ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Análise de dados no setor lácteo: alternativa para melhores resultados?

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

CONEXÃO LEITE E DERIVADOS

EM 16/11/2022

1 MIN DE LEITURA

0
6

Atualizado em 11/10/2023

O Programa Conexão Leite e Derivados, apresentado pelo professor Paulo Martins, recebeu desta vez Valter Galan, Analista de Mercado e Sócio do MilkPoint Mercado, para uma conversa sobre os desafios do negócio leite.
 

Desafios da cadeia leiteira

Embora o setor do leite como um todo seja afetado por inúmeras variáveis, o que o torna instável e repleto de oscilações, o último trimestre foi bastante movimentado. Custos, importações e consequências da guerra acabaram impactando como um todo o setor, aumentando ainda mais os desafios. “Temos custos dolarizados e vendemos em reais, esse é um enorme desafio da nossa cadeia”, falou Valter.
 

Inteligência de mercado pode gerar menos riscos?

Analisar dados, avaliar riscos, prever problemas ou resolvê-los de forma rápida. Essas questões poderiam ajudar o setor a evoluir. Trabalhar com pessoas que avaliam o mercado e buscam assertividade em meio há  tantas variáveis, é um diferencial de quem tem sucesso. E não estamos falando só do presente.

Considerar riscos futuros –no curto, médio e longo prazos – é essencial para driblar os percalços. “Nós, como cadeia em geral, avaliamos muito o curto prazo e pouco o médio e longo prazo. Essa avaliação de um futuro próximo traz instabilidades muito grandes”, comentou o Sócio do MilkPoint.

Antecipar os movimentos de mercado é uma alternativa para que o produtor evite surpresas. Valter comentou sobre o MilkMonitor, um aplicativo que ajuda o produtor a compreender as oscilações do mercado, auxiliando o produtor na tomada de decisão.
 

Defasagem de informações para os produtores de leite

Os métodos atuais da cadeia leiteira fazem com que o produtor seja escasso de informações. “A informação sobre o leite que o produtor está trabalhando e entregando agora em outubro, oficialmente, vai chegar até ele em meados de novembro. Isso atrapalha o produtor e incentiva comportamentos mais a curto prazo, prejudicando como um todo a engrenagem do setor”, ressaltou Valter.


A entrevista contou também com assuntos sobre a volatilidade dos preços do leite, proteção de margem do produtor e da indústria, e leite na bolsa de valores. Confira a entrevista completa abaixo:

Contamos com a participação de vocês nos comentários e estamos à disposição para quaisquer dúvidas. 

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures