ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

4 Dicas para escolher um sistema de monitoramento animal

COWMED - TRADUZINDO A OPINIÃO DA VACA

EM 01/02/2021

4 MIN DE LEITURA

0
6

A tecnologia já está presente na pecuária leiteira a muitos anos e nos dias atuais tem se tornado um diferencial entre propriedades de pouca ou muita produtividade, uma vez que levantam e analisam informações qualificadas e individualizadas de cada animal do rebanho.

Dentre as opções tecnológicas disponíveis ao produtor de leite, uma das mais completas é o monitoramento animal por colares, que são capazes de medir o comportamento do gado 24 horas por dia, além de informar aos produtores sempre que algo não estiver como o desejado.

Separamos 4 dicas para você que está pensando em encoleirar suas vacas sobre o que levar em consideração na hora de tomar esta decisão:

1. Avalie tudo que o sistema mede

Na hora de optar pelo monitoramento animal é muito importante que você esteja ciente de todas as mensurações que a tecnologia pode fazer por você. Acredite, existe bastante diferença.

Hoje em dia é importante que o monitoramento consiga medir comportamentos individuais, mas também segmentá-los em grupos para avaliação de picos de consumo, variação da ruminação e animais que sofrem mais com o calor.

 

 

2. Ter um serviço de acompanhamento ao cliente

Tão importante quanto a escolha por entrar na pecuária 4.0, a propriedade precisa saber se a empresa fornece um serviço de acompanhamento ao cliente. Imagine que a equipe da fazenda deve ter visto muito pouco sobre medição de comportamento das vacas até o momento. Assim, ao contratar um serviço de acompanhamento com treinamentos periódicos e engajamento adequado, as chances de sucesso no uso da tecnologia aumentam substancialmente.

Na COWMED cada cliente tem uma jornada de sucesso após a compra, que vai desde a implantação da tecnologia, a interpretações dos alertas recebidos pelo sistema, culminando com o profundo conhecimento do seu rebanho e comportamento individual de suas vacas.

O serviço de acompanhamento é a garantia que a fazenda tem de que terá o suporte necessário da empresa sempre que precisar, 7 dias por semana.  

3. Fornecer garantia total dos produtos

Outro ponto importante a ser analisado é a garantia dos produtos.

Considerando que as coleiras estão dispostas em vacas que pesam mais de 500 kg, submetidas a diferentes mudanças de aspectos climáticos, como chuva, calor intenso, vento, impactos em canzis ou outras estruturas. É necessário saber o que acontecerá em qualquer eventualidade de avaria do produto.

Em caso de quebras é muito importante que a empresa troque o colar o mais rapidamente possível para que o animal siga monitorado. Da mesma forma os centros de processamento de dados (antenas) que captam as informações dos colares, visto que geralmente em zonas rurais a eletricidade tem bastante variação e a ocorrência de tempestades com raio são frequentes.

Na COWMED todo produto tem garantia total pelo tempo de uso, ou seja, se um raio cair e queimar uma antena, ela será substituída sem custo adicional, se uma coleira quebrar por impacto ou outro motivo, idem. E o melhor, por ser uma empresa nacional todos os produtos são enviados do Brasil e trocados no menor tempo possível, tudo para que suas vacas não fiquem nunca desassistidas.

4. Engajar o trabalho com toda equipe da fazenda

Por fim, o mais importante de tudo: a equipe da fazenda precisa estar comprometida! De nada adianta investir na melhor tecnologia de monitoramento, ter as vacas na palma da sua mão, se a equipe da fazenda não estiver engajada para o melhor entendimento do comportamento de seus animais.

É muito simples receber um alerta de alteração comportamental, mas poucos são os profissionais que tentam entender o motivo da geração de cada alerta ou como avaliar uma vaca em transição, por exemplo.

A coleira retrata o mais puro comportamento de suas vacas e seu rebanho e é uma das ferramentas mais poderosas no mercado. As propriedades que investem na autonomia dos seus colaboradores, tomando decisões baseadas em dados concretos, haverá maior sucesso na utilização do sistema e consequentemente produtividade da fazenda.  

Deixar uma pessoa responsável pelo monitoramento, olhar o comportamento das vacas uma vez ao dia, ter horário de acompanhamento dos alertas, são algumas dicas de quem utiliza monitoramento COWMED a alguns anos e já tirou ótimos resultados. Olha só as dicas destes produtores:

Marjori Ghellar - https://www.milkpoint.com.br/canais-empresariais/cowmed-traduzindo-a-opiniao-da-vaca/cowmed-na-fazenda-com-marjori-ghellar-222977/

Maiara Neubergegr - https://www.milkpoint.com.br/canais-empresariais/cowmed-traduzindo-a-opiniao-da-vaca/propriedade-neuberger-profissionalismo-inovacao-e-bemestar-animal-223277/

Nédio Genário - https://www.milkpoint.com.br/canais-empresariais/cowmed-traduzindo-a-opiniao-da-vaca/cowmed-na-cabanha-genario-monitoramento-animal-para-deteccao-de-cio-e-identificacao-precoce-de-doen-223643/

 

Espero ter ajudado você a entender um pouco mais do que observar quando escolher entrar para a pecuária digital e entender melhor seus animais. Hoje a COWMED é a maior empresa de monitoramento do Brasil e tem um dos sistemas de monitoramento mais completo do mundo, com coleiras, software de gestão de rebanho e aplicativo integrado.

Ficou curioso, clica aqui e saiba mais

Leonardo Guedes da Luz Martins

Sócio Fundador da COWMED S.A.

Eng. Eletricista, Msc. Computação e Doutorando em Zootecnia

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures