O desempenho positivo do agronegócio brasileiro, mesmo durante o período de recessão econômica, está sendo acompanhado pela forte expansão no número e na qualidade de novas empresas de base tecnológica com foco na inovação para o agronegócio. Com a coleta de dados ainda em andamento para o 2º Censo AgTech Startups Brasil, é possível concluir que o crescimento do ecossistema de startups agro é significativo.
Já é possível afirmar que em sua segunda edição, o levantamento inédito no Brasil produzido em parceria pela AgTech Garage e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo, vai apresentar um aumento superior a 150% em menos de 2 anos no número de startups voltadas para o agronegócio. Enquanto o mapeamento de 2016 apontou a existência de 75 dessas empresas no Brasil, somente as startups que participam da rede da Agtech Garage já somam quase 200. Não há dúvidas entre os organizadores: o número final a ser anunciado em junho será ainda maior.
“Vamos mostrar para o mundo a maturidade e a relevância do ecossistema de startups do agro brasileiro,” afirma o diretor da AgTech Garage, José Tomé. Ele destaca que a segunda edição do censo será mais completa e impactante, reunindo dados vitais para iniciativas de fomento às startups focadas no agronegócio.
A coleta de dados para a segunda edição do censo começou em abril, por meio de questionários preenchidos on-line, que serão avaliados e tabulados em maio. Os números finais do mapeamento, que tem abrangência nacional, serão divulgados em junho e incluirão um quadro com o panorama brasileiro das startups distribuídas por área de atuação e um infográfico com base nas respostas obtidas de todos os empreendimentos.
A base já mapeada para a primeira edição do censo será o ponto de partida, segundo o Professor do Departamento de Genética da ESALQ/USP e um dos coordenadores do levantamento, Mateus Mondin. “O primeiro censo abriu os olhos de empreendedores, investidores, governo e agências para o mundo. Os dados foram apresentados em diversos eventos pelo Brasil e o mundo, o que fez com que muitas entidades se organizassem para desenvolver formas de incentivo ao empreendedor agtech.”
Para Mondin, o segundo censo será mais impactante, ampliando a visibilidade internacional para o ecossistema agtech do Brasil e para as startups brasileiras. “O novo relatório terá distribuição global, o que vai atrair ainda mais os olhos do mundo. Não seremos mais vistos apenas como mercado consumidor e sim como protagonistas, dentro do seleto grupo de ofertadores de tecnologias agro,” concluiu.
O novo censo segue uma tendência mundial de mapeamento da atuação de startups agro. Trata-se de um formato adotado por instituições de grande destaque, como a plataforma de análise de inteligência de mercado na tecnologia CB Insights, sediada em Nova York, a Startup Nation Centralem Israel e, mais recentemente, a The Seed Projects, que mapeou startups na África. A expectativa dos organizadores para o censo é clara: será o quadro mais detalhado e completo sobre o momento e a evolução das startups agro brasileiras.
Mais detalhes:
2º Censo AgTech Startups Brasil > https://www.agtechgarage.com/censo/
Sobre a AgTech Garage
A AgTech Garage é a primeira e principal concentração de inteligência e interconexão do ecossistema de startups tecnológicas do agronegócio brasileiro.Sua missão é promover o amadurecimento do ecossistema e fomentar a aproximação e cooperação entre startups e as grandes empresas que atuam no agronegócio. A AgTech Garage é patrocinada pelas empresas Bayer, DPA Brasil, Fermentec, Genesis Group, John Deere, Ourofino Saúde Animal e Ourofino Agrociência.
Sobre a Esalq/USP
Criada em 1901 na cidade paulista de Piracicaba, em terras doadas por Luiz Vicente de Souza Queiroz, a ESALQ foi fundada inicialmente como Escola Agrícola Prática São João da Montanha. Recebeu o nome de Luiz de Souza Queiroz em 1931 e três anos depois, passou a integrar a Universidade de São Paulo. Considerada um centro de excelência de importância global, a ESALQ recebe diariamente cerca de 3000 estudantes em sete cursos de graduação e 15 de pós-graduação. Desde sua fundação, já formou mais de 14000 profissionais e 8000 pós-graduandos.
As informações são da Assessoria de Imprensa.