FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Diferimento de pastagens: quanto tempo o pasto deve ficar diferido?

EDUCAPOINT

EM 03/06/2020

1 MIN DE LEITURA

0
3
O diferimento de pastagem consiste em vedar uma determinada área de pastagem no final da estação de crescimento, possibilitando, dessa maneira, que a forragem acumulada seja utilizada durante a entressafra. É uma técnica que pode ser utilizada como uma alternativa para contornar a questão da estacionalidade de produção das plantas forrageiras, um dos principais entraves ao aumento da taxa de lotação animal em pastagens ao longo do ano. 
 
Esta técnica requer especial atenção do pecuarista em sua adoção, devido ao longo período de rebrota a qual a planta forrageira é submetida, atentando para o ponto ideal de utilização, visto que o grande acúmulo de massa pode levar ao tombamento da planta devido sua altura, dificultando a desfolha e, consequentemente, baixo aproveitamento do material acumulado.
 
A baixa temperatura e déficit hídrico são os principais fatores determinantes do menor crescimento das plantas forrageiras durante a entressafra. Dessa forma, essas variáveis devem ser consideradas para definir a época de vedação de pastagens em determinada região.
 
Se a área for reservada muito cedo, o valor nutritivo da forragem no momento da utilização será baixo e os riscos de perdas antes e durante o pastejo serão mais elevados. Por outro lado, um período de vedação muito curto poderá determinar pouco acúmulo de forragem.
 
Uma dúvida frequente relacionada ao diferimento de pastagem é: quanto tempo o pasto deve ficar diferido? 

Confira o vídeo abaixo, onde o zootecnista e professor de forragicultura, Dawson José G. Faria, responde a essa pergunta:
 

 
Esse vídeo faz parte do curso que acaba de ser lançado pelo EducaPoint, Diferimento de pastagens: estratégia simples e funcional.
  
O curso explica de forma sucinta como funciona a técnica de diferimento de pastagem e como fazê-la corretamente para garantir o ótimo desempenho dos animais. 
 
A realidade atual pede sistemas cada vez mais eficazes e eficientes. Por isso, aproveite esse período para aprender tudo sobre essa técnica, simples e eficaz, para já começar a aplicá-la no próximo ciclo, garantindo, assim, excelentes resultados!

O curso é exclusivo para assinantes da plataforma EducaPoint. Clique aqui e saiba como assinar.
 
Mais informações:
 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.