ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Gargalos e oportunidades da produção leiteira a pasto

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

CONEXÃO LEITE E DERIVADOS

EM 25/05/2023

2 MIN DE LEITURA

0
8

Apresentado pelo professor Paulo Martins, o programa conexão leite e derivados teve a participação de Wagner Beskow, é Engenheiro Agrônomo e Sócio-Diretor da Transpondo, consultoria e treinamento agropecuário e colunista aqui no MilkPoint, para falar sobre produção de leite intensiva a pasto.
 

Produção de leite no Sul do país

Historicamente sendo um grande produtor de leite, o Sul tem suas características marcantes que vão além do frio e do chimarrão. Wagner destacou o sistema a pasto como um padrão da região. “Nos três estados, a região sul tinha como característica que a produção de leite seja geralmente de filhos ou netos de colonos com pequenas propriedades, sempre com alguma área de pasto. Uns com mais dependência de pasto, outros com menos. Mas o sistema de pastagem sempre presente” destacou.
 

Mudanças no sistema de produção de leite

Próximo da década de 90, com trabalho muito intenso de entidades do setor, os produtores do sul passaram a compreender a importância da produção de silagem, o que ocasionou uma ruptura do padrão de produção de leite altamente dependente de pasto. “Quando as cooperativas, juntamente com entidades do setor começaram a ensinar aos produtores a importância de se produzir uma silagem de boa qualidade, isso só melhorou a produção e até hoje continuamos progredindo neste sentido”, disse ele.
 

Gargalos e oportunidades de evolução na produção leiteira do Sul

Em tempos difíceis, a evolução da produção vai muito ao encontro com a eficiência dela. “Antigamente as vacas passeavam no pasto, hoje vemos um aproveitamento muito melhor das áreas de pastagem. Identificamos os gargalos através do nosso trabalho, percebemos o que estava acontecendo quanto ao pasto e os manejos relacionados a ele, e pudemos evoluir”, destacou.
 

Forrageiras e necessidade de manejo

Com o clima característico da região, o Sul tem suas particularidades e necessidades frente ao frio local. As forrageiras também sentem às mudanças de temperatura e necessitam de cuidados e atenção de manejo para permanecerem disponíveis e com qualidade para o rebanho. “Diferente de outras regiões do Brasil, o Sul apresenta um contraste muito grande entre as temperaturas de verão e de inverno, então é praticamente impossível que uma única espécie forrageira possa produzir pasto o ano todo”, enfatizando a necessidade de ter alternativas de produção de forrageira e planejamento para fornecimento de silagem aos animais”, pontuou Wagner.

A entrevista contou ainda com temas sobre os recursos disponíveis na região, cultivares, qualidade e componentes das forrageiras, implementações para áreas de pasto, gargalos que ainda podem ser mitigados para evolução da produção leiteira e muitos outros assuntos. Confira a entrevista completa abaixo.

Contamos com a participação de vocês nos comentários e estamos à disposição para quaisquer dúvidas.

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures