ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como dimensionar e manejar corretamente o corredor de alimentação no sistema Compost Barn?

EDUCAPOINT

EM 12/02/2020

3 MIN DE LEITURA

0
1
O compost barn é um sistema de instalação que consiste em um grande espaço físico coberto para descanso das vacas, revestido com serragem, sobras de corte de madeira e esterco compostado. O principal objetivo é garantir aos animais conforto e um local seco para ficarem e a compostagem do material da cama.
 
Para que o sistema dê os melhores resultados, muitos fatores são necessários, desde seu planejamento, até seu dimensionamento, manejo, etc. Um dos pontos importantes em um sistema Compost Barn é a questão da alimentação das vacas. Qual a melhor forma de dimensionar e manejar os corredores de alimentação?
 
O corredor de alimentação no sistema Compost Barn normalmente é situado na lateral das instalações. Para que a instalação não fique muito comprida, é recomendado que, para até 150 animais, o corredor de alimentação seja lateral. Para mais de 150 animais, deve-se utilizar o corredor de alimentação no centro da instalação, dividindo em duas áreas de camas.

 


Em algumas instalações, tem-se adotado o corredor de alimentação externo. Nesses casos, normalmente o produtor já tem um corredor de alimentação e decide construir uma instalação somente com a área de cama.

 
A largura mínima necessária para o corredor de alimentação é de 4 metros. Isso facilita a passagem dos animais quando houver outros animais se alimentando. 
 
Em alguns casos, quando o piso do corredor de alimentação for de concreto, pode-se utilizar sistemas de resfriamento das vacas, como aspersores.
 
Há também a possibilidade de se ter um galpão com 100% de área de cama, sem corredor de alimentação. Esses casos mostram maior facilidade no manejo dos dejetos, já que elimina a necessidade de raspagem e de um local para armazenamento dos dejetos. Porém, como desvantagem, nesse tipo de instalação há maior dificuldade em se alocar os bebedouros e também uma maior dificuldade em se manejar a cama, principalmente nos locais próximos aos corredores de alimentação.
 
É muito importante cuidar da qualidade do piso utilizado no corredor de alimentação. Pisos de má qualidade podem apresentar fissuras e buracos, podendo ocorrer um desgaste excessivo dos cascos dos animais.

 
No piso de concreto, devem ser feitos frisos no sentido longitudinal da instalação ao longo de todo o cumprimento da mesma, facilitando, assim, a limpeza dos dejetos. O dimensionamento entre um friso e outro deve ser de 5 a 8 centímetros, com sua profundidade sendo de até 1,5 centímetros.

 
 
É essencial que se faça a limpeza do corredor de alimentação. Mesmo com os frisos sendo feitos corretamente, sem a limpeza, podem ocorrer escorregões dos animais. A limpeza do piso pode ser feita de forma manual, com o uso de máquinas, de um sistema hidráulico ou utilizando água (sistema flushing). O produtor deve avaliar qual desses sistemas é mais adequado economicamente e em termos de resultados esperados.
 
Para ajudar você que está planejando instalar esse sistema em sua fazenda, o EducaPoint acaba de lançar o curso Projetos de construção para sistema de Compost Barn. Nesse curso, o professor do Departamento de Engenharia, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Flávio Damasceno, orienta sobre como fazer o planejamento das instalações de um sistema de confinamento Compost Barn, falando com detalhes de todos os pontos mais importantes para a instalação desse sistema. 
 
Confira abaixo o convite feito por ele:
 

Se você planeja trabalhar com o sistema Compost Barn - ou até mesmo se já trabalha -, esse curso é para você! Não espere mais! Comece agora mesmo a planejar e executar esse importante projeto na sua fazenda!

Não se esqueça que você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura e ter acesso a todos os cursos da plataforma, que hoje são cerca de 170 cursos! Clique aqui para saber mais informações sobre os planos de assinatura!
 
Mais informações:
 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures