ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agricultura 4.0: Drones são aliados na China em meio à crise do coronavírus

EDUCAPOINT

EM 02/04/2020

6 MIN DE LEITURA

0
0
A pandemia de coronavírus teve seu início na China, país onde as medidas de isolamento social foram inicialmente instaladas. A tecnologia teve um grande papel nisso. Isso porque foi possível usar dispositivos tecnológicos, como drones, por exemplo, para manter o contato humano no mínimo. 
 
Nos últimos meses, o governo chinês vem testando maneiras de incorporar drones em sua resposta ao coronavírus. Esses experimentos iniciais podem servir de modelo para outros países que procuram responder à atual crise da saúde. A longo prazo, eles podem fornecer lições sobre como os sistemas de saúde públicos e privados podem incorporar a tecnologia de drones em seu planejamento para mitigar futuras pandemias.
 
Por exemplo, a China utilizou drones para transportar máscaras faciais e outros equipamentos médicos de um hospital para outro. Eles também modificaram drones que normalmente são usados para pulverizar campos com pesticidas para serem usados para desinfetar áreas potencialmente infectadas.
 
Existem até drones voando que avisam se muitas pessoas estão andando muito perto umas das outras ou se alguém não está usando uma máscara facial obrigatória. E existem drones que podem realmente medir a temperatura das pessoas nas ruas através de câmeras infravermelhas. Tudo para ajudar a impedir a propagação do vírus.

Fonte: https://impactalpha.com/sharing-economy-comes-to-agricultural-drones-in-china-80b25e4a37e/

Agricultura 4.0
 
Mas os drones também tiveram um aumento de uso na agricultura chinesa. Grandes fazendas, governos locais e distribuidores de produtos agrícolas estão comprando equipamentos de alta tecnologia, pois a disseminação do coronavírus dá um impulso à redução do contato humano. Esse é um desafio fundamental para colocar milhões de chineses de volta ao trabalho, pois a maioria ainda trabalha de forma artesanal em pequenas fazendas familiares. 
 
O interesse em produtos e serviços de tecnologia agrícola também surge à medida que o governo chinês intensifica seus esforços para reduzir a dependência de importações de alimentos dos EUA e de outros países nos últimos anos.
 
De fato, a promoção da modernização agrícola foi incluída no 13º plano quinquenal da economia chinesa, que reflete as prioridades e metas de crescimento do governo central de 2015 a 2020. O Ministério da Agricultura da China estimou que mais de 30.000 drones para proteção vegetal direcionada serão implantados esta primavera. O mercado chinês de produtos agrícolas inteligentes impulsionados pela tecnologia deve crescer de aproximadamente US $ 13,7 bilhões em 2015 para US $ 26,8 bilhões este ano, segundo Statista.
 
A empresa XAG, uma importante fabricante de drones agrícolas com sede na cidade de Guangzhou, no sul do país, entregou 4.000 unidades de seus drones agrícolas recém-lançados nos dois primeiros meses de 2020. E a procura por drones agrícolas e veículos não tripulados está aumentando mais na China. 
 
A partir do início de fevereiro, o principal grupo nacional de combate ao vírus nomeou repetidamente a agricultura como uma das principais prioridades. Além disso,  governo central chinês distribuiu 140 milhões de yuans (US$ 20 milhões) em subsídios para compras de máquinas e ferramentas agrícolas.
 
O alto nível de apoio fez com que empresas relacionadas à agricultura, como a XAG, estivessem entre o primeiro lote de empresas a retomar o trabalho. O fabricante de drones também disse que está se aproveitando de políticas especiais como reduções de aluguel e empréstimos de 100 milhões de yuans (US$ 14 milhões) a uma taxa de juros mais de três pontos percentuais abaixo do nível do mercado.
 
Todas essas medidas foram implementadas para garantir que o país não perdesse a estação agrícola mais crítica da China, que cai em abril deste ano. Parte dessa pressa em apoiar a produção agrícola está relacionada às tensões comerciais com os EUA.
 
Tendências demográficas mais amplas apoiam um maior uso da tecnologia nas fazendas da China a longo prazo. Segundo dados oficiais, 300 milhões de pessoas são oriundas de áreas agrárias e envelhecem rapidamente, enquanto muitos jovens se mudam para as cidades, deixando fazendas com menos pessoas para cuidar delas. O presidente chinês Xi Jinping iniciou uma estratégia de "vitalização rural" em 2017 e espera-se que faça parte do próximo plano quinquenal da China.
 
E como o impacto do vírus atingiu muitas pequenas empresas, incluindo agricultores, os analistas esperam mais consolidação pela frente. Isso criará a escala necessária para aumentar as compras de equipamentos agrícolas.
 
=> Aprenda muito mais sobre esse tema no curso Agricultura e Pecuária 4.0. Corra e aproveite que esse curso está com o acesso totalmente GRATUITO até o dia 09 de abril!
 
Aplicações dos Drones na Agricultura
 
Drones para Pulverização
 
Os drones para pulverização conseguem mapear a topografia do solo através de um sistema de lasers e ultrassom e regular sua altitude de vôo
 
Ao mapear a topografia da propriedade, os drones para pulverização permitem a aplicação do produto com maior precisão, economia e agilidade.
 
Este sistema pode resultar em aplicações até cinco vezes mais rápidas em comparação à aplicação com maquinário convencional.

 Fonte: Pixabay
 
Drones para Mapeamento Aéreo
 
Os drones para mapeamento aéreo são outra aplicação dos drones na agricultura.
 
Equipados com o sistema NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), os drones para mapeamento aéreo conseguem, dentre outras coisas, realizar:
 
- contagem de plantas e identificação de falhas nas linhas de plantio;
- identificação de ocorrência de pragas, doenças e deficiência nutricional;
- geração de mapas de aplicação de taxas variáveis para a aplicação de insumos e fertilizantes com precisão.
 
Drones para Irrigação
 
Outro tipo de aplicação dos drones na agricultura, os drones para irrigação conseguem com apenas um sobrevôo identificar precisamente as regiões da lavoura com maior exigência hídrica.
 
Essa identificação é feita através de sensores hiperespectrais, multiespectrais ou térmicos.
 
Prática comum em regiões de regime pluvial irregular, a irrigação exige, além dos gastos com a implantação e manutenção dos aspersores e pivôs centrais, o cálculo correto da quantidade de água a ser utilizada.
 
Um grande problema dentre as propriedades é esse cálculo de necessidade hídrica de uma lavoura. Esses números podem ser subestimados ou superestimados por erros na estimativa de evapotranspiração da cultura, gerando danos econômicos significativos.
 
Dessa maneira, a aplicação dos drones para irrigação se torna muito eficiente.
 
Drones para Georreferenciamento
 
O georreferenciamento é um instrumento requerido pelo INCRA e seus prazos variam de acordo com o tamanho da propriedade.
 
A utilização de drones é uma das opções do georreferenciamento, e diversas empresas de georreferenciamento já usam desse maquinário para fazer o serviço.
 
Outras aplicações dos drones na agricultura
 
Nem todas as utilidades dos drones exigem softwares altamente tecnológicos para trazerem benefícios ao produtor.
 
Não apenas para a pulverização, mapeamento aéreo ou para a irrigação, os drones na agricultura são de diversas formas úteis nas lavouras.
 
A simples presença de uma câmera com boa resolução permite verificar, entre outras coisas:
 
- áreas desmatadas;
- presença de nascentes de rios e olhos d’água;
- focos de incêndio;
- exploração de áreas de difícil acesso;
- verificar áreas para abertura de estradas;
- buscar animais perdidos;
- vigilância;
- imagens comparativas em áreas experimentais (demo-plots).
 
Mais informações:
 
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
 
Fontes consultadas:

Drones are targeting the Corona virus in China (https://innovationorigins.com/drones-are-targeting-the-corona-virus-in-china/)

Chinese agriculture drone makers see demand rise amid coronavirus outbreak (https://www.cnbc.com/2020/03/10/chinese-agriculture-drone-makers-see-demand-rise-amid-coronavirus-outbreak.html)

Drones na Agricultura: entenda tudo sobre essa tecnologia no campo (https://tecnologianocampo.com.br/drones-na-agricultura/)





 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures