ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Distocia: existe diferença nas causas entre vacas e novilhas?

EDUCAPOINT

EM 08/05/2020

3 MIN DE LEITURA

0
2
Na indústria leiteira, na qual a principal fonte de receita é a produção e venda de leite, o parto da vaca e os cuidados com a bezerra são áreas muitas vezes negligenciadas. Com isso, o problema com partos distócicos tem sido praticamente ignorado. Poucos produtores de leite incorporam estratégias de acasalamento para diminuir a ocorrência de distocia ou têm manejo de parto e de bezerros recém-nascidos que abordam especificamente o problema.
 
Talvez como resultado dessa desatenção da indústria leiteira às dificuldades de parto, a taxa de distocia em bovinos leiteiros é maior do que em bovinos de corte. Uma pesquisa americana relatou, em 1994, que 18% dos partos necessitaram de assistência, enquanto a taxa de parto com distocia nas vacas de primeira lactação foi de 32%. Em comparação, no ano de 1997, nas fazendas de corte foi relatado que 17% das novilhas e 3% das vacas apresentaram distocia.
 
Em um estudo realizado na Universidade Estadual do Colorado, pelo programa de gestão pecuária integrada, fazendas de leite foram avaliadas quanto à ocorrência de distocia e seus efeitos nos bezerros e nas vacas. As taxas de distocia nessas fazendas variaram de 30 a 40%, sendo superiores a 50% em vacas de primeira cria. Bezerros nascidos em parto distócico tiveram de 3 a 24 vezes mais chances de morrer ao nascer, probabilidade 1,5 vezes maior de adoecer antes do desmame e taxa de mortalidade quase duas vezes maior no momento do desmame.
 
Logo, os impactos da distocia em animais leiteiros incluem aumento da morte e doenças em bezerros, bem como redução da produtividade e aumento de doenças em vacas. Com isso, acumulam-se os impactos econômicos devido a custos com tratamento aumentados, redução do desempenho da bezerra e redução da eficiência reprodutiva.

Diferença entre as causas de distocia em novilhas e vacas

As causas de distocia em vacas e novilhas muitas vezes são diferentes. Uma novilha ainda está crescendo, logo, será menor que uma vaca madura. Além disso, pelo fato de novilhas nunca terem parido, os tecidos do canal de parto (cérvix, vagina e vulva) nunca foram dilatados. Assim, a distocia nas novilhas é frequentemente associada à problemas no canal do parto, o qual não dilata o suficiente. Estas distocias podem frequentemente ser corrigidas dilatando a vagina e a vulva manualmente.

Por outro lado, quando a distocia ocorre em vacas, geralmente é resultado de um problema mais sério. O tamanho do canal do parto de uma vaca é menos restritivo do que o de uma novilha, assim, quando a distocia ocorre, normalmente tem relação com outro processo de doença concomitante ou com bezerros extremamente grandes, malformados ou mal posicionados. Por estas razões, mesmo uma distocia suave em vacas pode aumentar a probabilidade de natimortos e de bezerros comprometidos quando comparados aos nascidos de uma novilha com distocia.

Para ajudar você a entender profundamente como ocorre o parto em vacas leiteiras e como lidar com os partos distócicos, o EducaPoint acaba de lançar o curso Entendendo o processo de parto para evitar problemas ou você pode optar por assinar a plataforma EducaPoint, tendo acesso a todos os cursos disponíveis (quase 180!) por um preço único.

Nesse curso, a médica veterinária e professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia, Ricarda Maria dos Santos, explica sobre o parto e suas implicações na fazenda leiteira, abordando os hormônios envolvidos desde os hormônios envolvidos no parto até os principais manejos reprodutivos envolvidos nesse processo, causas e consequências dos partos distócicos e formas de prevenção.

Aproveite para começar agora mesmo a aprender mais sobre essa questão tão importante em toda fazenda leiteira que é o momento e a facilidade do parto!

* Baseado no artigo Distocia: cuidados com o parto em fazendas leiteiras, anteriormente publicado no site MilkPoint, de autoria de Ricarda Maria dos Santos e José Luiz Moraes Vasconcelos.
 
Mais informações: 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures