ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RS: Ministério Público deflagra 12ª fase da Operação Leite Compen$ado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/03/2017

3 MIN DE LEITURA

6
0
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) deflagrou na manhã desta terça-feira (14/03) a 12ª fase da Operação Leite Compen$ado. Um dos principais alvos é o Laticínios Rancho Belo Ltda, de Travesseiro, no Vale do Taquari. A indústria é apontada por produzir leite, creme de leite e queijo com água e produtos vencidos, que eram adicionados a soda cáustica e bicarbonato de sódio. Além da própria marca, ela fabrica e envaza leite para a rede de supermercados Dia%. Amostras confirmaram produto impróprio para o consumo.

As outras marcas que também tiveram produtos impróprios para o consumo, conforme exame laboratorial, são Bonilé (queijo e creme de leite) e Princesul (queijo). A ação ocorre em cinco cidades gaúchas: além de Travesseiro, Estrela, no Vale do Taquari, e Nova Araçá, Casca e Marau, no norte gaúcho. Foram cumpridos cinco mandados de prisão e quatro de busca e apreensão.

12ª fase da operação leite compensado
Fonte e fotos: Cid Martins/Rádio Gaúcha

Apreensões

Além do Laticínios Rancho Belo, as buscas e apreensões ocorrem no Laticínios Modena, de Nova Araçá, que produz creme de leite e queijo da marca Bonilé; no Laticínios C&P, de Casca, que produz queijo Princesul; na transportadora AC Tressoldi, de Estrela, e na empresa M&M Assessoria, de Marau, vinculada ao Laticínios Modena.

Organização criminosa

A investigação confirma crime organizado e de comercialização de produto lácteo impróprio para consumo humano. Isso porque o leite é nocivo e tem redução de valor nutricional. Além disso, dois dos alvos do MP já haviam sido denunciados em outras operações por sonegação fiscal milionária.

Na prática, os três laticínios recebem e repassam entre si leite cru, creme de leite e soro de creme fora dos padrões previstos pela legislação brasileira. De acordo com o MP, muitas das cargas que não são aceitas por empresas do ramo acabam sendo comercializadas para essas indústrias.

"Alguns elementos da investigação apontam que carregamentos de leite que só poderiam ter como destino a alimentação de animais foram usados para a industrialização de produtos de consumo humano", ressalta um dos responsáveis pela investigação, o promotor Mauro Rockenbach.

Fraude

Em mais de dez análises emitidas pelo Ministério da Agricultura foram detectados que leite cru, leite UHT e nata estavam fora dos padrões.

"Os sócios-proprietários das empresas autorizavam a adição desses produtos para corrigir a acidez e eliminar micro-organismos, no intuito de rejuvenescer o produto já vencido, impróprio para o consumo", destaca o promotor Alcindo Bastos Filho, também responsável pela investigação.

No caso da água, o líquido era adicionado aos produtos para que o creme de leite duro, já amanteigado, fosse novamente amolecido e misturado a outras cargas em condições melhores. Os laudos realizados pelas próprias empresas eram mascarados, para que fiscalização e compradores não visualizassem os problemas.

A Leite Compen$ado 12 é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gaeco Segurança Alimentar do MP, com participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Receita Estadual e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Posicionamento DIA %

"Como consequência da investigação conduzida pelo Ministério Público, identificou-se uma adulteração em produtos da indústria fabricante Laticínios Rancho Belo Ltda. O DIA, em seu compromisso de qualidade com o cliente, decidiu retirar proativamente todos os lotes do produto de suas lojas e bloqueou a saída do centro de distribuição. Além disso, todos os clientes que compraram o Leite integral UHT DIA (sachê 1 litro) em uma das lojas da rede, podem devolvê-los e ser reembolsados do dinheiro.

A empresa esclarece também que tem um rigoroso processo de qualidade com os produtos da marca própria. Especificamente sobre o Leite integral UHT DIA (sachê 1 litro), fabricado por Laticínios Rancho Belo Ltda, foram realizados testes de qualidade - parte da rotina da empresa – e não foram encontradas alterações nos lotes distribuídos. Além disso, o DIA está refazendo os testes de qualidade com o leite em questão.

O DIA reitera seu compromisso com a qualidade dos produtos e se coloca à disposição dos órgãos oficiais para outros esclarecimentos que se fizerem necessários".


As informações são da Rádio Gaúcha e do portal AgroNovas. 

"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JEFFERSON MARCILIO

REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 21/03/2017

Infelizmente é  isso que acontece quando as leis são brandas. Enquanto não mudarem as leis neste país, esses fatos continuarão acontecendo. Infelizmente!
JOÃO MARCOS GUIMARÃES

CARRANCAS - MINAS GERAIS

EM 20/03/2017

Produzir leite é uma atividade pouco lucrativa e muito trabalhosa. O produto se levanta, todo dia  faça chuva ou faça sol, de madrugada para ordenhar e cuidar do seu rebanho. Recebe seu pagamento, em média, no 20º dia do mês subsequente ao mês do fornecimento. A retirada do leite da propriedade é dificultada pela estradas quase intransitáveis, quando chove fica ainda pior.

Seu produto, o leite, chega ao laticínio e, em vez de ser recebido e cuidado dentro das normas legais, é fraudado mesmo sob o olhar da vigilância e distribuído aos consumidores.

É muito triste para pessoas que como eu descende de família com tradição de mais de 130 anos na produção de leite.

       Me deixa preocupado e aborrecido o fato de que produtor de leite que tenta fazer um queijo de sua produção seja tão cobrado e recebe tanta exigência que acaba desistindo.

Conheço uma senhora que faz um excelente queijo do leite de sua pequena propriedade; sua queijaria é um modelo e ela tem todos os cuidados higiênicos sanitários tanto na ordenha como na produção. Seu trabalho é dificultado ao máximo pelos órgãos legais. Esta tradição deveria ser incentivada mas não é. Ela está para desistir.
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/03/2017

Um produto tão barato , sendo que nós pequenos produtores lutamos para tirar um leite de qualidade,  caso contrário o laticínio condena esse leite, agora vem uns merdas desses , com uma enorme ganância, podendo fazer grandes malefícios aos consumidores, sendo que na China  houve até pena de morte, é vergonhoso, espeamos que a justiça funcione.
WILSON CAETANO DE SOUZA

PENÁPOLIS - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 15/03/2017

parece brincadeira tá parecendo a lava jato., isso nunca acaba. cadeia nesse povo,
VAGNER ALVES GUIMARÃES

VOTUPORANGA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/03/2017

Não é a primeira nem a segunda e nem tão pouco a terceira vez que estas fraudes no leite vem acontecendo além da cadeia; punição severa como fazem em outros países reforçando os comentários do Sr. Sergio de Quarani Mg.

Todo o trabalho que vem sendo implantado pelo ministério da agricultura junto a cadeia produtiva vem manchando toda a credibilidade que passamos para o consumidor.
SERGIO LOPES DE AZEVEDO

GUARANI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/03/2017

investimos em modernidade .produtos ,treinamento ,para produzir um alimento de qualidade e vem estes pilantras e fazem isso cadeia é pouco.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures