ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cana-de-açúcar como volumoso único para vacas de leite

POR JOSÉ ROBERTO PERES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/10/2001

4 MIN DE LEITURA

24
1

Aproveitando a discussão iniciada no último artigo sobre a qualidade das diferentes variedades de cana-de-açúcar na nutrição de ruminantes, serão apresentados aqui os resultados de um estudo realizado no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa-MG, onde a cana foi utilizada como volumoso exclusivo para vacas em lactação puras e mestiças, da raça holandesa, em comparação a um tratamento com silagem de milho.

Foram utilizadas 12 vacas, em confinamento total, alojadas em baias individuais e distribuídas em três tratamentos (quadrado latino 4x4), de acordo com o período de lactação. O experimento constituiu de 4 períodos de 19 dias cada. O leite foi coletado no 12o dia de cada período.

Quatro dietas foram avaliadas: um tratamento com silagem de milho (T1), utilizado como termo de comparação e outros três tratamentos com cana-de-açúcar como volumoso. As dietas com cana diferenciaram-se pela suplementação. Um tratamento adicionou 0,35% de uréia e sulfato de amônia (na proporção 9:1), na matéria original (T2), para assemelhar o teor de proteína da silagem de milho. Nos outros dois tratamentos (T3 e T4) a cana foi tratada com 1% da mesma mistura uréia + sulf. de amônia. Nos tratamentos 1, 2 e 3 a relação volumoso:concentrado foi de 60:40 (na matéria seca) e no último tratamento (T4) esta proporção foi mais estreita, 50:50.

As dietas eram isoprotéicas, com 15,5% de proteína bruta e foram formuladas para atender os requerimentos nutricionais de vacas com 550 kg de peso vivo e produção média de 20 kg de leite com 4% de gordura, conforme o NRC (1988). Para este balanceamento foram utilizados fubá de milho, farelo de soja, farelo de algodão, uréia e minerais.

Os resultados de produção podem ser observados na tabela 1. A produção de leite foi superior (p<0,05) para o tratamento com silagem de milho e não houve diferença entre os tratamentos com cana-de-açúcar. Não houve diferenças (P>0,05) nas produções de leite corrigidas para 3,5% de gordura entre as dietas com cana. A análise estatística também não apontou diferença nos valores de produção corrigida entre os tratamentos com silagem de milho e cana + 1% de uréia (e 50% de volumoso - T4).

Tabela 1: Resultados produtivos
 

 


1- T1= Sil. de milho (40%de concentrado); T2= Cana + 0,35% uréia (50% de concentrado);
T3= Cana +1% Uréia (40% concentrado); T4= Cana + 1% de uréia (50% de concentrado)
Médias seguidas de letras diferentes na mesma linha diferem estatísticamente - Tukey a 5%

Segundo os autores, outras pesquisas já demonstraram desempenho inferior em vacas alimentadas com cana-de-açúcar quando em substituição à silagem de milho. Eles argumentam que esta menor produção pode ser explicada, pelo menos em parte, pela menor ingestão de matéria seca dos animais consumindo cana, função da menor degradabilidade de sua fibra, o que já foi mencionado no artigo anterior nesta mesma seção, que tratava da qualidade das diferentes variedades de cana.

A composição do leite não apresentou diferenças significativas, como pode ser constatado nos dados.

Os autores avaliaram ainda os valores de pH e nitrogênio amoniacal (N-NH3) ruminal antes e três horas após a refeição matinal. Não houve diferenças significativas (P<0,05) entre os tratamentos, com exceção para o N-NH3 antes da refeição matinal. Os valores podem ser observados na tabela 2.

Tabela 2: pH e Nitrogênio amoniacal ruminais

 

 



1- T1= Sil. de milho (40%de concentrado); T2= Cana + 0,35% uréia (50% de concentrado);
T3= Cana +1% Uréia (40% concentrado); T4= Cana + 1% de uréia (50% de concentrado)
Médias seguidas de letras diferentes na mesma linha diferem estatísticamente - Tukey a 5%

Os autores concluíram que a silagem de milho, sob o ponto de vista da produção animal, para animais com produções médias diárias de 20 kg/dia, mostrou-se superior à cana-de-açúcar, independente da forma de utilização.

Comentário MilkPoint: estes dados mostram que a simples correção do teor protéico da cana com uréia não é suficiente para igualar seu valor nutritivo à silagem de milho. Isto certamente está ligado a fatores como a qualidade da fibra. Neste experimento a cana exigiu maior suplementação na forma de concentrados para assemelhar seus resultados à silagem de milho. Isto deve ser considerado quando se faz a escolha da forragem a ser utilizada num determinado tipo de exploração. Dependendo do nível de produção dos animais a suplementação da cana deve ser intensa o que acaba encarecendo substancialmente a dieta (de modo geral quando as produções superam os 20 litros de leite).

Fonte: Mendonça, S. de S. et al., 2001. Cana-de-açúcar como volumoso único para vacas de leite. 1. Produção e composição do leite e 2. Parâmetros ruminais: pH e amônia. In: Anais da 38a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Piracicaba - SP.

24

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HELIO OLIVEIRA

ESTRELA DO INDAIÁ - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 30/07/2018

qual o nome da cana melhor para fazer dar mais leite por favor ?
DILVANIA NOGUEIRA

PENÁPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/06/2018

Para tratar de vacas leiteiras com cana triturada no dia junto com quirela de milho mais uréia o que mais posso acrescentar para enriquecer o trato e não encarecer . É aconselhável colocar sulfato de amônia? Quais as proporções pra cada rés?
WELLINGTON

PIMENTA BUENO - RONDÔNIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/06/2018

ola queria saber qual porcentagem devo usar,,, tipo cana triturada e quirela de milho como devo usar?
quantos % de cada? devo usar sal junto?
HELIO OLIVEIRA

ESTRELA DO INDAIÁ - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 30/07/2018

tbm gostaria de saber o mesmo obrigado
DEJAIDE

PEDRA - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/01/2017

Gostaria de saber depôs da mistura ureia enxofre e água quanto tempo pode ficar armazenado obrigado
DEJAIDE

PEDRA - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/01/2017

Gostaria de saber depôs da mistura ureia enxofre e água quanto tempo pode ficar armazenado obrigado
JOSÉ MARIA APARICIO MONCHO

SANTOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/10/2016

pretendo plantar cana em 2.3 ha nesta próxima semana, estou na região de de Avaré / Botucatu e gostaria de saber qual o tipo de cana mais indicado nesta região  para as vacas leiteiras.

outra duvida é sobre tratar a cana com cal + ureia para alimentar as vacas ou uma coisa ou outra?

minhas vacas sao da raça Jersey com uma media de 20 litros quantos quilos elas devem comer ao dia?

agradeço breve retorno.

abraços

Neno
ROSELY ARAUJO DA SILVA

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/08/2016

estou querendo plantar cana para tratar das vacas de leite na época da seca....gostaria de saber é adequado ou não é bom? qual a melhor opçao...cana ou napie
NATIELE

SUD MENNUCCI - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/04/2016

Gostaria de saber também se há disponível alguma tabela ou regra para a alimentação do gado, ainda tenho duvidas se o melhor á fazer é a criação a pasto ou o confinamento. Se puderem me clarear algumas duvidas sobre oque dar as vacas e quanto dar a cada uma ficaria grata, aguardo
NILVAN CARDOSO TORRES

SÃO CARLOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/01/2016

Senhor Marcelo Erthal, bom dia!

O artigo do José Roberto é de 2001, mas em 2010 o senhor se colocou a disposição.

Por favor, se possível respondas as duvidas suscitadas acima, pois elas nos ajudarão muito. Todas essas dúvidas, são minhas também. E creia o senhor estaria ajudando muito os pequenos produtores, que lutam com muita dificuldade para se manterem no campos.

Em nome de todos antecipadamente, agradeço.

Abraços e fique com Deus.

Meu email: nilvantorres@uol.com.br
DENIS MARLON CHAVES OLIVEIRA

COLUNA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/09/2015

Meu silo de mombarça acabou tenho 30 vacas confinadas ,posso dar cana com 5% de soja e 10% de glúten de milho ,o preço ficou igual a silo de mombarça
GUSTAVO AMORIM GONÇALVES

JERÔNIMO MONTEIRO - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/08/2015

queria saber se posso secar a cana picada tipo faser feno e ensacar para gado.
MARCIO VICENTE DE PAULA

NARANDIBA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/05/2014

sera que posso tratar em confinamento só com  cana quantos quilos de cana posso dar por vaca dia  tendo a produção de 15litros média  tenho 6 vacas em lactação
ELZIMAX ARAÚJO

CRISTAL DO NORTE - ESPÍRITO SANTO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 10/05/2014

Tenho um sitio de 25 há e em toda área está plantada cana de açúcar, as usinas da minha região estão em crise e estão com pagamentos atrasados a dois anos, meu plantio de cana de açúcar é novo e quero aproveitá-la para outra fonte de renda, pensei na atividade leiteira e em comprar algumas vacas e dar a cana de açúcar como volumoso único, gostaria de saber se é possível? Qual a raça e qual o grau sanguíneo que mais se adaptaria para o sistema? Quantas vacas por há? Obs: a cana tem uma produtividade média de 80 toneladas por há. Estou no aguardo!
JUSCELINO

VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - PESQUISA/ENSINO

EM 16/03/2014

gostaria de saber a quantidade de volumoso,e concentrado para uma vaca da raça jersey que produz 20 litros de leite por dia
GONÇALEZ GERALDO

ITANHOMI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/08/2013

Tenho 50 hectares de terras. Nela tenho muitas taboas e cana de açucar. Neste período de estiagem é necessário dar um volumoso verde ao gado, principalmente às minhas vacas leiteiras. Pergunto: posso misturar taboa com cana de açucar e dar as vacas, qual a quantidade (peso para cada vaca);devo  misturar uréia e qual a quantidade por quilo. Eu dou ração de leite para as minhas vacas, ração leiteira. . Se assim eu fizer manterei o leite que elas já dão ou aumentará o leite. Meus vizinhos estão também curiosos em saber a resposta, por isso peço que me respondam. Antecipadamente obrigado.
VLADIMIR TEIXEIRADEARAUJO

ITAÍ - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/05/2013



Posso tratar minhas vacas só com cana de açúcar qual a quantidade de ureia posso misturar por quilo de cana triturada?
























CLAANDERSON

CASCAVEL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/10/2012

tenho algumas vacas e gostaria de saber qual seria a qualidade certa de cana para misturar com ureia e sulfato de amônia para produzir mais leite  
JURACY

CARANDAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/08/2012

Ha algumas perguntas feitas que eu gostaria de saber as respostas, como por exemplo: pode dar somente cana de açucar pra vaca em lactação? Juracy de Carandai MG
MARCELO ERTHAL PIRES

BELÉM - PARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/08/2010

Saudações,

quero solicitar ao Eng.José Roberto a licença de me diririgir ao Sr. Parcifal Olivio, que sem saber é profissional da minha outra atividade (representante comercial de equipamentos para escritório, risos!). Gostaria de lhe oferecer o meu email da área pecuária : tiftoncana@bol.com.br estou a disposição de todos, no que estiver à meu alcance! respeitosamente marcelo
PARCIFAL OLIVIO BURANELLO JUNIOR

LINS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/07/2010

- Qual a quantidade de concentrado usado por tratamento?
o uso de cana de açucar o ano todo pode ser feito , quais os incovimientes apresentados nessa pratica -
estou pensando em usar o ano todo , porque a minha propriedade é pequena e eu preciso de produçaõ.? 12 ha
O uso de pastagens é bom ,mais é muito dependente do tempo e manejo .
MilkPoint AgriPoint