ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Encontros na bubalinocultura: uma necessidade de união

ESPAÇO ABERTO

EM 12/07/2018

0
2

*Por Breno Antônio Dias Oliveira Zootecnista e consultor em bubalinocultura

 

Nestes tempos de redes sociais, internet e troca rápida de informações encontrar com outras pessoas e realizar a troca de experiências parece fácil e rotineiro. Mas há coisas que a tecnologia não consegue substituir como uma boa conversa olho no olho, por exemplo. No meio rural e principalmente em uma atividade em franco crescimento, com necessidades de estruturação de toda sua cadeia produtiva e de desenvolvimento de tecnologias isso se torna indispensável.

Como dito outrora em um artigo recentemente publicado neste site o búfalo tem consigo a magia de fazer amigos e unir até pouco tempo aqueles que embora tenham a mesma paixão e o mesmo trabalho não se conheciam. Chega a ser surpreendente e curioso quando muitas vezes vizinhos muito próximos que não se conheciam acabam se encontrando e trocando histórias e experiências do dia a dia. Apenas para contextualizar cito o exemplo de dois criadores da cidade de Uberlândia em Minas Gerais, criadores de búfalos a mais de 20 anos, com propriedades distantes a menos de 20 km uma da outra, que não se conheciam embora já tivessem procurado por outros adeptos da bubalinocultura no referido município.

Nem vou aqui gastar mais e mais linhas para contar outras histórias e dar exemplos de conversas que resultaram em importantes parcerias e negócios. Lembro apenas que neste meio aparece cada vez mais interessados, e cito em particular dois grupos: os estudantes e os investidores. O primeiro grupo congrega a gama de universitários dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Veterinária, além de alunos dos cursos técnicos em agropecuária, muito conhecidos por “agricolinos”. Estes a cada dia mais se interessam pela bubalinocultura, provavelmente por influência das mídias sociais, onde cada vez mais se encontra materiais sobre a criação de búfalos e suas vantagens, ou até mesmo pelo advento das aulas ministradas nos cursos em que frequentam. O certo é que procuram mais e mais por vagas de estágio e oportunidades de conhecerem os bubalinocultores e um pouco de seu dia a dia.

Outro grupo que se destaca é o dos investidores, oriundos das mais diversas atividades e com objetivos distintos. Existem neste profissionais liberais, empresários, aposentados, criadores de outras espécies e até pessoas de outros países. Geralmente buscam entrar na atividade por intermédio de um vizinho de fazenda que cria búfalos, por material informativo consultado na internet e até como resultado de viagens feitas a Itália e a Índia onde conheceram criações de búfalos. Alguns tem como objetivo constituir grandes criatórios com uma indústria própria de laticínios, outros para ocupar e dar uso a propriedade recebida de herança de seus pais ou avós ou para diversificar as atividades em sua fazenda. E tem aqueles que se interessam em criar apenas por se simpatizarem com o “jeitão” manso e tranquilo dos bubalinos.

Enfim as razões são muitas mas as necessidades são quase as mesmas. E dentre elas a de se comunicar e interagir ganha destaque. Com o intuito de se formalizar estes encontros e criar mais um elo de ligação, um ponto de encontro dos amantes desta atividade carinhosamente chamados e conhecidos pelo pseudônimo de “bufaleiros” estaremos realizando mais uma vez na cidade de Piumhi MG, portal de entrada da Serra da Canastra e grande polo de criação de búfalos em Minas Gerais um evento que já está se tornando tradição. Teremos o torneio leiteiro mostrando toda a capacidade e o potencial produtivo da espécie bubalina, o encontro de bubalinocultores com palestras informativas e super importantes reunindo grandes nomes e o leilão de bubalinos, colocando em pista muita qualidade, variedade e facilidade de aquisição de bons animais. E este ano com uma novidade: o 1º Búfalo Tour do Brasil. Este será o primeiro da série que visa mostrar um pouco mais da atividade da bubalinocultura brasileira in loco. Oportunidade única de conhecer grandes criatórios. Portanto, agende-se e não perca esta semana de muito conhecimento e bons negócios.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.