Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Enchentes do Sul isolam produtores e causam problemas na captação

As chuvas que assolam o Rio Grande do Sul durante toda a semana tem gerado problemas para os produtores de leite do estado. Confira!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 03/05/2024 - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 9

As chuvas que assolam o Rio Grande do Sul durante toda a semana tem gerado problemas para os produtores de leite e indústrias do estado. A queda de barreiras em estradas e vias vicinais e os alagamentos estão isolando propriedades rurais pelo interior. 

Segundo Marcos Tang, presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), a situação é grave pelas propriedades gaúchas. "Muitas estão alagadas e isoladas devido à queda de barreiras, o que significa o não recolhimento de leite e, portanto, o não abastecimento à indústria que, por sua vez, não tem mais embalagens para o envasamento do pouco produto  que chega", observa.

O dirigente relata também que as propriedades estão ficando sem combustível e alimentação para as vacas. "Sei de propriedades, com grande número de vacas, que estão ordenhando uma vez ao dia só porque têm pouquíssimo combustível. Não conseguem buscar mais e estão tocando os geradores com este combustível. Os produtores estão fazendo alguns trajetos a pé, pegando óleo em pequenas quantidades, enquanto for possível. Temos relatos de uma enorme diminuição de ração para os animais, pois faltará o produto em alguns estabelecimentos", reforça.

Continua depois da publicidade Agroceres

Tang chama a atenção para o momento de ajuda, em primeiro lugar, às vidas humanas, mas também recorda que esta é mais uma tragédia vivida pelo setor. "Realmente é muito difícil e estamos esperando que as chuvas diminuam para que as estradas possam ser abertas, pelo menos, para dar acesso à chegada de comida, assim como também de embalagens para a indústria, e desta forma atender  ao consumidor. Passou de uma enchente para uma catástrofe geral", avalia.

A situação das chuvas tem dificultado o acesso a propriedades e também tem sido crítica no Vale do Taquari, onde cerca de 30% da captação de leite na região foi afetado, conforme relata Guilherme Portella, presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado (Sindlat-RS). 

"É um problema que estamos tentando resolver, neste momento mais concentrado na região do Vale do Taquari ." pontua o presidente do Sindilat-RS.

Houve ainda impacto temporário nas atividades de plantas. A unidade da Lactalis, em Teutônia, por exemplo, precisou paralisar a operação por cerca de oito horas, entre 8h e 16h, por questão de segurança. A subestação de energia foi atingida pelas águas, mas posteriormente, foi possível retomar as atividades. A planta tem capacidade para recebimento de até 1 milhão de litros de leite por dia.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Gadolando e do Sindilat-RS, adaptadas pela equipe MilkPoint.
 
 

Foto: Divulgação

 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 9
Agroceres

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

25/08/2026

Argélia constrói megafazenda leiteira no Saara com 270 mil vacas

24/08/2026

Raça Sindi é destaque em concurso científico da ExpoGenética com dois estudos premiados

28/08/2026

Mais leite no mercado pressiona spot e muçarela, mas preços internacionais sobem

26/08/2026

Ranking global de laticínios: quem cresceu e as tendências para 2026

26/08/2026

Conseleite/PR registra leve ajuste positivo de 0,24% no leite a ser pago em setembro

27/08/2026

Jabuticaba ganha espaço nos lácteos com novo iogurte líquido da Vigor

BI
GlobalGen

Destaques de hoje

Mais leite no mercado pressiona spot e muçarela, mas preços internacionais sobem
Giro de Notícias

Mais leite no mercado pressiona spot e muçarela, mas preços internacionais sobem

Citando aumento da oferta de leite, Conseleite/RS registra leve ajuste de -1,01%
Giro de Notícias

Citando aumento da oferta de leite, Conseleite/RS registra leve ajuste de -1,01%

Curiosidade: com mais de 216 toneladas de leite, Smurf foi a vaca mais produtiva já registrada
Giro de Notícias

Curiosidade: com mais de 216 toneladas de leite, Smurf foi a vaca mais produtiva já registrada

Fairlife investe US$ 650 mi e aumenta capacidade com superfábrica de leite nos EUA
Giro de Notícias

Fairlife investe US$ 650 mi e aumenta capacidade com superfábrica de leite nos EUA

"Eu tinha uma Ferrari e andava de Fusca": agora, a meta é chegar aos 50 kg de leite por vaca/dia
Interleite Brasil

"Eu tinha uma Ferrari e andava de Fusca": agora, a meta é chegar aos 50 kg de leite por vaca/dia

A concentração da produção de leite no RS e o paradoxo do pagamento por escala
Wagner Beskow

A concentração da produção de leite no RS e o paradoxo do pagamento por escala

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Kuhn do Brasil

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?