ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O alto custo dos partos gemelares

POR RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/06/2000

2 MIN DE LEITURA

0
0

Renata de Oliveira Souza Dias

Na maioria das vezes, os partos gemelares são um resultado imprevisto na reprodução de vacas leiteiras. Entretanto, os gêmeos são indesejáveis, pois eles reduzem a rentabilidade e a eficiência reprodutiva do rebanho. Uma análise econômica da ocorrência de gêmeos em rebanhos estimou que cada parto gemelar, quando comparado com um parto simples, causa uma perda econômica de U$108,00, aproximadamente R$ 195,00.

O parto gemelar reduz o desempenho reprodutivo da vaca após o parto, aumentando a média de dias em aberto e o número de serviços / concepção. Além disso, a ocorrência de uma gestação gemelar aumenta os riscos de casos de natimorto, retenção de placenta, metrite, deslocamento de abomaso e cetose. A taxa de descarte involuntário também é elevada devido a ocorrência de partos gemelares.

O aumento da incidência de problemas no parto gemelar é provavelmente devido à redução do período de gestação e à elevada incidência de distocias no parto. Os dados da tabela abaixo evidenciam alguns problemas da gestação gemelar quando comparada com a gestação simples.

 

Tabela



Os gêmeos também prejudicam os índices de crescimento do rebanho, uma vez que causam a redução do número de novilhas disponíveis para reposição. Isso ocorre primariamente devido a alta ocorrência de abortos e mortalidade de recém nascidos. E, secundariamente, devido ao problema das novilhas "Freemartin".

O distúrbio "Freemartin" ocorre durante a gestação de um casal gemelar (um macho e uma fêmea). É resultante da fusão da membrana embrionária dos fetos do macho e da fêmea durante a gestação, ocasionando a troca de sangue entre os fetos. Como consequência, fatores endrócrinos e celulares advindos do feto macho causam um desenvolvimento anormal dos órgãos reprodutivos do feto fêmea, resultando na infertilidade da futura novilha.

Nos casais de gêmeos cerca de 92% das novilhas são "Freemartin". Isso significa que apenas 8 % das novilhas advindas de gestação gemelar heterossexual serão férteis. Estes casos ocorrem provavelmente, devido a uma falha na fusão das membranas fetais, ou porque a fusão destas membranas ocorreu após o período crítico da diferenciação dos órgãos reprodutivos.

Ainda não existem métodos para redução da ocorrência de partos gemelares. Em vista desse fator, a única alternativa que resta é tentar reduzir os impactos negativos que os gêmeos causam ao rebanho. E para isso, o primeiro passo é tentar diagnosticar o mais cedo possível a gestação gemelar. Uma vez identificada precocemente, algumas atitudes podem ser consideradas:

- Em alguns países, conforme o valor e idade da vaca, recomenda-se o abate anterior ao parto

- Indução do aborto (esta alternativa eleva sobremaneira o intervalo entre partos do animal e ainda há o risco da vaca apresentar novamente gêmeos na próxima gestação)

- Caso a decisão seja de continuar com o animal, deve-se alterar o manejo das vacas com gestação gemelar:

- Elevar os níveis energéticos da dieta no último trimestre da gestação

- Adiantar a secagem da vaca (cerca de 12 dias), aumentando seu período de descanso
- Adiantar a oferta da dieta de transição (normalmente, as vacas com gestação gemelar adiantam a data do parto e não recebem durante o período adequado a dieta de transição)

- Observar atentamente as vacas com gestação gemelar na época prevista do parto e oferecer assistência durante durante o trabalho de parto e ao recém nascido (esta prática poderá reduzir os problemas com partos distócico e a incidência de natimortos).

 

********



fonte: Hoard’s Dairyman, Fevereiro / 2000

RENATA DE OLIVEIRA SOUZA DIAS

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint