ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sorvete simbiótico para reduzir estresse

POR ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

E MARIA CAROLINA PELATIERI RODRIGUES DO VALLE

ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

EM 16/04/2021

1 MIN DE LEITURA

0
9

Todos nós gostamos de sorvete, correto? Embora seja um produto muito saboroso sabemos que é rico em calorias, por isso não convém exagerar.

Nosso grupo de pesquisa teve a ideia de fazer um sorvete funcional, adicionado de probióticos (microrganismos do bem e promotores de saúde) e prebióticos (fibras alimentares usadas como alimento dos probióticos e outros agentes).

Essa combinação deu origem a um sorvete simbiótico, ou seja, com pre e probióticos. No Brasil até esse momento não temos sorvetes com esses ativos combinados, e esse foi um motivo a mais para estudar essa matriz alimentar, visando diversificar o mercado de produtos lácteos focados em saúde intestinal.

Mas para comprovar se esse produto era mesmo funcional convocamos 80 militares dos sexos masculino e feminino da Escola de Cadetes de Campinas e eles consumiram 1 potinho (60g) de sorvete simbiótico por 30 dias e depois partiram para treinamentos militares com atividade física extenuante, privação de sono e estresse psicológico.

Sabe o que observamos? Que o consumo do produto foi capaz de modular o estresse dos militares, os quais ficaram menos tensos e menos sonolentos, comparados ao grupo controle (que recebeu sorvete convencional).

Esses resultados indicam a potencialidade de serem desenvolvidos produtos simbióticos para pessoas com atividades profissionais estressantes, como operadores de voo, médicos que trabalham em UTI's, policiais e atletas de alto desempenho.

O estudo acaba de ser publicado na British Journal of Nutrition e convidamos a todos para fazer sua leitura completa.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

Referência

Valle, M., Vieira, I., Fino, L., Gallina, D., Esteves, A., Da Cunha, D., . . . Antunes, A. (2021). Immune status, well-being and gut microbiota in military supplemented with synbiotic ice cream and submitted to field training: A randomised clinical trial. British Journal of Nutrition, 1-15. doi:10.1017/S0007114521000568.

*Fonte da foto do artigo: Freepik

ADRIANE ELISABETE ANTUNES DE MORAES

Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas-FCA/UNICAMP. Graduação em Nutrição (UFPEL), Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (FAEM/UFPEL), Doutorado em Alimentos e Nutrição (FEA/UNICAMP), Pós Doutorado no TECNOLAT/ITAL.

MARIA CAROLINA PELATIERI RODRIGUES DO VALLE

Nutricionista graduada pela USP e 1° Tenente R2 do Exército Brasileiro. Com Especialização em Nutrição Clínica e Nutrição Pediátrica pela USP e Especialização em Nutrição Esportiva pela UNICAMP. Atualmente aluna de Doutorado pela FCA/UNICAMP.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint