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Clubes de assinatura como modelo de negócio para o setor lácteo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/01/2017

4 MIN DE LEITURA

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Depois da revolução que a internet e as plataformas de compra online provocaram no comércio mundial, alguns tipos diferentes de e-commerce começaram a surgir, baseados no diferencial competitivo. Uma dessas plataformas, que vem se destacando, é a de clubes de assinatura. Este boletim de tendências, portanto, trará as principais características sobre esse tipo de empreendimento, seu modelo de negócio, bem como dicas para entrar no ramo e casos de sucesso, para auxiliar pequenos negócios do segmento lácteo que desejam investir neste canal.

O que são clubes de assinatura?

Assinaturas de produtos são comuns desde a época em que as revistas e jornais eram entregues mensalmente nas residências. O mesmo acontecia com o leite: as garrafas eram deixadas em frente às casas todas as manhãs com leite fresco. Os clubes de assinatura são similares, e seu funcionamento tem muito em comum: o consumidor escolhe o tipo de produto que deseja receber, e faz o pagamento em planos mensais, bimestrais, trimestrais ou anuais.

clube de assinatura - leite

Diferenciais

O que diferencia um pouco as assinaturas tradicionais dos clubes é o fato de que os produtos comercializados visam proporcionar uma experiência única de compra ao consumidor, pois os produtos são selecionados de acordo com as preferências individuais dos clientes. Nos clubes de assinatura do segmento de alimentos, por exemplo, é comum a oferta de produtos gourmet. 

Vantagens dos clubes de assinatura


- Receita linear: os valores das assinaturas são fixos, portanto a análise do faturamento e a previsão de lucro são mais simples.
- Despesas menores: os custos de um clube de assinatura são menores, uma vez que a operação é sempre a mesma.
- Planejamento facilitado dos investimentos: como a receita é linear, o planejamento do que pode ser reinvestido no negócio fica mais evidente.
- Fidelização dos clientes: o público alvo dos clubes é bem definido, e a assinatura faz com que a fidelidade pelo produto seja garantida.

Dicas para montar um clube de assinatura 

Dicas para montar um clube de assinatura

Modelo Canvas de clubes de assinatura

O Modelo Canvas é amplamente utilizado como uma ferramenta de gerenciamento estratégico, na qual o empreendedor pode visualizar em um quadro a estrutura para novos negócios ou mudanças nos já existentes.

modelo canvas de clubes de assinatura

O Sebrae possui uma ferramenta on-line gratuita onde o empresário pode montar seu próprio Canvas. Acesse e confira. Além disso, o empreendedor pode consultar, nos diversos canais do Sebrae, dicas e pontos de atenção para a montagem do Canvas: 

Canvas do Modelo de Negócios; 
Cartilha Sebrae Canvas; 
Aplicativo Sebrae CANVAS 2.0.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), os clubes de assinatura movimentaram cerca de R$ 690 milhões no país em 2016, o que representou um aumento de 15% em relação a 2015.

Casos de sucesso

clube de

clube de assinatura - leite

Outros exemplos de clubes de assinatura de alimentos e bebidas: Los Paderos, Bistrô Box, Sociedade da Carne e Best Berry.

Ações recomendadas

A Associação Brasileira dos Clubes de Assinatura promove encontros com empreendedores do ramo, busca as estatísticas do setor, assessoria de imprensa, entre outros benefícios. Saiba mais clicando aqui. 

Cuide da plataforma que será utilizada no seu e-commerce de assinaturas. É preciso que ela seja de fácil acesso, responsiva, ágil e dinâmica. Confira algumas dicas para um e-commerce no link abaixo: 

Como montar uma loja virtual; 

Procure empresas de transporte e logística para verificar quais são os prazos de entrega, a fim de estabelecer as datas corretas com seus clientes.

Fontes:

ARRAES, J., Clube de assinatura: As vantagens desse novo modelo de negócio, E-commerce Brasil (2014); DANTAS, R., 12 ideias para montar um clube de assinatura, Vindi (2016).

Como funciona um Clube de Assinatura?, Beta Labs (2015); O que é um clube de assinatura? E como funciona?, Faturamento Recorrente (2015).

PEREIRA, D., Modelo Clube de Assinatura, Analista de Modelos de Negócios (2016); Clubes de assinatura devem movimentar R$ 690 milhões no País em 2016, E-commerce Brasil (2016).

O Analista de Modelos de Negócios.

Leia também:

Clube do Queijo, criado por Fernando Oliveira, dono d'A Queijaria, estreou em dezembro



As informações são do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 
 

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