FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

VOCÊ SABE O QUE É A TERAPIA DE VACA SECA?

POR ZOETIS

ZOETIS - POR UMA PECUÁRIA LEITEIRA MAIS SAUDÁVEL

EM 08/09/2020

1 MIN DE LEITURA

0
4

Em torno de 60 dias antes do parto previsto, a lactação da vaca deve ser interrompida visando a preparação para a lactação seguinte.

Esse período entre lactações, conhecido como período seco, é de extrema importância para a saúde da glândula mamária e a qualidade do leite que será produzido na lactação seguinte.

Em termos de risco de contaminação da glândula mamária por agentes ambientais, o período seco pode ser dividido em três fases distintas, com maior risco nas fases inicial e final. Veja como se comporta a curva de risco da mastite:

Fonte: Revista Cenário, 2017 - Zoetis

Perceba que o período seco possui três fases:
1- Aumenta o risco de mastites por conta da involução da glândula mamária e do acúmulo de leite.
2- Após cerca de três semanas, a involução do úbere já foi completa e os riscos diminuem.
3- Com três semanas restantes para o parto, a glândula mamária começa a produzir o colostro, o que aumenta a pressão no úbere e a concentração de anticorpos. O animal está com a imunidade reduzida por conta da alta demanda energética para a reta final da gestação, e isso abre portas para novas infecções.

A terapia completa de vaca seca

O período seco é o momento ideal para tratamento de casos de mastite subclínica contraída na lactação anterior e também para a prevenção de novos casos.

O tratamento é feito com o uso de antibióticos intramamários específicos para vacas secas em cada quarto de úbere, depois da última ordenha. Esse procedimento trata em média 80% das mastites subclínicas já existentes e previne até 80% de novas infecções.

Além do tratamento e prevenção de novos casos de mastite, uma importante vantagem da terapia de vaca seca é a redução de custos: com o uso dos antibióticos neste período, não é necessário descartar leite.

Depois do antibiótico intramamário é recomendado usar um selante de teto. O selante cria uma barreira física contra a entrada de novos patógenos, dificultando novas infecções. A associação de antibiótico intramamário de vaca seca com selante constitui a forma mais completa de terapia da vaca seca.

FONTE: REVISTA CENÁRIO 2017 ZOETIS

Quer saber mais sobre esse assunto? Entre em contato pelo box abaixo ou clique aqui para saber mais.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint