ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conheça a trajetória do francês que aprendeu a produzir leite no Brasil e hoje produz queijos sofisticados

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

CONEXÃO LEITE E DERIVADOS

EM 13/09/2022

2 MIN DE LEITURA

0
3

Atualizado em 11/10/2023

O Programa Conexão Leite e Derivados, apresentado pelo professor Paulo Martins, contou desta vez com Cristophe Faraud. O Francês que largou a engenharia para apostar na produção de queijos.

O interesse pela produção de leite e seus derivados veio após passar 5 anos velejando. “Depois desse período, eu e minha esposa não conseguíamos viver num apartamento. Avaliamos as opções e decidimos ser produtores de leite”, contou Faraud.

Mesmo sem nenhuma tradição familiar voltada para o leite, Cristophe iniciou a jornada no setor em 2010, próximo ao litoral (Ubatuba) e afirmou que durante o processo existiram inúmeras dificuldades. “Foi muito difícil, principalmente quando você vem da cidade e não tem nenhum conhecimento sobre o assunto”, destacou.

 Ao iniciar na atividade, ele e sua esposa não eram familiarizados com os animais e nem com todas as variáveis que envolvem a produção. “Quando a gente começou eu não sabia onde era a frente e onde era atrás da vaca”, brinca ele, completando que hoje já consegue até auxiliar em partos mais difíceis.

Após 4 anos na atividade, Faraud contou que a produção atingiu maior volume, cerca de 500 litros diários, mas, destacou que embora o volume não fosse tão expressivo, a qualidade existia. “Produzir leite com qualidade é muito trabalhoso, mas nós trabalhávamos com uma CCS abaixo de 200 mil e CBT abaixo de 10 mil. Qualidade a gente tinha, não tinha volume.”

Ainda em 2014, momento em que a sua produção obteve maior volume, Chistophe conta que houve um problema de logística que fez com que ele se deslocasse até a França para aprender a fazer queijo artesanal, deixando de depender de transportes terceirizados. “Fiquei 18 meses na França. Ia nas fazendas e perguntava se podia acompanhar a produção de queijos e fui aprendendo. Fiz grandes amigos assim”, contou.

A organização de sua produção foi de forma caseira. “A nossa primeira produção foi numa panela de 25 litros de leite em casa. Coloquei lá e fui fazendo testes, tentei reproduzir o que eu tinha visto e aprendido na França”, disse ele, ressaltando a “sorte de principiante” que teve ao fazer pela segunda vez e dar certo. “Logo no segundo lote achei que ficou bom. Levei pra uma loja em São Paulo, ele experimentou, gostou e comprou tudo”, disse Faraud sobre início da jornada como produtor de queijo.

A conversa ainda se estendeu sobre a produção de leite na França, os tipos de propriedades que existem por lá, eficiência de produção e organização dos produtores da região da Serra do Mar. Confira a entrevista completa abaixo:

Contamos com a participação de vocês nos comentários e estamos à disposição para quaisquer dúvidas.

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures