RS: manifestação de produtores de leite bloqueou ponte entre Brasil e Uruguai, em Jaguarão

Os produtores reclamaram que o Uruguai seria responsável pela entrada de leite importado no mercado brasileiro, o que estaria derrubando o preço do produto brasileiro. Manifestantes carregaram faixas com frases como "não à importação", "sim à valorização do leite" e trouxeram bandeiras da Fetag-RS.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Uma manifestação de cerca de 500 produtores de leite interditou totalmente - na manhã de ontem (14) - a passagem de veículos na ponte internacional Barão de Mauá, em Jaguarão, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ponte conecta o Brasil ao Uruguai.

manifestação - produtores de leite
Manifestação de produtores de leite bloqueou ponte entre Brasil e Uruguai

O protesto, organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), foi capitaneado para chamar a atenção à crise do setor de leite. Conforme a PRF, nove ônibus com manifestantes pararam no local. Uma fila de veículos foi formada, aguardando passagem. A Brigada Militar (BM) foi acionada e, junto com a PRF, negociou com os manifestantes a liberação do trânsito.

Os produtores reclamaram que o Uruguai seria responsável pela entrada de leite importado no mercado brasileiro, o que estaria derrubando o preço do produto brasileiro.  Manifestantes carregaram faixas com frases como "não à importação", "sim à valorização do leite" e trouxeram bandeiras da Fetag-RS.

Os produtores também suspeitam que há triangulação do produto vindo de outros países — quando um país importa uma commoditie de outra nação e vende como se fosse sua. A favor do Uruguai, pesaria o benefício de o Mercosul manter impostos baixos para países integrantes. "É uma mobilização diferente. Queremos mostrar ao governo do Uruguai que assim não dá mais e ao do Brasil, que o produtor não suporta mais. Esse é só o começo de uma série de mobilizações. Ou a gente faz alguma coisa, ou vai baixar ainda mais o preço do produto", disse na quarta-feira (13) Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag-RS.

As informações são do Zero Hora, resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Argemiro Magalhães
ARGEMIRO MAGALHÃES

SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/09/2017

Estamos desgovernado a nossa Nação não é mais um País!!!
Cláudio Henrique Oliveira de Carvalho
CLÁUDIO HENRIQUE OLIVEIRA DE CARVALHO

CÁSSIA - MINAS GERAIS

EM 17/09/2017

O pior é que só se vêem manifestações como esta no Sul do país! É fato que há desunião da classe. É o Estado, mais uma vez,...
darlani  porcaro
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/09/2017

Parabéns a esses produtores,  e creio que  as grande empresas de laticínios , como a Nestlê    e Danone , estão importando leite  em pó  principalmente   dos USA , Nova Zelandia,   e outros  países,   leite este subsidiado, enquanto nós pagamos os maiores impostos  em todos os produtos necessários  na produção leiteira , que chega , através do Uruguai , atrapalhando  não só o RS  , mas  todo o país, ainda mais que estamos  em uma crise econômica, e como a nossa classe é fraca , não temos uma proteção do  govêrno, pelo contrário , é dose, e em plena seca, leite a menos de 1,oo    real .
Qual a sua dúvida hoje?