ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quando a mastite afeta a reprodução

POR RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/07/2000

2 MIN DE LEITURA

0
0

Renata de Oliveira Souza Dias

As perdas econômicas causadas pela mastite estão relacionadas principalmente à redução na produção e qualidade do leite, reposição de novilhas e altos custos de tratamento. Entretanto, o efeito da mastite clínica sobre o desempenho reprodutivo, e principalmente sobre o aborto, ainda não foram muito divulgadas e mensuradas.

Pesquisadores do estado do Tennessee, nos Estados Unidos, estudaram a influência da mastite clínica sobre o desempenho reprodutivo no início da lactação e observaram os seguintes dados:

- o intervalo do parto até o primeiro serviço é significativamente maior nas vacas que foram acometidas por mastite clínica. Observe os dados da pesquisa que avaliou esse parâmetro:

- período do parto ao primeiro serviço em vacas que foram acometidas por mastite clínica: 93,6 dias

- período do parto ao primeiro serviço em vacas que não foram acometidas por mastite clínica: 71 dias

- o número de inseminações necessárias para a concepção foi significativamente maior quando as vacas foram acometidas por mastite clínica antes da primeira inseminação (2,9 doses/concepção), quando comparada com vacas que só foram acometidas por mastite após a primeira inseminação (1,6 doses/concepção).

- O intervalo do parto à concepção foi significativamente maior nas vacas que foram acometidas por casos de mastite clínica após a primeira inseminação (136,6 dias), quando comparado com vacas que apresentaram casos de mastite apenas após a confirmação da concepção (92 dias).

Com base nestes dados, os autores concluem que o período da lactação em que a mastite ocorre é crítico para o desempenho reprodutivo da vaca leiteira.

Outra pesquisa que reforça esse tema foi feita por pesquisadores da Flórida, onde foi estudado o efeito da mastite sobre a ocorrência de aborto no início da gestação.

Neste estudo foi observado que vacas que apresentaram casos de mastite clínica durante os primeiros 45 dias da gestação tiveram 2,7 vezes maior de chance de apresentarem aborto quando comparadas com vacas que não apresentaram mastite neste período.

O mecanismo que leva a mastite clínica a afetar a gestação não é claro, mas alguns pesquisadores relatam que a maioria dos microorganismos causadores da mastite produz endotoxinas que podem levar ao aborto.

Em última análise, essas informações mostram claramente a importância da utilização de práticas de manejo que previnam a ocorrência de mastite, destacadas pelo programa de controle da doença (Programa dos 6 Pontos) servindo de alerta para que o produtor tenha em mente que estas medidas possuem três importantes objetivos:

* reduzir a mastite
* minimizar a incidência de abortos
* auxiliar na melhora dos índices reprodutivos do rebanho

 

********



fonte: Journal Dairy Science, 82: 1684, 1999; Journal Dairy Science, 81: 1285, 1998

RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures