ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Soro do leite: de resíduo à receita

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

CONEXÃO LEITE E DERIVADOS

EM 31/03/2023

2 MIN DE LEITURA

0
3

Apresentado pelo professor Paulo Martins, o programa conexão leite e derivados teve a participação de João Lúcio Carneiro, líder do setor de laticínios (Laticínios Porto Alegre), e falou sobre sua trajetória, desafios do setor lácteo e transformações.
 

Anos 90 e as inúmeras mudanças no setor

Marcante para o setor lácteo, os anos 90 compreenderam desde o fim do tabelamento do leite até a inserção do UHT no cotidiano das famílias brasileiras. Entre muitos outros pontos de mudança, a fase foi de muitas novidades permeando a cadeia. João Lúcio conta que o início do projeto da família foi durante essa época com intuito de aumentar a rentabilidade da propriedade leiteira. “Iniciamos em 1991 com o objetivo de aumentar a receita da fazenda. Os dois produtos iniciais foram o queijo muçarela e o queijo minas, ambos curados no fubá. Depois começamos com o “leite barriga mole”. A partir daí que iniciou a produção.”, contou.
 

Soro do leite: do lixo ao luxo

A importância do soro de leite como coproduto da indústria de laticínios tem ganhado cada vez mais destaque. Carneiro conta que utiliza o soro e ressalta a preciosidade do coproduto em suas produções. “Em toda a parte de suinocultura da Fazenda Porto Alegre nós utilizamos o soro de leite. Usamos também para suplementar os bezerros, mas, além disso, ele tem uma importância muito grande na indústria alimentícia, principalmente na produção de chocolates, biscoitos, bebidas lácteas. O soro hoje tem uma aplicação enorme”, destacou enfatizando o leque de possibilidades.

 

Sustentabilidade: assunto que veio para ficar

O meio ambiente e emissões de gases efeito estufa são assuntos em alta. João destaca que o tema veio para ficar, é importante e quem não se adequar vai acabar fora do mercado. “Esse assunto já é uma realidade. Acredito que o Brasil é a bola da vez em sustentabilidade e pode aproveitar sua extensão rural para tirar benefícios disso. Nós todos temos muito a ganhar com isso, temos que levar o conceito para o produtor rural e vejo que o produtor já está disposto a adotar isso”, complementou ele.

A entrevista contou ainda com temas sobre os laticínios, processamento de leite e lácteos, aproveitamento de recursos para o setor, meio ambiente e vários outros assuntos.  Confira a entrevista completa abaixo.

Contamos com a participação de vocês nos comentários e estamos à disposição para quaisquer dúvidas.

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures