ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quais as diferenças entre os tipos de leite?

CRUZADINHA

EM 27/01/2023

2 MIN DE LEITURA

2
6

Tipos de leite... afinal, quais as principais diferenças entre eles? Certamente, você, já escutou, respondeu ou se fez essa pergunta! Então, que tal explorarmos um pouco mais sobre o assunto? É o que vamos ver neste artigo! 

 

O que é o leite pasteurizado? 

O leite pasteurizado é o leite fluido submetido ao tratamento térmico de pasteurização. O tratamento térmico é um processo que combina tempo e temperatura. A pasteurização foi descoberta por Lois Pasteur em 1862 e seu principal objetivo é a eliminação dos microrganismos patogênicos

Existem dois tipos: a pasteurização lenta e a rápida. No caso do leite pasteurizado é realizada a pasteurização rápida, cujo binômino temperatura gira em torno de 72ºC por 15 segundos. A título de conhecimento, na pasteurização lenta, normalmente, é utilizado o binômio tempo/temperatura de 65ºC por 30 minutos.

O leite pasteurizado, normalmente, é comercializado em "saquinhos," conhecidos como "leite de barriga mole." Por se tratar de um processo térmico mais brando, o leite pasteurizado tem uma menor vida de prateleira comparado ao UHT, por exemplo, devendo ser consumido em torno de 3-5 dias e mantido sob refrigeração.

 

O que é o leite UHT?

Popularmente conhecido como "leite de caixinha," o leite UHT passa por um processo térmico mais severo que o de pasteurização, denominado de "Ultrapasteurização." Normalmente, o binômino tempo/temperatura empregado é de 130-145°C durante 2 a 4 segundos. Isso explica, por exemplo, a maior vida de prateleira do leite UHT e o fato de poder estar a temperatura ambiente antes de ser consumido. 

O leite UHT é alvo de muitas fake news. Entre as mais comuns está que o "leite UHT tem conservantes." Bom, além da adição de conservantes não ser permitida pela legislação, ela é absolutamente desnecessária. A combinação da ultrapasteurização e do envase asséptico do produto em embalagens estéreis é o que garante a maior vida de prateleira e descarta o uso de conservantes, além de obter um produto seguro. 

Os aditivos, como os fosfatos, são permitidos e adicionados no leite em algum momento antes da esterilização. Estes fosfatos ajudam as proteínas do leite a resistirem às altas temperaturas sem precipitar. 

Outra lenda bastante comum é que "as barrinhas coloridas embaixo da caixinha do leite UHT indicam reprocesso." Nada disso, vamos aos fatos! Na realidade, as barrinhas coloridas no fundo da caixinha de leite, na verdade, são devido a um teste de cores para garantir a qualidade de impressão nas embalagens

Também há o leite esterilizado, no qual o processo de esterilização é feito in-container. No Brasil, a esterilização in-container é utilizada principalmente para fabricação de creme de leite. Nestes casos, a esterilizado é feita antes de o produto ser embalado. 

 

O que é o leite em pó? 

leite em pó é um derivado lácteo desidratado obtido a partir da secagem por atomização em equipamentos denominados de Spray Dryer. Em linhas gerais, a secagem é remoção de água de um alimento em sua quase totalidade.

secagem por atomização é realizada pulverizando pequenas gotículas de leite concentrado por meio de atomizadores. Ao entrar em contato com o ar quente de secagem, ocorre uma transferência de energia na forma de calor da corrente de ar quente para a gotícula e de água da gotícula para o ar, ocasionando a secagem instantânea e formação do pó. Importante salientar que a quantidade de estágios empregada impacta diretamente nas propriedades funcionais e aglomeração do pó.

 

Conceitos em dia, hora de cruzadinha! Bora lá? 

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ EDILSON DO CARMO

MORADA NOVA - CEARÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 30/01/2023

Gosto muito de ler as matérias que sai nessa revista, deixa bem informado no mundo dos lácteos
JOSÉ EDILSON DO CARMO

MORADA NOVA - CEARÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 30/01/2023

Gosto muito dessa revista

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures