Toda boa gestão, em qualquer negócio, passa por um gerenciamento eficiente, preciso e constante dos processos, indicadores e colaboradores. Na atividade leiteira não é diferente, e isto é válido tanto para as grandes quanto para as pequenas propriedades. Em todos os casos, a regra do jogo é clara: gerenciar para avançar.
No entanto, sabemos que esta não é uma tarefa fácil. Antes de tudo, é preciso conhecer e identificar todas as dificuldades e gargalos presentes na sua propriedade, uma vez que os processos não se copiam, não são iguais. Cada fazenda tem a sua própria maneira de executar as atividades, ou seja, quando falamos em gestão, não existe uma receita de bolo para todas as propriedades leiteiras, cada uma precisa formular a sua.
Neste contexto, um grande aliado no gerenciamento das fazendas leiteiras é o Sistema MDA, idealizado pelo Professor Paulo Machado, Diretor da Clínica do Leite. Esta forma de gestão é baseada no Sistema Toyota de Produção ou Toyotismo. O sistema utiliza a filosofia Lean Manufacturing, que busca eliminar desperdícios, atender o cliente final e melhorar sempre, sendo composta por três pilares: escassez, dependência mútua e valorização do esforço.
Neste e-book, você encontrará algumas dicas e insights baseados no Sistema MDA para gerenciar a sua propriedade, aumentar a produtividade, otimizar e melhorar continuamente os processos e reduzir desperdícios, bem como engajar seus colaboradores.
Este conteúdo foi elaborado com base na palestra do Professor Paulo Machado, do projeto Agro + Lean, ministrada no dia 21 de maio de 2021 no evento MilkPoint Experts Feras da Gestão.
Não perca tempo, baixe agora o e-book aqui. Gerencie de forma eficiente a rotina da sua propriedade!