ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Setembro Branco: Todos juntos pelo uso racional de antibióticos

ONFARM - O PRODUTOR EM PRIMEIRO LUGAR, SEMPRE

EM 20/09/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A resistência bacteriana é uma das maiores preocupações globais. Na pecuária leiteira é crescente o debate sobre a importância da conscientização sobre o uso racional de antibióticos.

O uso indiscriminado de antimicrobianos tende a influenciar na geração ou seleção de  patógenos resistentes, sendo que a resistência bacteriana é  um desafio presente no campo. As infecções que envolvem microrganismos resistentes têm menor chance de cura, o que gera prejuízos econômicos ao produtor.

Além disso, de acordo com o conceito de Saúde Única (One Health) humanos, animais e ambiente estão interligados, desta forma o desenvolvimento de cepas resistentes podem impactar essa tríade, sendo uma ameaça para a saúde e bem-estar dos animais, bem como para a medicina mundial.

Estudos indicam que a alta prevalência de bactérias resistentes no campo está associada ao uso excessivo de antibióticos. No caso da pecuária leiteira, a mastite é a principal doença que utiliza a terapêutica como alternativa para conter os avanços da patologia no rebanho.

A identificação do agente causador da mastite reduz, em média, 50% do uso da antibioticoterapia nas vacas com a doença. Além disso, o uso racional do medicamento contribui para evitar o descarte do leite dos animais tratados, impede a contaminação do tanque com resíduos e também permite evitar o surgimento da resistência aos antibióticos.

Para estimular a conscientização sobre o tema foi criado o Setembro Branco. A iniciativa da OnFarm celebra o uso racional de antibióticos, bandeira que é levantada pela startup  e  que tem trazido resultados expressivos para a pecuária nacional, reduzindo cerca de 50% do uso do fármaco e evitando em 2021 o descarte de 7 milhões de litros de leite.

A iniciativa visa promover o debate sobre a importância de evitar o uso indiscriminado dos antimicrobianos, se atendo ao uso racional, ou seja, apenas quando se faz necessário, utilizando o princípio ativo mais adequado para cada situação, com dose e frequência corretas. 

O uso prudente da terapêutica contribui para manutenção do bem-estar animal, evita o descarte de leite por alteração e/ou presença de resíduos após tratamento, gera economia aos produtores e permite que os princípios ativos antimicrobianos disponíveis continuem eficazes.

Além de fomentar o debate sobre a importância do uso consciente de antibióticos, a  campanha Setembro Branco, reúne benefícios exclusivos para os OnFarmers, cerca de 2 mil produtores que fazem parte da comunidade de clientes que utilizam o sistema de cultura na fazenda. Os produtores têm 20% de cashback na compra dos produtos de empresas parceiras, como DSM, Elanco, Ideagri, Hipra, J.A. Saúde Animal e Ourofino, que sejam elegíveis para a campanha, entre os dias 1 e 30 de setembro.

O setembro branco é realizado em parceria com outros pares da cadeia produtiva do leite que buscam fomentar a construção de uma pecuária mais sustentável, com foco na manutenção do bem-estar animal e no uso consciente de antibióticos.

Para conhecer mais sobre a campanha e conferir os produtos participantes clique aqui.

Setembro Branco

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures