ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

COMO A QUALIDADE DO LEITE INFLUENCIA NA PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO EM UMA PROPRIEDADE LEITEIRA

POR ZOETIS

ZOETIS - POR UMA PECUÁRIA LEITEIRA MAIS SAUDÁVEL

EM 17/09/2020

3 MIN DE LEITURA

0
3

A íntima relação entre a produção de leite e a reprodução dos animais num rebanho leiteiro existe porque a vaca entra em lactação somente quando ocorre o parto. Sendo assim, o produtor busca na lactação a sua produtividade: leite em maior quantidade e de melhor qualidade.

Os casos de mastite nos rebanhos impactam tanto a qualidade quanto a quantidade do leite produzido. A mastite é a infecção da glândula mamária do animal e pode se apresentar de duas formas: a clínica (quando há sintomas evidentes da doença, como alterações visíveis no leite e inchaço no úbere) e a subclínica, detectada apenas através de exames e testes específicos como o Califórnia Mastite Teste (CMT).

Uma das medidas para o produtor aferir a qualidade do leite produzido em seu rebanho e compreender melhor a extensão do dano causado pela mastite (especialmente pela prevalência da mastite subclínica, a qual é difícil de identificar) é a realização da Contagem de Células Somáticas (CCS) no tanque.

As células somáticas são basicamente uma mistura de células de defesa provenientes do sangue do animal (como os macrófagos e neutrófilos, que atuam na defesa do organismo) e células epiteliais vindas da descamação e renovação da própria glândula mamária. O aumento significativo de células somáticas no leite ordenhado indica que pode haver uma infecção na glândula mamária, pois o organismo do animal envia células do sistema imunológico para combater o agente lá instalado.

Há forte impacto do aumento da CCS no tanque sobre a quantidade de leite produzido. Segundo o National Mastitis Council (NMC), a relação entre o aumento de CCS, a estimativa de prevalência da infecção e a quantidade de leite perdido segue a seguinte proporção:

 

Ou seja: teoricamente, se a CCS no tanque estiver abaixo de 200 mil células por ml de leite, não há perda na produção; acima disso, perde-se não apenas em qualidade mas também em quantidade.

Uma série de estudos publicados no Journal of Dairy Science da American Dairy Science Association (ADSA) entre 2001 e 2011, assim como um estudo realizado pela Zoetis em parceria com a Compeer Financial, procuraram a relação existente entre a CCS e outras variáveis fundamentais para o sucesso de um rebanho leiteiro – e demonstraram haver correlações que colocam o aumento da CCS como um dos fatores mais importantes para a rentabilidade geral do negócio.

Segundo os autores desses estudos, a CCS está negativamente correlacionada com a performance reprodutiva, ou seja, conforme aumenta a CCS, piora a eficiência reprodutiva, diminuindo as taxas de prenhez, e aumentam os “dias vazios” dos animais do rebanho. Ela também está correlacionada negativamente à sobrevivência: as taxas de sobrevivência num rebanho reduzem significativamente conforme aumenta a CCS, ou seja, há mais mortes e descartes em rebanhos com alta CCS.

Apesar da indicação do NMC (National Mastitis Council) dizer que não há perdas significativas na produção de leite quando a CCS do tanque é inferior a 200mil células/ml, o estudo realizado pela Zoetis em parceria com a Compeer Financial encontrou perdas na quantidade, mesmo quando a CCS no tanque é inferior a 200 mil células por ml de leite. No estudo, foram perdidos 2,5 litros  de leite por vaca/dia a cada 100 mil células a mais no tanque. Sabendo disso, o impacto de longo prazo da contagem de células no padrão aceito de 200 mil ainda pode ser muito caro. Para combater isso, o desafio é definir uma meta de redução da CCS do rebanho para 150 mil ou até 100 mil.

Com base nos resultados acima, o gerenciamento agressivo da Contagem de Células Somáticas para obter níveis abaixo de 200 mil CCS/ml pode ajudar a aumentar a rentabilidade da atividade leiteira. A chave para manter o controle dos níveis de CCS é estabelecer um programa de monitoramento proativo e minucioso da qualidade do leite, prevenindo novas infecções no período seco e reduzindo o risco geral de mastite.

Quer saber mais sobre esse assunto? Entre em contato com um de nossos consultores.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures