ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Determinação de teor de matéria seca na fazenda

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/10/2004

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por Patricia Menezes Santos, Gilberto Batista de Souza, Ana Rita Araújo Nogueira1 e Marco Antonio Alvares Balsalobre2

A possibilidade de se determinar o teor de matéria seca da forragem na própria fazenda tem diversas aplicações práticas. A formulação de dietas para confinamentos, por exemplo, é feita considerando-se o peso seco dos alimentos e os resultados das análises dos nutrientes, geralmente, são expressos em determinação de matéria seca.

O teor de matéria seca dos alimentos concentrados é relativamente constante. No caso dos alimentos volumosos, no entanto, ele varia de acordo com o tipo de alimento, lote e/ou tempo. O cálculo da quantidade de cada componente da dieta para garantir que a proporção entre eles esteja correta depende, portanto, da determinação freqüente do teor de matéria seca do volumoso fornecido.

A cana-de-açúcar, por exemplo, apresenta variação no teor de matéria seca entre 25 e 35% ao longo de 120 dias (período de um confinamento).

A Tabela 1 mostra os valores de proporção de concentrado e volumoso, o teor de proteína bruta e o consumo de uma dieta formulada considerando-se o teor de 30% de matéria seca na cana-de-açúcar (valor médio normalmente considerado durante a formulação de dietas com cana-de-açúcar).

Tabela 1: Proporção de concentrado e volumoso na matéria seca, teor de proteína bruta e consumo de uma dieta formulada considerando-se cana-de-açúcar com 30% de matéria seca.

 


A relação entre concentrado e volumoso dessa dieta na matéria original é de, aproximadamente, 25 e 75%.

Na Tabela 2 pode-se observar as distorções que ocorrem na dieta sendo fornecida ao animal, caso a variação no teor de matéria seca da cana-de-açúcar não seja considerada e o cálculo da quantidade de alimentos seja feito fixando-se a proporção dos alimentos com base na matéria original.

Tabela 2: Proporção de concentrado e volumoso na matéria seca, teor de proteína bruta e consumo da dieta para cana-de-açúcar com 25 e 35% de matéria seca.

A dieta foi formulada considerando-se a cana-de-açúcar com 30% de matéria seca. A proporção entre concentrado (25%) e volumoso (75%) na matéria original foi fixada para simular o que ocorre em nível de propriedade quando não se considera a variação no teor de matéria seca do volumoso ao longo do tempo.

 


Observa-se que a proporção entre volumoso e concentrado na matéria seca, assim como o teor de proteína bruta da dieta, é alterada para diferentes níveis de matéria seca da cana-de-açúcar.

Essas dietas determinarão ganhos de peso diferentes do programado sendo possível, nesse exemplo, ocorrer variações de até 100 g/cab.dia, a mais ou a menos.

Comentário:

A simulação apresentada nesse artigo é um exemplo da importância de determinar o teor de matéria seca dos alimentos na fazenda.

Tradicionalmente, a determinação de matéria seca era feita em estufas. Esse método, além de muito demorado, exige equipamentos específicos que, normalmente, não estão disponíveis em propriedades comerciais. Por esse motivo, a maioria dos técnicos e produtores estima o teor de matéria seca do volumoso, o que leva a distorções como as do exemplo acima. No próximo artigo dessa série será descrito um método simples e rápido para a determinação de matéria seca da forragem em propriedades comerciais utilizando forno de microondas doméstico.
________________________________________________
1Embrapa Pecuária Sudeste

2Bellman Nutrição Animal e B&N Consultoria

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint