ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quais as vantagens da automação da pecuária leiteira?

EDUCAPOINT

EM 26/08/2022

2 MIN DE LEITURA

1
0

A tecnologia chegou para ficar. A indústria 4.0, conhecida pela automação, foi desenvolvida e está se expandindo cada vez mais para todos os setores da sociedade, inclusive para a agropecuária. O sucesso dessas tecnologias se dá devido a geração de grande quantidade de dados e de informações integradas de forma automatizada, auxiliando no processo gerencial e de tomada de decisões. 

 

Por que adotar tecnologias na produção de leite?

  • Facilitar atividades cotidianas;

  • Facilitar a organização da propriedade;

  • Gestão da atividade;

  • Identificação de animais doentes e outros desafios;

  • Identificação de pontos de ineficiência da produção;

  • Coleta de diferentes dados para melhor entendimento do problema.

As tecnologias foram e são desenvolvidas para facilitar o cotidiano das pessoas. O celular, por exemplo, inicialmente foi destinado para comunicação via ligações e hoje está atrelado a conexão com diferentes pessoas do mundo, organização de tarefas, entre outros. Não é diferente com a tecnologia aplicada à pecuária.

Essas ferramentas disponíveis podem auxiliar na automatização de um processo, como a ordenha das vacas, e na geração de dados. Estas informações podem ser integradas e, quando analisadas em conjunto, permitem observar os principais gargalos e pontos de ineficiências da produção. Isso evidencia as oportunidades de melhoria dentro da atividade.

Além disso, as tecnologias associam diferentes acontecimentos que são relacionados, por exemplo, a alteração do clima com o aumento de incidência de uma determinada doença. Isso faz com que a tomada de decisão seja mais assertiva e baseada na realidade da fazenda.

 

Melhorando a relação entre cadeia produtiva e consumidor

Um dos maiores desafios da produção de alimentos, principalmente de animais, é a relação com o consumidor. Cada vez mais a sociedade está preocupada com a forma de criação dos animais, os impactos ambientais da atividade, entre outros. A Pecuária 4.0 também pode auxiliar nesse processo.

Com  a geração de dados em tempo real e a possibilidade de acesso a essas informações de diferentes lugares, é possível permitir que o consumidor veja exatamente como o produto foi produzido. Isso cria uma transparência com o mercado consumidor, além de aproximar a realidade de quem produz com a de quem consome.

 

Quais os dados que podem ser gerados na pecuária leiteira?

Os dados que podem ser gerados através de tecnologias dentro de uma propriedade leiteira são:

  • produção de leite;

  • parâmetros de qualidade e outras características do leite;

  • detecção precoce de mastite;

  • escore de condição corporal (ECC);

  • estresse térmico;

  • estado de saúde;

  • detecção de estro.

Em meio a tantas tecnologias é um desafio saber qual delas adotar na propriedade e como usar os dados gerados da melhor forma. Para isso é importante ter em mente, além de todas as tecnologias disponíveis no mercado, qual faz mais sentido para os manejos e desafios de cada unidade produtiva. Além disso, saber o capital disponível para investimento é fundamental para tomar essa decisão.

Vista a complexidade do processo de adoção de tecnologias dentro da bovinocultura de leite, o EducaPoint, em parceria com o pesquisador Matheus Santos, Médico Veterinário e especialista em tecnologias da pecuária 4.0, desenvolveu uma aula sobre as tecnologias disponíveis para a produção de leite, suas vantagens, desafios, como escolher uma tecnologia e como utilizar os dados para tomada de decisão. Este curso está disponível para assinantes. Clique aqui e seja um assinante Educa!

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DUARTE VILELA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 30/08/2022

Por que adotar tecnologias 4.0 ou mesmo amanhã 5.0 na produção de leite? Faltou dizer a melhoria na qualidade de vida do produtor.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures