ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ENTENDA PORQUE O DESCARTE ANTECIPADO NÃO É A MELHOR DECISÃO PARA SEU REBANHO

POR ZOETIS

ZOETIS - POR UMA PECUÁRIA LEITEIRA MAIS SAUDÁVEL

EM 21/10/2020

2 MIN DE LEITURA

0
2

A lucratividade de um rebanho leiteiro depende de uma sequência de lactações com alta produtividade, extraindo o potencial máximo dos animais. E essas lactações decorrem de inúmeros fatores: desde o potencial genético até a saúde do úbere.

É fato no entanto que, com a idade, as vacas passam a produzir menos e a ter menor fertilidade, impactando a lucratividade com a queda na receita e altos custos para manter um animal pouco produtivo no rebanho. A solução é o descarte e a reposição dessas vacas por novilhas.

Mas qual é o momento ideal de descarte para o melhor custo-benefício ao produtor? O descarte inadequado pode impactar a produtividade do rebanho?

Os rebanhos brasileiros são, de maneira geral, jovens, ou seja, descartamos as vacas muito cedo. Muitas vezes isso acontece porque a expectativa de produtividade não é atingida e a solução automática é a substituição por um novo animal. Mas essa atitude de descarte precoce pode trazer consequências negativas ao rebanho no médio prazo.

Pesquisas realizadas nos EUA pela Zoetis mostraram que a produção de leite de vacas primíparas - ou seja, em primeira lactação - é 15% menor que a de vacas em segunda lactação e 25% menor que a de vacas em terceira lactação1.

Isso significa que, ainda que a novilha de reposição supere no futuro a vaca descartada, a produção de leite no curto prazo se reduzirá.

Em um outro estudo feito pela Zoetis e a consultoria Compeer Financial, também nos EUA, verificou-se que o custo de reposição é um dos grandes fatores que impactam na lucratividade de rebanhos leiteiros. Ter domínio desse custo é um dos segredos para se obter boa rentabilidade e isso depende de fatores como: eficiência reprodutiva do rebanho, custo de criação de bezerras, custo da novilha, receita obtida com o descarte precoce e diferencial de produtividade entre animais jovens e mais velhos.

Por conta dessa perda de produtividade e do alto custo de criação de novilhas, o produtor deve achar o ponto de equilíbrio em suas taxas de reposição, mantendo um rebanho com animais mais maduros, porém produtivos. Uma das formas mais óbvias de fazer isso é investir em práticas adequadas de manejo e sanidade, evitando doenças que comprometam as gestações e a produção de leite, que estão entre as principais causas de descarte involuntário.

Outra vertente a ser trabalhada consiste na adoção de ferramentas que possam identificar animais de alto potencial genético o mais rápido possível, como é o caso da avaliação genômica. Através dessas ferramentas, o produtor pode direcionar seus investimentos para bezerras que realmente trarão retorno econômico quando adultas, vendendo as demais que não atendem a esse requisito. Dessa forma, otimiza-se o custo com criação de bezerras/novilhas, e os animais de genética superior, que passaram por boas práticas de criação desde o nascimento, tendem a se manter lucrativos no rebanho por mais tempo, diminuindo as necessidades de reposição.

Os investimentos feitos nas fases de cria e recria só trarão retorno após algumas lactações. Isso significa que o objetivo do produtor não deve ser apenas criar animais produtivos, mas também longevos.

Para saber como selecionar os animais com melhor genética de maneira prática e tornar seu rebanho mais lucrativo, entre em contato pelo box abaixo ou acesse o link:
https://www.zoetis.com.br/produtos-e-servicos/bovinos/clarifide/

 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures