ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Comportamento e bem-estar de vacas leiteiras em Compost Barn

POR FERNANDA ANTUNES

EDUCAPOINT

EM 27/03/2024

1 MIN DE LEITURA

0
2

Embora as condições ambientais sejam mais facilmente controladas na produção leiteira intensiva, como em sistemas de compost barn e free stall, existem pontos importantes a serem observados para que o ambiente proporcione maior conforto e bem-estar para a vaca.  

No sistema de compost barn, aspectos como o adequado dimensionamento da instalação, a projeção correta do galpão, o manejo da cama e o sistema de ventilação são apenas alguns dos pontos que merecem atenção especial durante e após a implantação do projeto.  

Esses aspectos não só interferem diretamente no bem-estar da vaca leiteira, como implicam nos custos de produção da atividade. Galpões mal dimensionados, projetados erroneamente e ventilação ineficiente podem comprometer seriamente a produção leiteira. 

Qual é a área ideal por vaca em lactação no compost barn? Como amenizar o estresse térmico dos animais nesse sistema? Qual será o futuro dos sistemas intensivos na pecuária leiteira? Essas e outras questões são respondidas na aula “Comportamento e bem-estar das vacas leiteiras em compost barn”. 

A aula é abordada pelo Engenheiro Agrícola Flavio Damasceno. No início de 2018, atuou como Pesquisador Visitante no Farm Technology Group da Wageningen University (Holanda), na calibração de sensores de baixo custo para monitoramento de gases em instalações Compost Barn. Pós-doutor em Bioclimatologia para Animais e Plantas pela Universidad Nacional de Colômbia - sede Medellin (2017). Doutor em Construções Rurais e Ambiência pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Construções e Ambiência pela UFLA. É Especialista em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria. Possui diversas atuações como consultor técnico e projetista de Instalações para criação de vacas leiteiras do tipo Compost Barn no Brasil, Argentina, Holanda e EUA. Realização de trabalhos científicos em conjunto com a University of Kentucky (EUA) e Universidade Nacional da Colômbia com ênfase em modelagem matemática e simulação computacional de instalações animais. 

Especialista Flavio Damasceno

O futuro é logo ali e o bem-estar animal faz parte dele! Você quer estar preparado para os desafios do presente e do futuro na pecuária leiteira? Não perca a oportunidade de aprender com um dos principais especialistas do assunto. Garanta sua assinatura no EducaPoint e junte-se a nós nesta jornada de sucesso! 

Se ainda tiver alguma dúvida, fale com a gente:  thais@educapoint.com.br e o WhatsApp (19) 99247-5347

O EducaPoint faz parte da rede MilkPoint Ventures, que entrega informação de qualidade desde o ano 2000. 

 

FERNANDA ANTUNES

Engenheira Agrônoma pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures