FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Palatabilidade de rações para bezerros

POR JOSÉ ROBERTO PERES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/12/2000

4 MIN DE LEITURA

1
0

Atualizado em 28/12/2020

Um alimento palatável ou palatabilidade refere-se ao sabor ser agradável para o animal e isto é um determinante de consumo.

Um importante fator para se obter uma alimentação econômica de bezerros na fase de aleitamento é a ingestão precoce e agressiva de ração inicial. Naturalmente, a palatabilidade desta ração tem um importante efeito na iniciação do consumo e no subsequente desenvolvimento do rúmen.

É importante fazer a diferenciação entre palatabilidade, preferência e ingestão de uma ração. Um alimento é palatável quando seu gosto é bom. Preferência é um termo usado para descrever qual alimento um animal gosta mais. Preferência com frequência é determinada pela oferta de dois ou mais alimentos para a escolha pelo animal – o que for consumido em maior quantidade (ou o que o animal seleciona inicialmente) é considerado o preferido. Um alimento não tem que ser palatável para ser preferido. Caso se ofereça ao animal um alimento com gosto ruim e outro que seja simplesmente horrível ele normalmente fará escolha pelo primeiro. Por outro lado, um alimento pode ser muito palatável porém não preferido quando comparado a um outro que seja completamente delicioso. Um alimento que tenha perdido muitos testes de preferência pode ser suficientemente palatável e consumido em maior quantidade quando o bezerro não tem escolha entre várias opções.

Existem vários fatores que podem afetar a palatabilidade de rações iniciais para bezerros. Elas incluem:

  • Agentes flavorizantes
  • Forma do alimento
  • Composição dos ingredientes



Agentes flavorizantes

Estes ingredientes são frequentemente adicionados às rações inicias de bezerros para melhorar sua palatabilidade e ingestão. O flavorizante mais comum é o melaço. Ele é adicionado à mistura antes da peletização, ou pode ser pulverizado sobre o alimento farelado durante a mistura final. Em outros casos, o melaço em pó é adicionado à mistura de alimentos.

A quantidade de melaço adicionada às rações iniciais varia. Algumas fábricas só conseguem incluir uma quantidade limitada de melaço (5-7% da fórmula) antes que suas características físicas se deteriorem (p.ex. empedramento quando existe muita umidade). Algumas fazendas de grande porte, que justificam a produção de ração própria, podem incluir quantidades mais significativas de melaço - até 10% - nas rações iniciais.

Logicamente, é necessário cuidado na formulação de tais dietas. O melaço é fermentado rapidamente no rúmen e não deve ser usado em grandes quantidades quando os bezerros já estão consumindo quantidades significativas de ração inicial (> 1 kg/dia). Grandes quantidades de melaço podem reduzir dramaticamente o pH ruminal, devido à sua rápida fermentação. Portanto, sua adição às rações deve ser cuidadosa.

É importante diferenciar entre ingredientes e agentes que podem melhorar a ingestão por melhor palatabilidade contra melhor desempenho. Por exemplo, o fornecimento de fontes de proteína de alta digestibilidade (ex: farelo de soja tostada) pode não ter um efeito na palatabilidade, mas pode melhorar a ingestão por que os bezerros crescem mais e por isso têm mais apetite. Além disso, bezerro saudáveis consumirão mais ração que os doentes.

Muitos outros agentes flavorizantes já foram avaliados em rações iniciais. Algumas pesquisas mostraram melhora na preferência, outros melhora na palatabilidade e outros melhor desempenho devido a maior ingestão. Certifique-se que um possível agente flavorizante melhora o desempenho quando considerar seu uso.



Forma do alimento

A maioria das pesquisas parece indicar que os bezerros preferem alimentos texturizados (alimentos peletizados ou que contenham grãos inteiros ou processados). Alimentos peletizados são mais palatáveis para bezerros. No entanto, geralmente os bezerros terão consumo aceitável em ambas as formas (peletizado ou grãos processados). Ambas formas são preferíveis em comparação aos farelos. Devido à forma de pó dos farelos, os bezerros geralmente não os acham palatáveis.



Composição dos ingredientes

Os ingredientes numa ração inicial de bezerros podem ter um efeito dramático na palatabilidade e ingestão. A tabela abaixo indica alguns efeitos gerais na ingestão - logicamente, o efeito real vai depender em grande parte da composição do alimento e dos outros ingredientes da fórmula. Algumas pesquisas mostram tanto melhora quanto depressão de palatabilidade quando certos ingredientes são incluídos (ex.: bicarbonato de sódio). Normalmente isto está relacionado com o nível de inclusão do ingrediente.

 

Tabela 1. Efeito de vários ingredientes na palatabilidade de rações inicias

 

Tabela 1



A palatabilidade de uma ração inicial é somente um critério para avaliação de um alimento de qualidade. Adicionalmente à palatabilidade, o alimento deve fornecer os nutrientes essenciais necessários ao adequado desenvolvimento na idade em questão. Ele deve estar disponível, fresco e limpo. Deve ser oferecido à vontade nas primeiras 8 semanas de vida. A disponibilidade de água também irá aumentar a ingestão de ração inicial.

O adequado fornecimento de ração inicial irá promover o desenvolvimento do rúmen, que por sua vez permitirá a desmama precoce e grande economia na criação de bezerros.

 

Autor: José Roberto Peres

Comentário MilkPoint: o concentrado inicial deve ser da melhor qualidade possível, para que seja possível a desmama precoce e toda a economia advinda desta prática.

Fonte: Quigley, J., 1998. Palatability of Calf Starters. APC Calf Notes. American Protein Corporation.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JUNINHO

ALVINLÂNDIA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 02/12/2011

que receita vc me sugeriria para fazer uma raçõa para bezerros
MilkPoint AgriPoint