ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

GESTÃO DE NOVILHAS: TER UMA RECRIA "INCHADA" NÃO É UMA BOA DECISÃO

POR ZOETIS

ZOETIS - POR UMA PECUÁRIA LEITEIRA MAIS SAUDÁVEL

EM 03/11/2020

4 MIN DE LEITURA

0
3

Já se foram os dias em que um volume de novilhas excedentes definia a rentabilidade de uma leiteria.

 

Como produtor de leite progressivo, você está ciente do clima sensível deste mercado. E sabe que todas as decisões que toma - mesmo aquelas que parecem simples - podem pesar no sucesso de sua atividade. Por isso, falaremos sobre os três equívocos mais comuns quanto à criação de bezerras e novilhas. Prepare-se para tomar notas.

Equívoco 1: Manter e criar todas as bezerras/novilhas aumenta os lucros da atividade.

No estado atual de nossa indústria, onde as margens estão cada vez mais apertadas e não permitem gastos desnecessários, a recria (criação de novilhas) é uma despesa muito alta, que deve ser cuidadosamente avaliada. De fato, os custos de criação das novilhas podem ser a segunda ou terceira maior despesa de uma propriedade leiteira, chegando às vezes até 20% do total de produção1 2 . No Brasil, devido aos diversos sistemas de criação, há uma variação muito grande nos custos dessa atividade, mas segundo alguns dados de equipes de consultorias de fazendas leiteiras, em 2018, este custo foi de R$ 4.363,00 para o sistema onde o gado jovem é criado em pastejo durante parte do ano, e de R$ 4.027,00 para o sistema de criação de gado jovem em confinamento.

Considere que normalmente é preciso, pelo menos, que o animal atinja a metade da segunda lactação para que pague seus custos de criação e, a partir daí, comece a realmente gerar lucro. Além disso, lembre-se que nem todas as bezerras e novilhas terão sucesso no sistema de produção. Algumas podem ser geneticamente propensas a doenças como mastite, claudicação ou metrite e podem não sobreviver por muito tempo no rebanho lactante. A criação de todas as bezerras e novilhas é realmente o plano mais lucrativo?

Além disso, considere que quando há um excedente de novilhas atingindo a 1ª lactação, potencialmente o produtor descarta as vacas mais velhas e de maior produção, simplesmente pela idade e não por qualquer outra condição. Isso diminui a produção de leite do rebanho. Consequentemente, a renda da propriedade cai, as despesas aumentam e os lucros vão embora.

VOCÊ SABIA? Vacas de primeira lactação normalmente produzem 15% menos leite em comparação com vacas de segunda lactação e até 25% menos leite que vacas de terceira ou quarta lactação.

Equívoco 2: Criar todas as bezerras e novilhas é necessário para garantir a reposição do rebanho.

Manter todas as novilhas como potenciais substitutas realmente não é necessário para administrar com sucesso a reposição do rebanho leiteiro. De fato, um estudo recente da Zoetis e da Compeer Financial mostrou que manter o custo de reposição do rebanho o mais baixo possível pode gerar maior lucratividade3. Além disso, embora o produtor necessite criar novilhas de reposição, isso não deve ser feito às custas de vacas lactantes mais velhas. Uma taxa de reposição inferior a 35% é ideal, pois permite que o produtor mantenha uma renovação saudável de animais com alto potencial genético e de produção de leite, aproveitando melhor seus picos de lactação e aumentando suas produções vitalícias.

Equívoco 3: Descarte ocorre muito aleatoriamente, então por que tentar?

Graças às novas tecnologias genéticas para a pecuária leiteira, você pode parar de adivinhar e identificar com mais precisão os animais com maior probabilidade de sobreviver e prosperar em seu rebanho. Usando a genômica, produtores podem evitar o descarte aleatório e tomar decisões embasadas em informações mais precisas. Através de resultados de testes genômicos, você pode identificar bezerras e novilhas de alto desempenho e com menores riscos de doenças. As características de saúde das bezerras contidas no CLARIFIDE® Plus podem ajudá-lo a criar animais menos propensos a doenças. Além disso, as características de bem-estar do CLARIFIDE® Plus determinam o risco de disfunções metabólicas como mastite, metrite, claudicação, cetose, deslocamento de abomaso e retenção de placenta. Com esses dados em mãos, você pode tomar decisões de criação mais precisas e estratégicas para seu rebanho, como o sêmen sexado para animais de alto potencial genético e a venda de novilhas excedentes e de baixo valor genético.

RESUMO:

Para equilibrar seu custo de reposição do rebanho, defina metas de longo prazo para que os níveis de descarte fiquem próximos da faixa de 25 a 30%. Isso maximiza a lucratividade, pois você manterá a renovação do rebanho com animais de alto potencial genético, ao mesmo tempo em que permite que as vacas que já estão em lactação alcancem picos de produção vitalícios.

Mantendo as vacas com mais lactações e de maior produtividade no rebanho, você reduz significativamente as despesas de recria de novilhas. Por sua vez, seu lucro é otimizado sem ter que investir na criação de mais novilhas do que o necessário.

Manter apenas as novilhas das quais precisa e alinhar estrategicamente sua criação de bezerras é uma maneira de melhorar muito a rentabilidade de sua atividade.

Acesse o link e saiba como selecionar os animais com melhor genética e tornar seu rebanho mais eficiente e rentável:
https://www.zoetis.com.br/produtos-e-servicos/bovinos/clarifide/

1 Overton M, Dhuyvetter KC. Economic considerations regarding the raising of dairy replacement heifers. In: Beede D, ed. Large Dairy Herd Management. 3rd ed. Champaign, IL: American Dairy Science Association, 2017;457-474.
2 Heinrichs J, Gabler M, Tozer P, Schriefer T. Heifer Economics. https://extension.psu.edu/heifer-economics. Updated January 3, 2018. Accessed August 24, 2018.
3 Lormore M. What Drives Financial Success on a Dairy? Parsippany, NJ: Zoetis; 2018

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures