveira Coelho.

Para ter acesso ao conteúdo completo, assine o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a todos os cursos (já são mais de 100 temas).

Conheça os planos aqui! Ou experimente realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/experimente/

Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento@educapoint.com.br

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RENATOCARDOZODASILVA

PATOS DE MINAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 04/08/2019

Fazer um curso de inovulação de embrião

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures