Nas últimas décadas houveram avanços no em todo o setor de ruminantes e novas técnicas de alimentação e manejo foram propostas para minimizar os prejuízos e aumentar a renda dos diversos setores e sistemas produtivos. A maior produção em menor preço é a meta a ser seguida.
Embora as inovações são sempre bem vindas, não há necessidade de complicar. Ainda, sobre o mesmo ponto de vista, a vaca de leite não precisa de luxo e sim de premissas básicas e eficientes para se construir um sistema simples e consolidado.
A produção de leite a pasto é uma prática muito comum e uma realidade da maioria das fazendas brasileiras, principalmente de agricultura familiar.
A alimentação significa a maior parte dos custos da produção e o uso de um alimento barato e de fácil oferecimento é fundamental para o sucesso. Em se tratando de produção de leite a pasto, em que a forragem é diretamente pastejada pelo animal, a diminuição dos custos torna-se consequência.
Pegando essas dicas e juntando com tudo que você já sabe, responda a cruzadinha abaixo para testar seus conhecimentos sobre produção de leite a pasto!
Se você se interessou por esse assunto e quer mais dicas para implementar na sua produção ou para responder a cruzadinha, da uma conferida nesses artigos:
- Produção de leite em pasto: simplicidade que o sistema oferece
- Pastejo rotacionado: tamanho e taxa de lotação dos piquetes
Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!