ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Benefícios do whey protein para praticantes de atividade física

VÁRIOS AUTORES

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 26/05/2021

2 MIN DE LEITURA

3
31

O soro de leite é o coproduto da coagulação do leite, considerado como porção solúvel, que se separa da insolúvel (caseína e gordura) durante a fabricação de queijos. O descarte inadequado ocasiona problemas ambientais, sendo necessária uma estação de tratamento de soro de leite nas indústrias de laticínios.

O potencial poluente do soro de leite é devido ao conteúdo de lactose, que necessita de alta demanda bioquímica de oxigênio quando lançado no leito de rios. Entretanto, o que torna o soro de leite uma alternativa para agregação de valor nutricional e financeiro para as indústrias de processamento de alimentos é a presença de proteínas solúveis como α-lactalbumina e β-lactoglobulina, além da biodisponibilidade de aminoácidos essenciais.

Devido ao alto valor biológico e alta digestibilidade, a indústria observou a necessidade de produzir whey protein para aproveitamento das suas potencialidades nutricionais. Desta forma, a utilização em dietas para perda de peso auxilia no controle glicêmico e manutenção da massa muscular devido às altas concentrações de  aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA).

O whey protein tem a função de promover a síntese proteica nos praticantes de atividade física, porém, pode ser uma alternativa apenas para atingir os macronutrientes para quem tem problemas com alimentação sólida.

Ele aumenta o gasto energético do indivíduo e reduz os riscos de compulsão alimentar. É válido ressaltar que além das condições de hipertrofia e força, o whey protein proporciona vários benefícios à saúde de quem o consome.

Devido ao alto teor de aminoácidos, promove a diminuição de glicose sanguínea por aumentar a liberação de hormônios no sangue, como no caso da insulina. Outro fator importante é a redução de sintomas de estresse e depressão o que é ideal em tempos de pandemia.

Por fim, a ingestão de whey protein por praticantes de atividade física além de proporcionar hipertrofia muscular (aumento da massa magra) e aumento do rendimento e força, contribui para a diminuição do cansaço e da gordura corporal. 

Os benefícios de seu consumo são potencializados antes ou após a realização dos exercícios de musculação. A ingestão deve ser recomendada por profissional capacitado, especialmente o nutricionista, para evitar problemas de saúde, com o consumo indiscriminado.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

Referências

CORREA, C. H. F. A.; NUNES, G. A. Efeitos metabólicos na suplementação de whey protein na musculação. EFDeportes. Revista Digital. Buenos Aires. EFDeportes, Revista Digital. Buenos Aires, año 17, nº 176, 2013.

HARAGUCHI, F. K.; ABREU, W. C.; PAULA, H. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Revista de Nutrição, v. 19, n. 4, p. 479-488, 2006.

AMANDA FARIA

Engenheira de Alimentos e Mestre em Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

GIVANILDO DE OLIVEIRA SANTOS

Educador Físico e Mestre em Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

ADRIANO CARVALHO COSTA

Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras

ROGERIO FAVARETO

Engenheiro Químico. Doutor em Ciências Agrárias-Agronomia e Professor do IF Goiano - Campus Rio verde

MARCO ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA

Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás, Professor do IF Goiano - Campus Rio Verde, GO

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RICARDO APARECIDO SANTOS

CAIAPÔNIA - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 16/11/2021

Parabéns a todos envolvidos, conteúdo top.
AMANDA FARIA

AGUDOS - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 26/05/2021

Muito feliz com nosso trabalho!!
AMANDA FARIA

AGUDOS - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 26/05/2021

????????
MilkPoint AgriPoint