ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Escolha de emprego: o que profissionais buscam nas empresas?

POR JULIANA VIEIRA PAZ

EDUCAPOINT

EM 19/06/2022

4 MIN DE LEITURA

0
1

Atualizado em 19/06/2022

Há tempos o salário não é o único fator que as pessoas consideram importante na busca ou permanência em um emprego. Valores da empresa, benefícios, qualidade de vida e outros fatores estão dentro do radar de quem está no mercado. Essa diversificação dos objetivos procurados pelos trabalhadores gera um desafio para as empresas. No estudo “The Future of Cities and Work” (O Futuro das Cidades e do Trabalho) 38% das empresas participantes relataram ter dificuldades para atrair e reter talentos e, segundo a Catho, empresa anunciante de vagas, 93% das pessoas entrevistadas em estudo realizado em 2019 disseram querer mudar de emprego. Para contornar este desafio e ser atraente para os profissionais é preciso tornar a empresa um melhor local para trabalhar, sendo necessário entender o que as pessoas, principalmente os jovens, estão buscando atualmente, e que o aprendizado está intimamente ligado a essas metas.

Pela atualidade do tema, diversas pesquisas foram e são realizadas para entender o que as pessoas mais buscam nas empresas. Em geral, as características desejadas não se restringem apenas a um ou dois pontos específicos, mas a um conjunto deles.

Oportunidade de crescimento é um ponto que aparece com certa frequência nas pesquisas realizadas. Bons profissionais não estão se contentando com bons salários e estabilidade, eles vêm buscando cada vez mais aprendizado e planos de carreira, com desafios que possam ser superados, culminando no crescimento profissional. A falta de oportunidade para plano de carreira está entre os principais motivos para mudança de emprego. Ligado a isso está o reconhecimento, também bastante visado pelos profissionais: ao mesmo tempo que buscam por crescimento profissional, querem ser reconhecidos por isso, afinal, não ter seu esforço e suas qualidades reconhecidas é desmotivante e pode levar a queda de desempenho ou até mudança de emprego.

Qualidade de trabalho e de vida são outros pontos procurados. Ambientes menos hierarquizados, com abertura às diversas opiniões, incluindo aqueles que possuem pontos de vista diferentes dos expostos previamente, por exemplo, é uma temática importante, assim como a flexibilidade, que teve sua busca aumentada principalmente após o retorno das atividades presenciais devido a pandemia da COVID-19.

Olhando de forma mais individual e pessoal para os funcionários, deve-se atentar a saúde destes, principalmente a mental. O excesso de trabalho ou funções, bem como cobranças fora do horário de trabalho, levam a burnout, distúrbio psiquiátrico que acomete pessoas após estado de tensão exacerbada e exaustão das mesmas, comprometendo a saúde mental e física dos trabalhadores. Por isso, o equilíbrio entre trabalho e vida tem sido cada vez mais determinante na permanência ou troca de emprego. Além disso, o olhar para o indivíduo não é esperado apenas para aqueles que fazem parte da empresa: há uma busca crescente por empresas que se preocupam e assumem compromissos com a sociedade, principalmente pelos jovens.

Bons salários e benefícios, embora não sejam os únicos buscados, não deixam de ser um objetivo que profissionais têm em mente, e estão, inclusive, entre os principais motivos que levam a mudança de emprego. Os benefícios obrigatórios, como férias, 13º e FGTS, não são suficientes, outros como bolsa de estudos e cursos são bem vistos pelos funcionários, além de ser um ótimo investimento para quem emprega, afinal, profissionais em constante aprendizado geram melhores resultados pela aquisição de conhecimento, melhora de habilidades e aumento de motivação. O aprendizado é outro fator que tem sido muito procurado pelos funcionários, atualmente sendo motivo de estímulo e manutenção ou não em seus empregos.

As oportunidades de aprendizado estão também entre os fatores desejáveis, e até indispensáveis, no momento de escolha por uma empresa para trabalhar, e isso não se restringe aos funcionários mais iniciantes, se estende também aos mais seniores. O interessante é que o aprendizado está vinculado a diversas outras metas que são procuradas dentro do emprego. Uma liderança falha, por exemplo, que inclui diversos fatores como organização de equipe, comunicação, entre outros, pode levar a uma relação negativa entre líder e liderados, sendo motivo de saída de muitos funcionários. Por isso é essencial que líderes também se mantenham atualizados, tanto em suas áreas técnicas para que tracem bons planos e guiem a equipe para excelentes resultados, quanto em áreas de comunicação, motivação de equipe, entre outros.

A presença de oportunidades de aprendizado constante dentro das corporações é essencial, tanto por ser muito procurado pelos profissionais, quanto para que aqueles que são parte da equipe da empresa possam estar em constante evolução, trazendo excelentes resultados para ela. Além disso, o aprendizado está relacionado a todos os fatores procurados por profissionais de hoje e que são um desafio para as empresas, afinal investir em conhecimento é possibilitar, em conjunto com outras ações, maior qualidade de vida, crescimento profissional, cuidado com a saúde mental dos trabalhadores, maiores resultados, salários e benefícios, entre outros. Aprender traz infinitas possibilidades.

Soluções online são cada vez mais importantes no processo de aprendizado dentro das empresas. O EducaPoint desenvolve soluções customizadas para seus clientes corporativos. Conheça mais sobre o nosso trabalho. 

 

Referências:

https://aiesec.org.br/saiba-o-que-os-jovens-buscam-nas-empresas/

https://www.wework.com/pt-BR/ideas/worklife/o-que-os-funcionarios-procuram-em-um-emprego

https://medingestao.com.br/blog/gestao-de-pessoas/#:~:text=De%20acordo%20com%20uma%20pesquisa,a%20t%C3%A3o%20falada%20estabilidade%20financeira.

https://folhacerta.com/por-que-os-brasileiros-procuram-novos-empregos-saiba-aqui/ | https://www.fiscalti.com.br/por-que-os-brasileiros-procuram-novos-empregos-saiba-aqui/

https://www.em.com.br/app/noticia/emprego/2019/03/14/interna_emprego,1037884/quais-sao-os-motivos-para-mudar-de-emprego.shtml

JULIANA VIEIRA PAZ

Médica Veterinária pela USP.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures