ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pastejo rotacionado: tamanho e taxa de lotação dos piquetes

MARCO AURÉLIO FACTORI

EM 10/12/2015

6 MIN DE LEITURA

289
20

Atualizado em 31/05/2021

O projeto de pastejo rotacionado, com tamanho e taxa de lotação dos piquetes, é uma das principais dúvidas dos produtores de leite. Vamos tentar esclarecer esta dúvida aqui, mas antes precisamos contar uma história:

"Em certo dia um vizinho que gostava de copiar o outro vendo o seu vizinho preparando a terra resolveu fazer o mesmo. Quando o primeiro plantava o outro ia e copiava. Depois, o capim nasceu e o primeiro foi e dividiu a área em piquetes utilizando um fio de arame somente e, por fim, quando o primeiro soltou seus animais na área, o outro fez igualzinho. Mas, por um inconveniente tremendo, pegou fogo na área do primeiro vizinho e, por surpresa, o segundo ateou fogo na sua também!"

Engraçado, porém trágico quando se trata de manejo ideal do capim. O objetivo não é copiar e sim adequar a cada realidade, às características de cada área e de cada manejo. Quando pensamos em pastagem, obviamente o manejo deve ser específico para cada propriedade. Contudo, alguns princípios básicos, que são passados nos centros de pesquisas e universidades, podem ser implantados pelos produtores.

 

O que é pastejo rotacionado?

Nos sistemas de produção intensiva, o sistema de pastejo com lotação rotacionada é o mais indicado, por garantir maior uniformidade e eficiência de pastejo. Basicamente, trata-se de dividir a área em piquetes de acordo com a forrageira utilizada (número de dias de descanso) e dos dias de ocupação (tempo que os animais permanecem no piquete).

 

Como dividir os piquetes no pastejo rotacionado?

O número de piquetes será em função do período de descanso (PD) (Tabela 1), que varia de acordo com a espécie forrageira utilizada e do período de ocupação (PO). Pode ser obtido pela equação: número de piquetes = (PD/PO) + 1.

O período de ocupação deve ter a menor duração possível, podendo variar de 1 a 8 dias garantindo, assim, melhor rebrota das plantas e facilitando o controle da lotação da pastagem.



Tabela 1. Principais Gramíneas forrageiras tropicais com seus respectivos períodos de descanso (dias).



Como descrito, o período de ocupação está mais relacionado com a espécie e o objetivo. Certamente, períodos de ocupação de um dia são o ideal, pois a forrageira, ao ser consumida (pastejada), já começaria a rebrotar.

Desta forma, se o animal voltar a pastejá-la, irá com certeza prejudicar sua rebrota, prejudicando o pastejo do ciclo posterior – chamamos de ciclo de pastejo o tempo no qual o animal demora para voltar a pastejar o mesmo piquete, dentro do sistema de piquetes os quais ele se encontra.

Ainda, manter um dia de ocupação faz com que o animal que está pastejando (principalmente o gado de leite) se alimente de uma forragem de mesmo valor nutricional. Explicando de outra forma: se o animal permanecer mais dias no mesmo piquete, um dia ele comerá somente folha (de maior qualidade, maior proteína) e no outro poderá comer, além da folha, o colmo da forragem (que tem menor valor proteico). Para gado de corte, isto não é primordial, podendo utilizar mais que um dia de ocupação.

 

Quantos piquetes por hectare no pastejo rotacionado?

Sendo assim, considerando um hectare a ser dividido e, portanto rotacionado, se efetuarmos uma breve conta com 27 dias de descanso e um dia de ocupação, teremos 28 piquetes. Considerando 10.000 m2  teremos piquetes de aproximadamente 350 m2. Também teremos que ter corredores de acesso e por isso os piquetes seriam pouco menores que isto.

 

Quantas animais por hectare no pastejo rotacionado?

Esta é uma conta simples a ser realizada. Primeiramente, qual produtividade do capim utilizado em função do manejo? Para isso devemos medir a produtividade do capim por área. Devem-se obter a cada área algumas coletas de material e estimar a lotação.

Para isso, devemos coletar o capim rente ao solo com uma moldura de área conhecida. Podemos utilizar um metro quadrado, ou seja, uma moldura feita de cano, ferro ou até mesmo de bambu (Figura 1) de dimensões 1x0,5m (meio metro quadrado) ou ainda 1x1 m (1 metro quadrado).

Feito isto, cortamos toda forragem rente ao solo em pelo menos uns 3 a 5 pontos na área e depois pesamos e multiplicamos este peso por 0,20 (20% é o teor de matéria seca do capim no ponto ótimo de corte). Logicamente que, em cada caso, este teor de matéria seca irá ser diferente, mas com a utilização de 20% já teremos uma grande aproximação da realidade. Existem metodologias especificas e simples para fazer isso.

Feito isto, teremos uma produtividade de massa seca pela área coletada. Multiplique esta produção por 0,7 ou 70% (valor que usamos para desconsiderarmos as perdas (30%) e altura de resíduo do capim) e teremos a produtividade média pela área coletada. Assim, extrapolamos para a área toda multiplicando o peso médio de um metro quadrado pelo tamanho do piquete e assim temos a produtividade do piquete (massa seca por dia).

Para vermos a lotação, consideramos que uma vaca de leite come por volta de 2,5 a 4% do peso vivo (de corte ao redor de 1,8%) em massa seca por dia. Ou seja, um animal de 500 kg x 3% comerá 15 kg de massa seca por dia.

Sendo assim, se o meu piquete produz por dia 150 kg de massa seca, temos uma lotação de 10 animais. Caso nós utilizemos mais dias de ocupação, fica evidente que teremos que dividir a produção daquele piquete pelos dias de ocupação e assim ajustar a lotação.

Para tanto, se aumentarmos o número de dias de ocupação, se lembrarmos bem, iremos diminuir o número de piquetes e portanto aumentar a área de cada piquete, segundo a fórmula anterior.


Figura 1. Foto ilustrativa da coleta de forragem dentro de moldura de área conhecida (Foto: Paulo Roberto de Lima Meirelles, 2006).

Logicamente tudo é variável a cada caso, mas com certeza desta forma iremos calcular a lotação utilizada. Ainda, (segundo nosso exemplo) se dividimos um hectare por 28 piquetes e um dia de ocupação, teremos que a cada dia, comerá 10 animais sendo rotacionado nos piquetes, ou ainda estes dez animais, irão comer um piquete por dia e quando eles voltarem no primeiro piquete, consideraremos um ciclo de pastejo ou ainda lotação de 10 animais por hectare, em um rotacionado de 1 hectare com 28 piquetes com um dia de ocupação. Somente como exemplo, em uma área de 2 hectares, divididos em 28 piquetes do dobro de tamanho, teremos 20 animais em dois hectares com a lotação de 10 animais por hectare e assim por diante.

Obviamente que este ajuste não é viável ser realizado diariamente, mas com certeza poderemos fazê-lo, (no mínimo) uma vez por ciclo de pastejo, pois consideramos que ao longo do ano a produtividade do capim varia e devemos ajustar a lotação para que não falte comida aos animais. Também, devo ressaltar que ao longo do tempo nossos olhos vão ficando calibrados e conseguiremos aumentar ou diminuir a lotação apenas visualmente (diariamente). Em resumo, faltou comida retiramos animais e sobrou comida adicionamos animais.

Também temos casos inversos em que o produtor tem área sobrando e por isso quer rotacionar uma área qualquer para 20 animais. A conta seria o inverso, pois desta forma faremos a conta sobre a lotação, considerando a lotação média por área, dividindo então esta área por determinados número de piquetes e assim em diante.

Mas, então, qual o tamanho ideal de rotacionado? Devo separar novilhas e vacas, animais a serem abatidos ou afins em outro rotacionado?

A resposta mais simples que comento com as pessoas é que o rotacionado varia de acordo com sua propriedade, sua área, número de animais, ou ainda, o que mais gosto de dizer é que para gado de leite, está relacionado com a média do número de animais por lote (se possível utilizar um rotacionado por lote) e ainda para animais de corte, está inteiramente relacionado com o quanto de animais cabem no seu curral ao mesmo tempo para serem manejados. Enfim, quanto menor for o rotacionado melhor e mais intensivo será o manejo e, portanto, melhor poderá ser, mas já vi o contrário acontecer. Sobre categorias animais, se puder separe por idade, por lotes e ainda principalmente, sem sombra de dúvidas, por espécie.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

MARCO AURÉLIO FACTORI

Consultor, Factori Treinamentos e Assessoria Zootécnica.

289

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MAISA COELHO

EM 22/07/2024

Amigo me ajuda estou querendo fazer um pasto rotacionado meu espaço e de mais o menos 16.60 há e quero dividi-lo em 12 piquetes o que acha e melhor que os pastos sejam maiores o menores pensei em fazer de 12 piquetes coloco mais gado o que acha e o meu capim é andropon e não está bem formado então vou fazer maior e também pelo custo da cerca pois não vou faze elétrica pela manutenção
MARCO AURÉLIO FACTORI

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/07/2024

Maisa, no seu caso, de uma forma geral, a área dos piquetes podem ser do tamanho que você desejar, somente ajuste a lotação e o tempo de descanso. Qualquer coisa entre em contato. factori.com.br
MARCO AURÉLIO FACTORI

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/07/2024

Prezado senhores. Por favor, para estas duvidas mais específicas, entre em contato conosco. factori.com.br
FABIO GONÇALVES DE ALMEIDA

PIRACAIA - SÃO PAULO

EM 27/10/2023

Queria saber quantos bezerros posso colocar em um piquete de mil metros quadrados,sendo que tenho trinta piquetes ou seja todo dia troco de piquete
WALISSON MATHEUS SILVA DE SANTANA

ABADIA DE GOIÁS - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 23/06/2023

Professor como ficaria um dimensionamento para seca e água de 22 piquete de 0,68/hectares
JON RODRIGUES LOPES

SÃO JOÃO DO ORIENTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/06/2023

Professor tenho uma área de 8 mil metros estou querendo fazer um pastejo rotacionado para 7 vacas você pode me dizer mais ou menos a metragem dos piquetes que devo fazer muito obrigado
ALAN

UMIRIM - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/04/2023

Olá professor
Tenho uma área de 5ha e pretendo plantar braquiária para pastejo rotacionado.
Sendo 8 piquetes de 6mil metros quadrados cada
Queria saber quantas vacas girolandas posso colocar em um piquete
PABLO

RIO MARIA - PARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/01/2023

Boa tarde! Gostaria de saber qual o gasto com adubação tenho em 1,5 hectares irrigado,para vacas leiteiras,mensalmente?!
CLAUDINEI GERALDO DE JESUS RESENDE

JABOTICATUBAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/12/2022

Professor quero criar 2 vacas de leite em dois mil metros Jersey ou girolando,quantos piquetes posso fazer ? Qual o melhor capim ,já tem braquiária plantando, é possível criar estas vacas neste terreno pequeno, os piquetes serão irrigados,por favor me responda, desde já agradeço
AMANDA SOUSA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 28/11/2022

Boa tarde tudo bem? aqui é Amanda aluna de medicina Veterinária da São Judas, e queria saber como fazer o consócio de café com vacas leiteiras, de maneira que elas nao invadem a plantaçao e derrubam? A plantaçao ela é feita em distancia maior? Qual técnica pode usar? Minha dúvida é saber se café+ braquiárias+vaca leiteira(girolando) dá para fazer de acordo com o padrão da ILPF? Me
AMANDA SOUSA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 24/11/2022

Boa tarde tudo bem? aqui é Amanda aluna de medicina Veterinária da São Judas, e queria saber como você fez o consócio de café com vacas leiteiras, elas nao invadem a plantaçao e derrubam? A plantaçao ela é feita em distancia maior? Qual técnica voce usou? Minha dúvida é saber se café+ braquiárias+vaca leiteira(girolando) dá para fazer de acordo com o padrão da ILPF? Me ajuda por favor preciso entregar meu trabalho escrito para quinta feira dia 24/11. 🙏🏻
THIAGO CARDOSO

EM 24/11/2022

Ola boa tarde tenho uma área de 5500 m², fiz a divisão em 14 piquetes com média de 370 m², porem estou pensando em fazer a irrigação e fazer o plantio do braquiária marandu. é um terreno de terra preta com um pouco de argila de cavado, porem ela seca no verão. gostaria de alguma sugestão de quantos animais por piquete e se posso deixar os animais dois dias por piquete sendo que a noite os animais irão para área de descanso.
MARCO AURÉLIO FACTORI

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/11/2022

Thiago, quanto a lotação no verão será por volta de 5 animais. Quanto ao tempo de permanência no piquete será ao redor mesmo, de 2 dias, sendo uns 26 dias de descanso, neste caso. Fique atento a adubação com ureia no verão, por volta de 120 kg de ureia por hectare a cada ciclo. No seu caso, pro volta de 55 kg de ureia, divididos nos piquetes com adubação após a saída dos animais do piquete pastejado. At.te Marco Aurélio Factori
EM RESPOSTA A MARCO AURÉLIO FACTORI
THIAGO CARDOSO

EM 28/11/2022

Muito obrigado professor pela dica.
THIAGO CARDOSO

EM 24/11/2022

Ola boa tarde, tenho 5500 m2 de área, fim 14 piquetes com média de 370 m2. estou pensando em por irrigação e pretendo plantar o braquiária marandu. Pode me dar alguma dica de quantos animais por pique e se posso deixar os animais no piquete por 2 dias sendo que a noite os animais irão para a área de descanso.
DIRCEU SCABORA

TAPIRA - PARANÁ

EM 16/11/2022

Olá, boa tarde, tenho 13,30ha de área total, e estou querendo começar o preparo do solo para o plantio de pasto, gostaria de fazer uma pastagem totalmente rotacionada através do piqueteamento de toda a área, para a engorda de novilhas, o solo aqui na propriedade é bastante arenoso, gostaria de saber qual a pastagem mais indicada para este tipo de solo, e qual a quantidade de piquetes seria o ideal para esta área. Lembrando que vai ser feito a correções devida do solo, assim como indicado na análise retirada do mesmo recentemente.
MARCO AURÉLIO FACTORI

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/11/2022

Dirceu, se corrigido qualquer forrageira pode ser implantada. Neste caso, utilize o Miyagui, um Panicum bastante produtivo, exigente, porém, segundo alguns trabalhos que conduzí, ele tolera desafios muito bem, mas responde em produtividade. Neste caso, trabalhe com 5 piquetes, com 28 dias de descanso e 7 dias de ocupação. A lotação média pro hectare no verão é 10 a 12 animais e no inverno por volta de 2. At.te marco Aurélio Factori
LUCIAN SIQUEIRA

ABADIÂNIA - GOIÁS - OVINOS/CAPRINOS

EM 03/11/2022

Ok. Então, seria piquetes de 10.000 m2? E qual é o tempo de recuperação do braquiária?
MARCO AURÉLIO FACTORI

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/11/2022

Lucian, são aproximadamente 25 dias de descanso. No seu caso, como tem 7 hectares, ou seja, 70 mil metros quadrados.. serão 6 piquetes de um pouco mais, por volta de 11.600 metros quadrados. A disposição.
LUCIAN SIQUEIRA

ABADIÂNIA - GOIÁS - OVINOS/CAPRINOS

EM 03/11/2022

Boa tarde, tenho 7 hectares de braquiária, queria saber quantidade maxima de bezerros e piquetes que posso fazer, sou de Goiás, Abadiânia perto de Brasília
MARCO AURÉLIO FACTORI

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/11/2022

Lucian, os piquetes, dependem dos dias de ocupação. Sugiro fazer 6 piquetes com 5 dias de ocupação cada um. Quanto a lotação tudo depende do seu manejo e adubação, mas com braquiarão será ao redor de 6 UA por hectare no verão. At.te Marco Aurélio Factori
CARLOS HENRIQUE

EM 28/10/2022

Boa tarde Marcos, gostaria de saber quanto de pasto eu preciso para engordar 10 bezerros até o ponto de abate utilizando somente pasto e sal.
MARCO AURÉLIO FACTORI

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/11/2022

Carlos, qual será seu manejo, a forrageira utilizada e em que região você está? At.te Marco Aurélio Factori
CARLOS HENRIQUE

EM 28/10/2022

Bom dia Marcos, gostaria de saber quanto de pasto eu preciso para engordar 10 bezerros até o ponto de abate, utilizando somente pasto e sal.
MARCONES ALVES

FEIRA NOVA DO MARANHÃO - MARANHÃO - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 13/10/2022

boa tarde!
tenho 16ha no interior do maranhão, onde chove bem de dezembro á maio, e tem o período seco de junho á novembro.
minha pastagem é braquiarão, adiquirir á area agora e queria umas dicas de como faze piquetes, pra rotacionar e quantos animais poderia colocar nessa area.
MARCO AURÉLIO FACTORI

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/10/2022

Marcones, por cima, a lotação está por volta, no verão, em rotacionado, ao redor de 5 animais por hectare no braquiarão. Sobre como fazer piquete e tudo mais acredito que você precisará de assistência. Trabalhamos com assistência online caso precise. Ate. Marco Aurélio Factori
ROBERTO DE AGUIAR SANTOS

ARICANDUVA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/09/2022

Bom dia. To querendo iniciar no ramo leiteiro em.pequena escala. Tenho um terreno de meio equitare terra plana e fresca beira rio, pretendo plantar mombaça fazer 25 piquetes de 200m para rotatividade. Gostaria de saber quantas vacas girolandas ou gerssopandas posso criar? E se preciso complementar alguma coisa? Tipo capim de ração moído na hora da ordenha ou cilagem d emilho?
MARCO AURÉLIO FACTORI

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/10/2022

Roberto, em meio hectare em pasto você colocará pro volta de 5 a 6 vacas. Não se esqueça de guardar uma área para produzir volumoso para o inverno. Se for comprar não precisa. Também vacas em produção, dependendo da quantidade de leite precisa de suplementação de ração, mas depende da produção. At.te Marco Aurélio Factori
RICARDO ALEXANDRE MARTINS

EM 28/09/2022

Boa tarde Marco!
Tenho uma área de 13 hectares formados em braquiarão, divididos em 4 piquetes!
Queria saber quantas cabeças de bezerras nelore recém desmamadas posso colocar, e qual o tempo de permanência em cada piquete.
MARCO AURÉLIO FACTORI

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/09/2022

Ricardo, 13 hectares divididos em 4 piquetes com braquiarão, você teria que deixar estes animais por volta de 8 dias cada piquete. Se você fazer um bom manejo a taxa de lotação, no verão, neste caso ode chegar a 6 UA por hectare, e se for bezerras, o dobro disso, por volta de 12 por hectare. Tudo dependerá do seu manejo. At.te Marco Aurélio Factori

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures