ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PROMOVA O MELHORAMENTO GENÉTICO DE SEU REBANHO COM CLARIFIDE E SEM ACHISMO

POR ZOETIS

ZOETIS - POR UMA PECUÁRIA LEITEIRA MAIS SAUDÁVEL

EM 16/11/2020

2 MIN DE LEITURA

1
3

Alta produtividade, longevidade e assertividade nas decisões. Essas são palavras de ordem para o pecuarista de leite garantir um negócio de alta rentabilidade. Por isso, o planejamento da fazenda precisa considerar questões que vão além das necessidades de curto prazo.

No longo prazo, o produtor deve sempre procurar aumentar o potencial genético de seu rebanho, o que significa selecionar os melhores animais mais rentáveis, gerando melhores novilhas de reposição, capazes de aumentar a produtividade geral da fazenda.

No entanto, na maioria das vezes, o produtor faz a seleção dos animais apenas analisando o fenótipo (produção de leite, padrão morfológico, pedigree etc.), informações que não mostram o real valor genético de cada escolha.

A melhor opção é fazer essa avaliação com a ajuda de uma ferramenta sólida como Clarifide, o serviço de avaliação genômica da Zoetis para animais das raças Holandesa, Jersey, Pardo Suíço e Girolando, que entrega o que existe de mais completo e moderno para o melhoramento de seu rebanho.

Clarifide é rápido e sem complicações. O serviço todo consiste em etapas muito simples para o produtor: começa na coleta de material biológico dos animais (basta retirar uma amostra de peêlos da cauda, por exemplo). Então esse material é enviado para um laboratório da Zoetis que faz a extração do DNA e é enviado para análise. Após a avaliação são gerados os valores genéticos para várias características de interesse econômico. Em seguida, o produtor recebe o relatório com todo o resultado dos animais analisados, mostrando sua carga genética (indicando seu potencial futuro e as características que o diferenciam do resto de seu rebanho). Esse relatório permite identificar os animais mais rentáveis, que devem ser mantidos e multiplicados através de tecnologias reprodutivas (FIV, TE, sêmen sexado), os que podem e devem ser descartados e também para um acasalamento mais assertivo.

Além de ser fácil e confiável, Clarifide tem outra vantagem essencial: o momento da avaliação. A seleção tradicional depende da observação da performance do animal durante alguns anos, pois considera seu desempenho produtivo e reprodutivo a cada lactação. Já a avaliação genômica de Clarifide pode ser realizada a partir dos primeiros dias de vida com alta acurácia.

As informações analisadas por Clarifide são as mesmas que o produtor já está acostumado a encontrar nos catálogos de touros das Centrais de Inseminação e devem ser interpretadas da mesma forma. O produtor encontrará no relatório Clarifide características de tipo (Composto de Úbere, Pernas e Pés etc.), características relativas ao potencial produtivo (produção de leite, gordura, proteína etc.), características relativas à saúde (vida produtiva, escore de células somáticas, taxa de prenhez das filhas, facilidade de parto etc.) além de cor da pelagem e também informações sobre doenças genéticas que podem acometer o animal.

A partir dos valores atribuídos a cada uma dessas características no relatório de Clarifide, tudo que produtor terá que fazer é identificar os animais com maior valor genético nas características desejadas para tomar suas decisões.

Além dos itens acima, o relatório ainda fornece índices econômicos que reúnem proporções de várias características com o objetivo de simplificar e direcionar a tomada de decisão do produtor. São índices como o Mérito Líquido (NM$), o Mérito Fluido (FM$), TPI e outros. Tudo isso agrega características de maneira equilibrada para que o produtor escolha com maior facilidade em que direção realizar a seleção genética de seu rebanho.

Clarifide é a solução mais eficiente e confiável para a seleção dos animais mais rentáveis de seu rebanho, facilitando a tomada de decisões que aumentam produtividade, qualidade do leite, saúde e desempenho reprodutivo de seus animais em menor tempo.

Clique aqui e saiba como levar essa inovação para sua fazenda:
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALI SAAB

SINOP - MATO GROSSO

EM 07/07/2021

OTIMO ARTIGO

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures