O capital humano de uma empresa é composto pelas pessoas e seus conjuntos de habilidades, competências, conhecimentos e atitudes. É ele que possibilita a produção e geração de resultados e confere à empresa os diferenciais para gerar competitividade dentro do mercado. É possível potencializá-lo para aumentar a produtividade e os resultados adquiridos pela corporação, sendo a capacitação uma chave essencial.
Theodore Schultz, professor do departamento de economia da Universidade de Chicago, definiu o conceito de capital humano no ano de 1961. Nesta época o cientista econômico objetivava explicar o vínculo entre o aumento na produtividade de empresas e o investimento em educação profissional. Ele estabeleceu, portanto, que há uma relação entre educação e maior eficiência no trabalho, visto que quanto mais conhecimento era fornecido para seus trabalhadores, maior era a produtividade das equipes. Mais tarde, Schultz ganhou o Prêmio Nobel de Economia, em 1970.
Este conceito é bem ilustrado pela fala de Henry Ford, empreendedor e fundador da Ford Motor Company: “Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios”. Sua fala é antiga, mas extremamente atual. Uma corporação não é composta somente pelos aspectos físicos, mas principalmente pelas pessoas. São elas que executam e desenvolvem os serviços ou produtos gerados pela corporação, e quanto mais eficientes são nesse processo, maiores são os resultados da empresa.
O capital humano pode e deve ser potencializado. Como fazer isso? A capacitação, além de ser algo muito procurado pelos trabalhadores no mercado de trabalho, é fundamental para incrementar os resultados da empresa. Ela deve garantir que seus colaboradores estejam em constante aprendizado, desenvolvendo novas habilidades e aprimorando competências pré-existentes. Isso resultará na realização mais eficiente de tarefas e na aquisição de competências necessárias para o cargo que ocupam.
Atualmente é possível realizar a capacitação das pessoas de forma remota, o que possibilita incluir pessoas de cidades e estados diferentes, o que é extremamente vantajoso para um país continental como é o caso do Brasil.
Outras ferramentas dentro do processo de capacitação de pessoas são muito importantes, como o acompanhamento da evolução dos colaboradores dentro das aulas e demais atividades propostas. Além disso, permitir um espaço para discussões e trocas de conhecimentos e experiências faz grande diferença para consolidação do conteúdo aprendido e para a aplicação do mesmo na realidade da empresa.
O capital humano é essencial para que a empresa atinja bons resultados, e, para isso, é preciso potencializá-lo. A principal ferramenta é a capacitação, como visto por Schultz há 60 anos. Portanto, para que a empresa se mantenha competitiva no mercado, aumente seus horizontes e melhore seus resultados, o investimento no capital humano é fundamental.
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Fontes:
https://fia.com.br/blog/capital-humano/
https://etalent.com.br/artigos/lideranca-e-gestao/capital-humano/
https://blog.solides.com.br/capital-humano/