ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

É possível fazer a contagem bacteriana total do colostro e do leite do tanque da fazenda?

ONFARM - O PRODUTOR EM PRIMEIRO LUGAR, SEMPRE

EM 09/06/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A análise de qualidade do colostro e também do leite de tanque é de grande importância na fazenda. A CBT é um dos testes que podemos realizar para entendermos a qualidade do material (leite e colostro), e também para avaliarmos como estão sendo os manejos relacionados à ambos.

Nessas situações, a higiene nos processos é crucial  para mantermos bons resultados de CBT.  Além da higiene, a qualidade da refrigeração do leite de tanque, também contribui para a alteração na CBT.

Pensando em fornecer uma ferramenta prática para realização da análise de CBT na própria fazenda, a OnFarm produziu o CBTest, que é um conceito de contagem padrão em placa e que ainda dispõe de uma leitura de resultados automática via OnFarmApp. A partir dele, é possível então quantificar as bactérias presentes na amostra de colostro e/ou de leite.

Um colostro de boa qualidade, ou seja, com CBT apropriada, é imprescindível para que a bezerra tenha uma adequada absorção intestinal, principalmente das imunoglobulinas. A alta contagem bacteriana no colostro prejudica essa absorção intestinal, muitas vezes tornando o consumo daquele colostro inadequado para o animal, visto que ele pode desenvolver um sistema imunológico menos eficiente.

Estudo avalia a concordância dos métodos

A partir de um estudo realizado na ESALQ-USP foi possível avaliar a concordância do método de contagem padrão em placa, realizado em laboratório (método padrão), com o CBTest, o qual pode ser feito no campo.

Ao total, foram analisadas 20 amostras de colostro, sendo 10 frescas e 10 congeladas, as quais foram ordenhadas mecanicamente em balde higienizado e com tampa.

As amostras analisadas por metodologia padrão-ouro foram diluídas com água destilada e as amostras analisadas via CBTest foram diluídas em solução salina 0,9%. Para o padrão-ouro  foram realizadas diluições seriadas (10-4), sendo incubadas por 48 horas e a 36°C, e o resultado foi lido na diluição que apresentou melhores condições para contagem microbiana (entre 30 e 300 colônias preferencialmente).

A contagem das colônias do CBTest foi realizada por contagem automática através de algoritmos de inteligência artificial utilizando o aplicativo OnFarmApp. Já a contagem do teste padrão foi realizada por contagem visual.

De forma geral, a correlação entre os métodos foi considerável, com 81,5%. E também foi possível identificar uma alta correlação entre os dois tipos de contagem padrão de automática, sendo 91,5%. Dessa forma, ambos os resultados validam o método de contagem por IA do CBTest.

Para utilização em amostras de leite de tanque, com o o CBTest é recomendado a utilização de  diluições conforme o histórico prévio de CBT do tanque. Exemplo:

  • Para leite cru com histórico de >50 mil UFC, pode ser recomendado realizar 3 diluições  (10-3);

  • Até 50 mil UFC, pode ser recomendado realizar até 2 diluições (10-2); 

  • Em amostras de leite pasteurizado pode ser realizada apenas 1 diluição (10-1).

Sendo assim, o uso do CBTest na fazenda auxilia o produtor no controle de qualidade em relação à contagem bacteriana total tanto do colostro quanto do leite de tanque. 

CBTest, mais uma ferramenta aliada ao controle de qualidade do leite nas fazendas!

CBTest

Fonte: Rodrigues, G.G.; Validação do Sistema CBTest para avaliação da qualidade microbiológica de colostro. 2020. 45f. Trabalho de conclusão de curso – Faculdade de Agronomia, Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Piracicaba, 2020.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures