ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pneumonia em bezerros: causas, controle e tratamento

EDUCAPOINT

EM 05/03/2020

5 MIN DE LEITURA

0
3
A pneumonia em bezerros, também chamada de pneumonia enzoótica, é uma doença respiratória causada por inflamação nos pulmões, principalmente nos alvéolos.. É uma doença multifatorial causada por uma variedade de organismos, incluindo vírus, bactérias e micoplasmas. Fatores ambientais também são extremamente cruciais no manejo da doença. 
 
A pneumonia em bezerros pode ter um custo significativo para a fazenda, devido aos custos de tratamento, mortalidade, taxas de crescimento reduzidas, exigências adicionais de mão-de-obra e instalações. 
 
A pneumonia enzoótica em bezerros jovens pode ser crônica e estar presente com muito poucos sinais clínicos, além de tosse seca e taxa respiratória ligeiramente aumentada. A forma aguda da doença geralmente se manifesta em um surto envolvendo vários bezerros que são acometidos pela doença em um período de 48 horas. Febre, embotamento, inapetência e tosse, muitas vezes combinadas com secreção nasal, são os sintomas mais comuns.
 
Causas
 
A pneumonia em bezerros é uma doença multifatorial. Agentes infecciosos (patógenos), ambiente, manejo e status imunológico dos bezerros são fatores que determinam o resultado de uma infecção.
 
Patógenos que causam pneumonia em bezerros
 
Vários patógenos, incluindo vírus, bactérias e Mycoplasma spp (M. bovis, M. dispar e M. canis), estão envolvidos em diferentes combinações em diferentes fazendas. Pesquisas sugerem que os vírus e micoplasmas são as infecções primárias e as bactérias causam uma infecção secundária em um animal cujas defesas foram enfraquecidas pela primeira infecção. Os vírus mais comuns isolados de casos de pneumonia enzoótica são:
 
Vírus sincicial respiratório (RSV)
Vírus Parainfluenza III (PI3)
Vírus da rinotraqueíte bovina infecciosa (IBR)
 
O vírus da diarreia viral bovina (BVD) também tem sido implicado no complexo da doença respiratória bovina, não como patógeno primário, mas como agente causador de imunossupressão.
 
Os agentes micoplasmáticos são geralmente considerados os agentes mais comuns que causam a forma crônica de pneumonia enzoótica, embora o Mycoplasma bovis também tenha sido identificado como o agente causador de muitos surtos agudos.
 
⇒ Aproveite para aprender mais sobre manejo sanitário de bezerras acessando o conteúdo completo do curso Práticas essenciais no manejo sanitário de bezerras leiteiras no período neonatal. Não se esqueça que o curso pode ser adquirido individualmente ou você pode optar por assinar a Plataforma EducaPoint, obtendo acesso a todos os cursos oferecidos (mais de 170!) por um valor único. 
 
Fatores de risco 
 
A ventilação inadequada dos estábulos aumenta o risco de doença devido ao acúmulo de umidade, gases nocivos, quantidade de poeira e bactérias. O principal fator de risco ambiental que predispõe bezerros a doenças respiratórias é a falta de ventilação no alojamento dos bezerros.. Condições frias e úmidas, mudanças repentinas na temperatura do ar, estresse devido a diferentes causas e mudanças no ambiente também foram associadas a surtos de pneumonia em bezerros jovens.
 
A ingestão inadequada de colostro ou colostro de baixa qualidade afeta a defesa dos bezerros contra agentes respiratórios e os torna mais suscetíveis à infecção. Os sistemas de criação em que bezerros de diferentes origens são misturados desde tenra idade sofrem com altos níveis de doenças respiratórias. Grandes espaços aéreos compartilhados, bezerros de diferentes faixas etárias e falta de saneamento entre lotes de bezerros geralmente tornam esses sistemas ainda mais vulneráveis. O estresse associado aos procedimentos de manejo, como descorna e castração, também pode estar associado a uma alta incidência de doenças respiratórias.
 
Controle e Prevenção 
 
O tratamento da pneumonia em bezerros depende de um bom entendimento das causas e fatores de risco. A incidência e a gravidade da pneumonia estão intimamente associadas aos padrões de manejo e doenças nas fazendas e, portanto, a melhor abordagem é implementar um programa de controle adaptado às necessidades de cada fazenda. Essas abordagens podem ser divididas em três áreas:
 
Manutenção da resistência a doenças: isso é feito principalmente através de uma colostragem eficiente, podendo ser associada a outras medidas, como redução do estresse, uso de vacinas e tratamentos profiláticos com antibióticos.
 
Redução do estresse: As doenças respiratórias geralmente seguem um padrão em um rebanho.O registro de incidências e tratamentos de doenças pode ser útil para estabelecer se esse padrão existe. Se um padrão for identificado, pode-se evitar fazer manejos estressantes aos animais, como descorna, desmame ou castração nesses momentos de pico.  Além disso, superlotação, pouca ventilação e alta umidade causam estresse respiratório nos bezerros e os tornam mais suscetíveis a doenças respiratórias. Um espaço razoável e uma boa ventilação reduzirão esse estresse e tornarão menos provável a pneumonia.
 
Minimização da exposição à infecção: o contato próximo com outros animais permite que os patógenos respiratórios se espalhem facilmente. A acomodação individual de bezerros leiteiros geralmente está ligada à melhoria de sua saúde. A introdução de animais de outros rebanhos acarreta risco de transferência de doenças, mesmo em rebanhos praticamente fechados, onde apenas animais de substituição ocasionais são trazidos. Manter as compras recentes separadas do rebanho por 2-3 semanas para garantir que eles não estejam incubando uma doença respiratória é uma medida de controle adequada.
 
Tratamento
 
Diante de um surto de pneumonia enzoótica em um rebanho fechado ou quando um problema crônico é reconhecido, é importante tentar identificar os agentes causadores e os fatores ambientais e de manejo, a fim de direcionar medidas preventivas no futuro.
 
Para a forma aguda de pneumonia enzoótica, o isolamento dos bezerros afetados é importante em todos os regimes de tratamento. As vitaminas podem ser administradas como uma terapia de suporte, e vários tratamentos, desde anti-histamínicos até expectorantes, foram eficazes no alívio da doença. Antimicrobianos e medicamentos anti-inflamatórios esteróides e não esteróides são geralmente a principal linha de tratamento. Antibióticos podem ser usados ??em animais em contato (metafilaxia), bem como nos afetados. Ocasionalmente, as vacinas podem ser usadas para os animais em contato e demonstraram fornecer proteção quando o agente causador é identificado com rapidez suficiente.
 
Em todos os casos, o tratamento antimicrobiano deve estar sob orientação veterinária e deve ser descrito no plano de saúde do rebanho das fazendas.
 
Normalmente, a forma crônica de pneumonia não é tratada, a menos que o bezerro tenha uma tosse grave. Antibióticos, quando escolhidos com cuidado, podem ser eficazes, embora danos pulmonares graves possam não ser resolvidos. No entanto, deve-se notar que a pneumonia enzoótica crônica em bezerros é um problema do rebanho. Quando a condição se torna grave o suficiente para exigir tratamento, é necessário tentar identificar as causas da doença. É necessário melhorar o manejo e o ambiente ou a erradicação do agente  causador  com a ajuda de um plano abrangente de controle de doenças.
 
*Baseado no artigo Calf Pneumonia, do Farm Health Online.
 
Mais informações:
 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Fonte:
 
Calf Pneumonia (https://www.farmhealthonline.com/disease-management/cattle-diseases/calf-pneumonia/) 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures