ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Doenças que acometem o úbere e o impacto na produção de leite

POR CEVA SAÚDE ANIMAL

CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMAL

EM 19/03/2018

3 MIN DE LEITURA

0
1

Manejo sanitário adequado e a rápida identificação de enfermidades evitam prejuízos financeiros e estimulam a produção leiteira

 

A crescente demanda do mercado leiteiro mantém o segmento entre um dos mais promissores do agronegócio. Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicam que o Brasil deve produzir cerca de 23,98 milhões de toneladas de leite em 2018.

Para atender a crescente demanda do mercado, a manutenção da saúde do úbere continua sendo um dos maiores desafios dos produtores. Investimentos no manejo e nutrição adequados, melhoramento genético e na sanidade contribuem na prevenção de doenças, no bem-estar animal e auxiliam na maximização da produtividade.

Entre as doenças que mais causam prejuízos para produção leiteira está a mastite.
A enfermidade traz uma série de impactos econômicos associados aos gastos com tratamento, a queda na qualidade do leite, ao aumento do descarte, e aos efeitos da enfermidade que pode levar a perda dos quartos mamários e afetar para sempre os rendimentos produtivos do animal.

“Os prejuízos causados pela mastite são inúmeros, pois a doença se caracteriza pela fácil transmissão entre o rebanho, e está diretamente associada ao manejo sanitário inadequado. Além disso, a manifestação subclínica da doença, onde os sintomas inflamatórios são ausentes, contribui para a demora na identificação da enfermidade e por consequência afeta o prognostico do animal”, explica o Gerente Técnico de Pecuária de Leite da Ceva Saúde Animal, Alex Souza.

Além dos riscos associados a mastite, existe uma série de doenças com potencial para afetar drasticamente a saúde do úbere. Entre elas, está a Herpes Mamilite, que é caracterizada pela formação de ulcerações e erupções vesiculares. A enfermidade é causada pelo vírus BHV2 e característica de regiões com tempo úmido. Os animais acometidos pela doença precisam de tratamento específico e trarão impactos diretos na produção, pois o leite terá de ser descartado e o processo de ordenha poderá estimular o rompimento dos edemas.

A Estefanofilariose, é outra enfermidade que pode trazer sérios prejuízos para a saúde do úbere. A doença é transmitida através de moscas contaminadas pelo Stephanofilaria SP e causa lesões na glândula mamária. Os animais infectados apresentam edema pruriginoso, sensibilidade na região e queda na produção de leite. As feridas causadas pela doença também podem servir de entrada para infecções secundárias. O tratamento conta a Estefanofilariose dura em média 30 dias e envolve o uso de medicamentos com períodos de carência.

Outra doença que preocupa os produtores é a pseudovaríola. “Essa doença tem como agente o vírus Paravaccínia, e causa lesões cutâneas nos tetos dos animais. Caracteristicamente os rebanhos são infectados após a inserção de um animal contaminado. A disseminação da doença ocorre através da ordenha e ela pode ser transmitida também aos humanos”, explica Souza.

A Papilomatose, é outra enfermidade que pode trazer prejuízos para o produtor. Causada pelo papilomavírus bovino, a doença é caracterizada pelo surgimento de lesões na pele. “Quando chega ao úbere ou aos tetos, a papilomatose estimula o surgimento de infecções secundárias como a mastite”, conta Souza.

O manejo inadequado também afeta a saúde dos animais. A superlotação dos estábulos, por exemplo, gera danos para a saúde do úbere. “A aglomeração dos animais em um espaço pequeno causa estresse, e isso pode fazer com que os bovinos se pisoteiem ou se machuquem ao encostar em cercas e arames ao buscar por espaço”, explica Souza.

O momento da ordenha também precisa ser realizado de maneira adequada. O uso de ordenhadeiras mal reguladas e a falta de cuidados sanitários estimulam o surgimento de lesões nos tetos e podem facilitar a entrada de agentes infecciosos na linha de produção.

 “É imprescindível que todos os equipamentos estejam funcionando corretamente e que a higienização dos tetos seja feita de forma individual. Sem seguir esses passos, a ordenha pode provocar o aparecimento de doenças e estimular a contaminação do leite, o que trará prejuízos financeiros graves para o produtor”, finaliza Souza.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

CEVA SAÚDE ANIMAL

A Ceva vai revolucionar o manejo de secagem no mundo

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures