ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qual é o ponto de corte ideal para ensilar corretamente as forragens?

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/09/2008

2 MIN DE LEITURA

5
0

Durante todo o curso relatamos a importância da colheita da forragem no momento em que a mesma se encontra com a máxima produção de matéria seca somada à máxima qualidade nutricional. Esta insistência se justifica pela necessidade de se conseguir alcançar dois objetivos: o primeiro está relacionado com a viabilidade de ensilo do material, pois plantas colhidas com alta umidade e baixo teor de carboidratos não possibilitam boas ensilagens, pois permitem a ocorrência prioritária de processos fermentativos indesejáveis. A importância do segundo objetivo reside em se conseguir uma ensilagem com boa qualidade nutricional. Afinal, o objetivo da silagem é a alimentação animal, para se obter desempenhos de produção satisfatórios, seja na produção de leite ou carne. Veja a caracterização do ponto ideal de corte no quadro 04, logo abaixo.

Entretanto, a duração do período em que as plantas se encontram no ponto ideal de corte também é muito importante, por isso a grande preocupação com o tempo (item 2 deste módulo).

Conhecendo-se esta dinâmica, pode-se planejar o corte para que a maior parcela possível da lavoura possa ser ensilada o mais próximo do ponto ideal, que é chamada de janela de corte. Veja no quadro 05 um exemplo de como podem se comportar as diferentes espécies, discutidas neste curso, quanto à duração da janela de corte.



Com o conhecimento da janela de corte da cultura a ser ensilada, bem como o rendimento operacional dos equipamentos disponíveis e tendo realizado um planejamento de corte criterioso, é possível atingir os dois objetivos citados acima. É importante destacar que a maioria das forragens citada será colhida em épocas de chuva (verão). Desta maneira, no planejamento, o produtor precisa adequar a situação climática prevista para o momento do corte, a fim de estimar a interferência desta sobre o período de corte, como, por exemplo, dias parados por chuvas.

As culturas que sofrem menos este tipo de problema são a cana de açúcar e as plantas graníferas colhidas em safrinha, pois ambas são colhidas em épocas mais secas do ano.
 

Esta dica é um trecho do quarto módulo do curso online da AgriPoint Produção Econômica de Silagem, que foi elaborado por Rodrigo Paniago, que possui especialização em Produção de Ruminantes pela ESALQ/USP e graduação em Engenharia Agronômica pela mesma universidade. É sócio da Boviplan Consultoria Agropecuária, empresa voltada à prestação de serviços e consultoria em pecuária intensiva, elaboração de projetos e desenvolvimento de tecnologias alternativas e nutrição animal.

Participe deste curso e aprenda informações práticas como: ponto de colheita, altura do corte, maquinários necessários para colheita, custos de produção, tipo e dimensionamento de silos, compactação e fermentação, descrição das opções de volumosos para ensilagem, além de dicas sobre plantio, adubação e manejo da lavoura.

Veja abaixo a programação completa deste curso e inscreva-se!

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCOS VINICIUS

TURVOLÂNDIA - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 22/08/2019

Bom dia!

Qual o ponto certo para fazer silagem da aveia preta?

Obrigado
ALCIONI SEGAT

SÃO JOSÉ DO CEDRO - SANTA CATARINA

EM 02/10/2018

Bom dia qual ponto certo pra faser silajem de azevem Obrigado
MARCOS BERNARDES JACO

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/01/2014

Qual tamanho ideal para ticar o milho, digo qual faca deve ser usado para o corte, a minha si ladeira JF 92,



quantos centimétro tem que ficar tem que ficar a silagem?



Aguardo!

34 8819 4421

Fabiana   
MMMMMM

IRATI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/12/2008

Gostaria de saber qual o ponto ideal para fazer silagem de azevem e qual o valor nutricional.
LUÍS RICARDO HÜBNER

TEIXEIRA SOARES - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 21/10/2008

Agradeço pala dedicação sobre este assunto. Realmente, não apenas o ponto de colheita da forragem é importante, mas também a variedade cultivada, pois variadades para a produção de grão como no caso do milho não tem o mesmo aproveitamento pelo animal no cocho, ao contrário de uma variedade para a produção de silagem de planta inteira.

Outro fator como a regulagem das ensiladoras se torna importante para dimensionar um tamanho de partícula mais aproveitável pelo animal, evitando perdas.
MilkPoint AgriPoint