ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Detecção do cio em vacas leiteiras

POR RAFAELA CARARETO POLYCARPO

E ARLINDO JOSÉ DIAS PACHECO JUNIOR

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/11/2007

2 MIN DE LEITURA

11
1

Atualizado em 28/12/2020

A detecção de cio de vacas leiteiras é ferramenta fundamental para um bom manejo reprodutivo e, consequentemente, sucesso na produção de leite.

Todos nós sabemos a importância da reprodução para que se obtenham lucros em uma propriedade e este artigo tem finalidade de esclarecer alguns conceitos básicos relacionados à reprodução que possam auxiliar os produtores e técnicos na rotina de uma propriedade, a iniciar pelo cio e sua detecção.

O ideal em termos reprodutivos seria que todas vacas emprenhassem após 80 a 90 dias do parto, com isso, a eficiência reprodutiva ficaria maximizada e teríamos um novo bezerro a cada 12,5 a 12,8 meses. Longos intervalos entre partos têm um efeito negativo na vida produtiva do animal.

Diante disso fica clara a importância da detecção de cio para se obter um bom manejo reprodutivo na fazenda, seja utilizando a inseminação artificial ou a monta natural. Em ambos os casos, anotações sobre datas de cio e inseminações são necessárias para predizer as futuras datas de retorno ao cio e datas do parto, para um melhor manejo dos animais.



O que é o cio?

Cio é o período no qual a vaca aceita monta (receptividade sexual) que normalmente ocorre em novilhas depois da puberdade e em vacas, desde que estas não estejam prenhas. Este período de receptividade pode durar de 6 a 30 horas e acontece, em média, em intervalos de 21 dias. Porém, este intervalo entre dois cios pode variar normalmente de 18 a 24 dias.

 

Quais são os sinais do cio?

A maiorias das vacas têm um padrão de comportamento que se modifica gradualmente desde o começo até o fim do cio. O melhor indicador de que a vaca esta no cio é quando ela fica parada e aceita ser montada por outras companheiras de rebanho ou pelo touro (Figura 1). Uma série de sinais indicativos de que o cio está próximo e o animal deve ser observado mais cuidadosamente está resumido na Tabela 1.

Tabela 1. Sinais de cio em vacas de leite.



Figura 1. Uma vaca está em cio quando ela fica em pé e parada enquanto estiver sendo montada por outra vaca ou touro. A vaca que monta a outra vaca pode ou não estar em cio.


Variação circadiana do cio

O inicio da atividade do cio segue um padrão distinto, sendo que a maioria destas atividades ocorre durante a noite, madrugada ou começo da manhã. Algumas pesquisas mostram que mais de 70% da atividade de monta ocorre entre 19:00 e 07:00 horas (Figura 2).

Para se detectar mais de 90% dos cios em um rebanho, as vacas devem ser observadas cuidadosamente durante as primeiras horas da manhã, ao entardecer, e em intervalos de 4 a 5 horas durante o dia (Wattiaux. M).

 


Figura 2. Mais frequentemente as vacas mostram sinais de cio durante a noite (Adaptado de Wattiaux).

 

Ausência de cio

O cio pode não estar sendo detectado devido as seguintes razões:

  • Se a vaca está em anestro no pós-parto.
  • Se estiver em anestro devido à desnutrição, infecção severa do trato reprodutivo, ou outros tipos de complicações do pós-parto.
  • Se a vaca tiver cistos ovarianos.


Existem outros fatores que podem diminuir a expressão do cio, como por exemplo: alta temperatura e umidade, vento, chuva, falta de espaço e condições de solo escorregadio ou problemas de casco.

RAFAELA CARARETO POLYCARPO

Profa. Dra. Universidade de Brasília - UnB

ARLINDO JOSÉ DIAS PACHECO JUNIOR

11

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CLAUDIO MARCELO LUCAS DE CARVALHO

ANTÔNIO CARLOS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 16/03/2018

Muito bom.
SANDRA

VERA CRUZ - BAHIA

EM 25/08/2017

Boa Noite me ajude por favor minha vaca todos falam que está enxertado isso a 5 meses só que observei a 2 meses ela fica agitada e sai aquela secreção transparente e possível que ela esteja presa mesmo preciso muito de uma ajuda sua me fala por favor grata sou desde já Sandra  
WILSON DE QUEIROZ CARDOSO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO

EM 15/03/2017

Prezada Rafaela: - tenho 20 vacas que por motimo de doença, estou há 2 anos sem inseminá-las.  Em que pese o meu vaqueiro tratá-las muito bem, ele não tem condições técnicas para implantar o processso que vinha me utilizando.  Agora que já estou, não totalmente, restabelecido, solicito-lhe informarr-me se encontrarei dificuldade em reativar a IATF com fazia anteriormente?  Ao tempo em que agradeço a atenção que me for dispensada, manifesto-me na expectativa de uma resposta acerca da situação em lide.
RODRIGO PINHEIRO ANTUNES

PALMAS - TOCANTINS

EM 12/11/2016

Boa noite! Por favor! Gostaria de saber se estes adesivos detectores de cio oferecidos pelo mercado funcionam bem? Quais os melhores? E qual a metodologia para utiliza-lo com eficiência?Obrigado!
DIMAS

EM 31/08/2016

Após o parto quanto tempo leva pra entrar em cio??
SILVONEI

ITAPEMA - SANTA CATARINA

EM 23/03/2016

Presiso de ajuda axiquiri uma vaca para o leite do diadia apenas com um animal como posso verifiar o cio
ROBERTO SULZBACH

ESTRELA - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 23/03/2013

parabéns pela matéria produzida,será de bom aproveitamento para conseguir convencer os produtores rurais ficar de olho em seu rebanho para se tomar as medidas corretas para a ensiminação ou monta.
RONALDO MENDONÇA DOS SANTOS

UBERABA - MINAS GERAIS

EM 30/08/2009

Possivelmente, a sua vaca está encistada. Procure um médico veterinário!

Att.,
Ronaldo Mendonça dos Santos.
BERNARDINO PEREIRA COSTA

PASSA QUATRO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/03/2008

Olá, bom dia! Li esta reportagem sobre o cio de bovinos e gostaria de saber se vocês já viram algo parecido.

Tenho uma vaca que enxertou e confirmou o enxerto, no terceiro mês de gestação ela abortou. Após alguns dias ela entrou em cio e agora de 7 em 7 dias isto se repete.
FELIPE GOULART VALENTIM

MARTINÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 08/11/2007

Os pecuaristas que não prestarem atenção em índice de prenhez, cio de vaca, IEP, são fortes candidatos a saírem da atividade de cria. A tecnologia está aí, basta implantarmos.
VILBERTO PRETI

CURITIBA - PARANÁ - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 07/11/2007

Tema muito oportuno. Segundo trabalhos já publicados, mais de 30% dos cios são perdidos por falha na observação. Existem produtos (marcadores especificos) que muito auxiliam na observação, já disponíveis no mercado local, e importado da Nova Zelândia.
MilkPoint AgriPoint