ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vale a pena tratar vacas com mastite subclínica durante a lactação?

ONFARM - O PRODUTOR EM PRIMEIRO LUGAR, SEMPRE

EM 05/05/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

O uso de antimicrobianos nas propriedades leiteiras ainda é a principal terapia utilizada para doenças infecciosas, sobretudo em casos de mastite clínica (MC) e de vaca seca. No entanto, casos de mastite subclínica (MSC), ou seja nos quais os animais apresentam aumento na contagem de células somáticas (CCS) e as vacas não apresentam sintomas, resultam também em perdas econômicas.

Por consequência desse tipo de mastite, as vacas produzem menos leite e têm CCS elevada e também alto risco de desenvolver um caso de MC. Além disso, vacas com MSC podem também vir a ser fonte de contaminação por patógenos contagiosos

Sendo assim, fica o questionamento: vale a pena tratar vacas com mastite subclínica durante a lactação? Com isso podemos pensar em diversos fatores associados, como:

  • Qual o patógeno que está presente na infecção?

  • Como está a saúde da vaca?

  • Qual é o histórico de saúde da vaca?

  • Esse é um caso crônico de mastite?

Todas essas questões são importantes para entender a necessidade ou não do tratamento durante a lactação.

Estudo avalia casos a longo prazo

Mastite SubclínicaUm estudo realizado por Van der Borne e colaboradores (2019) na Holanda, teve como objetivo avaliar a longo prazo os efeitos da terapia antimicrobiana em casos de MSC recém adquirida durante a lactação.

Foi avaliado também a ocorrência de mastite clínica, contagem de células somáticas e produção de leite individual posteriormente na lactação.

No total, foram avaliados 486 animais com 638 quartos mamários com MSC, originados de 38 rebanhos. Dos quartos mamários citados, 229 receberam tratamento antimicrobiano.

Os principais resultados obtidos no estudo foram:

  1. O tratamento com antimicrobianos em vacas com casos de MSC recente não interferiu nos possíveis futuros casos de MC. Ou seja, não houve significativo impacto na prevenção dos de novos casos de MC;

  2. O tratamento não interferiu nos casos de MSC. Isso significa que não foi apresentado melhoras em relação a produção de leite dos animais;

  3. A CCS foi o único parâmetro que apresentou significativa melhora com o tratamento, com redução dos níveis pós-tratamento.

De forma geral, o tratamento de casos de MSC durante a lactação não seria o melhor caminho quando utilizado rotineiramente, visto que não interfere nos principais parâmetros avaliados e acaba indo contra a redução do uso de antimicrobianos na produção leiteira.

É de suma importância focarmos na prevenção de novos casos de mastite, sendo assim é essencial conhecermos o perfil microbiológico dos mesmos para que seja possível alinhar e melhorar manejos, evitando novos casos de mastite, principalmente de patógenos de origem contagiosa.

Autoria do texto: Brunna Granja - Médica Veterinária e Analista de Sucesso dos OnFarmers

Fonte: Van den Borne, B.H.P.; Van Schaik, G.; Lam, T.J.G.M.; Nielen, M.; Frankena, K. Intramammary antimicrobial treatment of subclinical mastitis and cow performance later in lactation. Journal of Dairy Science, v.102, p. 1-11, 2019.

Sobre a OnFarm:

A OnFarm traz uma solução simples, inovadora e única, que permite a identificação da causa da mastite em 24 horas, na própria fazenda, através da cultura microbiológica. Conhecer o agente de forma rápida é indispensável para o sucesso de qualquer programa de controle da mastite. A tecnologia acredita no empoderamento dos produtores, para que tomem decisões cada vez mais assertivas. O produtor em primeiro lugar, sempre. Para mais informações acesse: https://onfarm.com.br/ ou entre em contato no WhatsApp (19) 97144-1818 ou e-mail: contato@onfarm.com.br | Acompanhe nas redes sociais: Instagram | Facebook | LinkedIn | Youtube 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures