ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CONHEÇA SMARTBOW - O MAIS AVANÇADO SISTEMA DE MONITORAMENTO DO MERCADO

POR ZOETIS

ZOETIS - POR UMA PECUÁRIA LEITEIRA MAIS SAUDÁVEL

EM 29/07/2020

4 MIN DE LEITURA

0
2

Por Bruna Silper, Especialista em Pecuária de Precisão Zoetis

Médica Veterinária, Mestre em Zootecnia e PhD em Animal Science

O mais avançado sistema para monitoramento individual de vacas leiteiras acaba de ser apresentado pela Zoetis. SMARTBOW coleta dados sobre a movimentação da orelha de cada animal por meio de um brinco inteligente que envia informações para os receptores em intervalos de quatro segundos. Os dados são recebidos em tempo real, processados por inteligência artificial e machine learning, e utilizados para determinar a localização dos animais, detectar cio e monitorar a saúde.

A tecnologia inovadora de SMARTBOW fornece a maior acurácia do mercado para detecção de cio e monitoramento da ruminação. Considerando cada 36 vacas em cio, SMARTBOW indicará alertas para 35 delas (sensibilidade de 97% para detecção de cio). Ainda, de cada 36 alertas de cio gerados por SMARTBOW, 35 deles são verdadeiramente vacas em cio (valor preditivo positivo de 97%), cabendo ao produtor decidir pela inseminação de acordo com o histórico do animal. Para tempo de ruminação, o monitoramento de SMARTBOW apresenta grande correlação com aquele realizado pelo animal (99% de correlação entre SMARTBOW e observação visual por pessoas treinadas). Isso significa que, ao comparar a ruminação atual com a esperada para aquele animal, SMARTBOW consegue identificar alterações - mesmo que sutis - gerando dois tipos de alertas de queda na ruminação:

  - Redução aguda: para os casos em que a ruminação está abaixo do esperado apenas nas últimas horas.

 - Redução lenta: para os casos em que a ruminação está abaixo do esperado nos últimos dias

Disponibilizando estes dois tipos de alertas sobre o padrão de ruminação, SMARTBOW fornece informações ao produtor para ajuda-lo a identificar qual o problema de determinado animal. Sabemos que, quanto mais cedo tratamos uma vaca doente, mais rápido ela se recupera. Há também outros benefícios potenciais, como menor uso de antibióticos, menor período de descarte de leite, menor impacto na produção e no risco de descarte. Tecnologias de precisão como SMARTBOW permitem identificar vacas doentes até 3 dias antes do diagnóstico clínico, mesmo quando realizado por equipes experientes.

Outro grande benefício de um bom monitoramento da saúde é a eficiência reprodutiva. Em um experimento, identificou-se que 55% das vacas adoecem no pós-parto. Este grupo de vacas, mesmo quando tratadas adequadamente para as patologias que apresentaram, tiveram menor ciclicidade ao final do período de espera voluntária, menor concepção na primeira IA e maior perda gestacional. Assim, a identificação precoce de animais doentes, combinada com detecção de cio eficiente, torna SMARTBOW um grande aliado na fazenda para alcançar as metas de eficiência reprodutiva.

Ao detectar cio com precisão, SMARTBOW contribui para maiores taxas de serviço. Além disso, há benefícios indiretos na taxa de concepção, como por exemplo o conhecimento da expressão de cio no protocolo de IATF e a indicação do melhor momento para inseminação, uma vez que se conhece o momento de início do cio.

Para tornar as rotinas mais ágeis, SMARTBOW conta ainda com uma terceira funcionalidade: localização em tempo real. Um mapa das instalações permite identificar onde cada animal está com uma variação de 1,2 metros do posicionamento atual em tempo real, já que a posição é ajustada a cada quatro segundos. “Para encontrar uma vaca, antes eu levava cerca de 5 a 10 minutos”, conta Riccardo Cantini, produtor em uma fazenda de 150 vacas em Mugello, Itália. “Agora, em poucos metros eu encontro o animal imediatamente”.

Os recursos de SMARTBOW são disponibilizados no software no computador da fazenda assim como em tablets e telefones celulares. Para que haja foco nos alertas, é possível configurar o sistema para enviar e-mails e SMS para determinados usuários, de modo que eles recebam alertas de cio e/ou queda de ruminação instantaneamente.

Toda a coleta de dados é feita pelos brincos inteligentes, desenhados para máxima acurácia e desempenho. O brinco SMARTBOW é o único sensor do mercado com baterias substituíveis, o que permite combinar longa vida útil com envio de dados em tempo real e baixo custo de reposição. Os brincos podem ser reutilizados em outro animal sempre que necessário e são elaborados com componentes projetados para rápida cicatrização.

Para Cleocy Junior, Gerente de Produto da Zoetis, “o produtor de leite tem entendido a importância e a necessidade do investimento em tecnologia. Com a pressão do mercado por um produto de qualidade e por bem-estar animal, além da grande competitividade, a eficiência porteira adentro se tornou uma obrigação para quem quer ter lucro no negócio”.

“A Pecuária de Precisão está rapidamente se tornando um segmento chave da saúde animal, com produtores e veterinários buscando soluções para melhorar a sanidade e a produtividade dos rebanhos e, ao mesmo tempo, aumentar a lucratividade dos negócios. A Zoetis está na vanguarda neste mercado e estará ao lado do produtor da implementação à aplicação dos recursos de SMARTBOW.”

SMARTBOW é exatamente o que o produtor precisa para garantir que todas as suas vacas recebam os cuidados individuais que necessitam. 

O brinco SMARTBOW é facilmente colocado e removido, além de ser o único com bateria substituível, combinando monitoramento de atividade, ruminação e localização em tempo real com longa vida útil e baixo custo de reposição.

 

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo ou pelo e-mail suportebovinoseequinos@zoetis.com

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures