ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fazenda Calciolândia: 'reduzimos a mortalidade dos nossos bezerros de forma quase inacreditável'

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

EM 06/11/2018

11 MIN DE LEITURA

1
10

Entendendo a extrema importância do bem-estar animal para a produção leiteira, o MilkPoint está lançando o Especial Bem-Estar Animal. E qual é a ideia principal? Compartilhar experiências de fazendas que tiveram sucesso utilizando técnicas para promover o maior conforto de seus rebanhos. A primeira edição foi elaborada com a Fazenda Calciolândia, localizada em Arcos/MG e para isso, falamos com Ronaldo Lazzarine Santiago, Agrônomo e Diretor da Calciolândia.

História da Fazenda Calciolândia

A Fazenda Calciolândia, localizada em Arcos/MG, pertence à família Andrade, desde 1912, quando o pai de Gabriel Andrade, o sr. Donato Andrade a comprou. Explorou desde o início a produção de leite, o cultivo de lavouras de milho e a criação de suínos. O leite era industrializado para produzir manteiga e o soro usado para engorda dos porcos. Na década de 30 os filhos entraram no negócio – e em 1939, com o crescimento da indústria própria - eles passaram a produzir leite em pó, além da manteiga.  A indústria ficou nas mãos da família até o final da década de 40, quando foi vendida para a Nestlé.


A Fazenda Calciolândia, localizada em Arcos/MG, pertence à família Andrade, desde 1912

No final da década de 50, Gabriel percebeu que estava crescendo o interesse dos fornecedores de leite pelo gado Gir, o qual, criado em algumas fazendas da região demonstrava muito melhor adaptação e rusticidade. Então procurou criatórios que selecionassem o Gir para produção de leite e adquiriu as vacas de Jacinto Continentino, em Franca/SP, com ajuda do Sr. João Feliciano Ribeiro.

Nesta época, em 1962, as produções médias giravam em torno de 2.000 kg/lactação e a melhor vaca na época produzia entre 18 a 20 litros/dia. Desde então, a fazenda se dedica à seleção e ao melhoramento genético da raça Gir para produção de leite e através dos esforços de Gabriel Andrade, foi uma das pioneiras na mobilização para estruturação do primeiro teste de progênie da raça - o que só foi alcançado em 1985, com o envolvimento e adoção do programa pela Embrapa Gado de Leite.

Ao final da década de 80 e início dos anos 90, a Calciolândia iniciou a produção do Girolando, a qual se intensificou em meados da primeira década do novo milênio. Com o melhoramento do Gir e do Girolando e a expansão interna da produção de Girolando, houve um salto de produtividade do leite e a fazenda então visualizou a possibilidade de produzir muito leite, de forma lucrativa.

Paralelamente, durante estes anos, a Calciolândia, que tem terras de muito boa fertilidade e equipe bem treinada, foi se capacitando na agricultura, especialmente na produção do milho. Hoje a fazenda domina a produção de grandes quantidades e de boa qualidade de silagem de milho, o que é fundamental na produção de leite em grande escala.

Hoje a fazenda possui em média 12.500 litros de leite/dia, sendo que 2.200 litros são oriundos do Gir Leiteiro e 10.300 de Girolando. O rebanho é composto por 3000 cabeças, estratificadas na seguinte ordem:

  • Gir leiteiro = 1.122 cabeças;
  • Girolando registrado = 1.704 cabeças;
  • Mestiças com outros graus de sangue = 174 cabeças (receptoras comuns).


Animais se alimentando na Fazenda Calciolândia

Bem-estar dos animais

Em entrevista exclusiva ao MilkPoint, Ronaldo Lazzarine Santiago, Agrônomo e Diretor da Calciolândia, disse que bem-estar animal não se resume apenas a proporcionar aos animais condições de conforto e bons tratos no manejo. A atenção à saúde, nutrição, reprodução, ambiente e os estados afetivos deles também estão envolvidos.

“Ainda temos um longo caminho a percorrer. Entretanto, já podemos dizer que os primeiros passos para a promoção do bem-estar animal na Calciolândia, com base na adoção de boas práticas de manejo, já foram dados. O sistema de produção da nossa fazenda para as matrizes em produção de leite e em pré-parto se caracteriza em dois momentos: no período das águas os animais adultos permanecem a pasto, onde são suplementados uma vez ao dia. Já no período da seca eles permanecem confinados, com fornecimento de silagem de milho e concentrado”, comentou.

Ainda sobre o manejo dos animais, Ronaldo acrescentou que os animais em recria - na maior parte do tempo - ficam a pasto. “Somente em parte da seca ficam confinados, recebendo também silagem de milho e concentrado. Assim, dentro deste contexto, nos preocupamos em atender não só as exigências nutricionais dos animais, com pastos e comida de boa qualidade, como também facilitar e ‘democratizar’ o acesso de todos os animais à água, alimentos, sombra, entre outros. Procuramos, na medida do possível, evitar que haja muito barro no caminho dos animais, não trabalhar lotes muito grandes, respeitar a composição dos lotes por faixas etárias e evitar estressar os animais ao levá-los ao brete, para qualquer tipo de manejo”.

Para facilitar a lida, com o tempo, a fazenda foi eliminando o gado mais bravo, mas com ele também os peões mais rudes. “Não sem antes treiná-los e tentar incutir-lhes o respeito aos animais”, acrescentou o agrônomo, que ainda destacou que desde de 2017 a fazenda adicionou à filosofia do negócio a importância das interações positivas entre homens e animais.

“Incentivamos as boas interações desde o primeiro dia de vida do bezerro, passando por toda a fase de aleitamento até sua chegada à sala de ordenha. Nossa equipe, além de ser treinada quanto aos procedimentos operacionais padrão dos setores, também é treinada para tratar bem os animais e aproveitar as oportunidades diárias de manejo para criar uma boa relação com o rebanho. Acreditamos que este é o ponta pé inicial para obtermos animais mais dóceis, ganhando eficiência de manejo e produtividade”.

Resultados obtidos na fazenda oriundos do bem-estar dos animais

O ponto de partida foi a construção de áreas para trato das matrizes em lactação, com melhores condições, como por exemplo, espaço, sombreamento, acesso a cocho, logística de alimentação, de forma que o gado pudesse ter comida boa, em quantidade suficiente, na hora adequada. Mas apesar da atenção a vários aspectos, hoje a equipe reconhece que poderia ter ficado melhor e isto está em seu radar.

“O maior diferencial, de conscientização para nós, da necessidade e conveniência do foco no bem-estar animal, veio quando resolvemos aprimorar o manejo de bezerros da fazenda.  A falta de atenção a esta categoria nos resultou em perdas, por altas taxas de mortalidade e morbidade. Logo, optamos por criar um bezerreiro na fazenda, iniciando um projeto do zero, no qual o conceito bem-estar animal adentraria desde a parte do planejamento. O objetivo seria retirar os bezerros de suas mães momentos após o parto, encaminhá-los ao bezerreiro e lá, criá-los até o desmame. Estudamos as melhores alternativas para criação dos bezerros em sistemas de bezerreiro. Visitamos instalações, colhemos informações, trouxemos consultores, dentre os quais veio a Dra. Lívia Magalhães (BEA Consultoria), que nos orienta desde então, não só na adaptação das instalações e rotinas, como no treinamento da equipe principalmente. Os resultados até hoje foram ótimos, a bezerrada cresce mais rápido e com mais saúde e a mortalidade se reduziu quase a zero”, conta Santiago.

“O maior diferencial, de conscientização para nós, da necessidade e conveniência do foco no bem-estar animal, veio quando resolvemos aprimorar o manejo de bezerros da fazenda.  A falta de atenção a esta categoria nos resultou em perdas, por altas taxas de mortalidade e morbidade. Logo, optamos por criar um bezerreiro na fazenda, iniciando um projeto do zero, no qual o conceito bem-estar animal adentraria desde a parte do planejamento".

Ao retirar os bezerros das matrizes, a propriedade optou pelo uso da ocitocina, em todas as vacas. Este foi um ponto de muitas dúvidas e muitos questionamentos, sobre o qual a fazenda ainda está debruçada a resolver, porém, os ganhos na produção têm sido muito consistentes e vantajosos.

“É preciso estar muito preparado, com conhecimento e domínio das práticas ideais de condicionamento dos animais, para a descida natural do leite sem ocitocina. Este é um passo que estamos iniciando. Uma transição mal feita leva a enormes prejuízos. Já passamos por isto em uma tentativa frustrada, da retirada da ocitocina. Hoje temos o entendimento que esta ação deve ser bem trabalhada, e que não depende somente de um fato isolado, por exemplo, a retirada da ocitocina em si. Trata-se de mudanças de conceitos e atitudes, temos que entender que uma bezerra bem criada e que teve a maioria das experiências positivas na ‘infância’, será uma vaca melhor e mais fácil de ser manejada, além disso, contamos que a equipe tenha estes conceitos muito bem firmados durante a execução das rotinas da fazenda”, explicou o diretor, que ainda frisou:

“Temos grandes expectativas com o nosso rebanho Girolando, quanto à nova geração de animais que serão ordenhadas sem o uso da ocitocina. No que tange o gado Gir, ainda temos muito o que avaliar. O número de vacas Gir que conseguem ser ordenhadas sem bezerro e sem ocitocina ainda é muito baixo na fazenda, mas acreditamos que com os novos estudos e a ferramenta da genômica, conseguiremos obter esclarecimentos a médio e longo prazo. Neste mês de novembro, também iniciaremos um protocolo de preparação de novilhas para a primeira ordenha, no qual novilhas no pré-parto são treinadas a passar na sala de ordenha, a fim de que após o parto, elas já reconheçam o ambiente de ordenha. Além disso, a equipe de manejadores também será preparada, o que resultará em menos estresse e maior produção de ocitocina natural, minimizando ou até mesmo zerando a frequência de aplicação de ocitocina sintética para o Girolando”.

Os manejos subsequentes como a maternidade e o aleitamento dos bezerros seguem a mesma filosofia do conceito de bem-estar animal, quanto ao bom manejo dos animais e o condicionamento. Desde os primeiros dias de vida, os bezerros são bem tratados, recebendo cura de umbigo e colostragem eficiente, e, além disso, diariamente estes animais são escovados pelos manejadores, a fim de que estes animais jovens se adaptem melhor ao sistema e criem laços positivos com os humanos. A Calciolândia acredita que essas ações serão responsáveis pela obtenção de animais mais fáceis de serem manejados na primeira ordenha.

Mensuração das ações adotadas

Para Rogério, é sempre difícil quantificar precisamente, ganhos com melhorias, mas todo mundo consegue ver claramente os efeitos e as consequências de situações de desconforto do gado. Ele disse que é fácil de detectar, por exemplo, a sobra de alimentos nos cochos e - portanto - a possível redução no consumo da dieta como reflexo de algum estresse: seja pela elevação da temperatura, chuvas, movimentações e práticas extras de manejo, ou até, visitas inesperadas e inoportunas à sala de ordenha, entre outros.

“O consumo da dieta é direto e instantaneamente afetado por alguma anomalia ambiente ou de manejo, levando à queda na produtividade do leite, o que pode ser medido no tanque. É importante registrar diariamente todos os eventos. Montamos até uma miniestação meteorológica na fazenda, simples e toda digitalizada. Assim, sabemos da temperatura, pluviosidade, ventos e outros.  Também anotamos as práticas de manejo, seja de sanidade, reprodução, aplicação de BST, controle leiteiro etc. Quando há alguma quebra do leite, a gente corre atrás de explicações e das razões e os fatores relacionados anteriormente estão ali presentes, seja na véspera ou no mesmo dia, e ficam lá gritando e acenando para a gente. Só temos que olhar para eles e reconhecer. E depois nos prevenirmos para situações futuras. Também, o percentual diário de incidência de novos casos de mastite nas vacas em lactação, dá uma ótima medida dos efeitos de algum desconforto ou anormalidade. Na bezerrada, a gente pode avaliar o ganho de peso por faixa etária, as condições gerais, o vigor e a aparência dos bezerros como consequência do bom ou mal manejo. Aqui, nós temos metas de ganhos de peso para a bezerrada”, exemplificou, fazendo também uma ponderação entre a relação da qualidade do leite e o bem-estar dos animais.

“Como dito anteriormente, mudanças de manejo e de condições ambientais refletem em queda da imunidade dos animais e - por consequência - levam ao aparecimento de novos casos de mastite, aumento da CCS (Contagem de Células Somáticas) com consequente perda de produtividade, descarte de leite e perda de bonificações sobre parte do leite. A atenção aos detalhes reduz significativamente as perdas em todos os processos da fazenda e este é o maior incremento que a adoção dos conceitos de bem-estar animal pode nos oferecer”.

Próximos desafios da Calciolândia

A meta da fazenda é chegar a produzir 20.000 litros/dia e para isso, está trabalhando as melhorias nas condições de ambiência para os animais, especialmente nas áreas de trato e na sala de ordenha.

“Já resolvemos o problema da bezerrada, com a instalação de um bezerreiro e introdução de práticas de manejo muito rigorosas com relação a sanidade, nutrição e bem-estar dos animais. Conseguimos reduzir a mortalidade dos bezerros de forma quase inacreditável. Agora estamos iniciando o processo de treinamento das novilhas para se adaptarem ao manejo na sala de ordenha. Esta será uma fase importantíssima, pois precederá à capacitação para retirada do uso da ocitocina”.

Segundo ele, o bem-estar animal soa inicialmente como conversa de ecologista, de gente urbanizada que não entende nada da lida das fazendas. “É como gosta de perguntar o Flávio Andrade, filho do Sr. Gabriel: quem está tendo mais sucesso há mais tempo na atividade? A resposta é: os pecuaristas que sempre deram mais atenção aos detalhes no bom tratamento dos animais, que promovem e exigem, antes de mais nada, treinamento e escolha de pessoas cuidadosas e equilibradas, que respeitam os animais. No fim das contas, o bem-estar se torna geral, não só dos animais, mas das pessoas envolvidas na produção também. Nesta questão, temos que andar na frente e não sermos empurrados pelo mercado. É nossa obrigação”, finalizou. 

Sua fazenda também está obtendo resultados interessantes com o bem-estar animal? Ou você conhece alguma fazenda interessante? Participe do nosso especial! Preencha o formulário abaixo (não leva nem 1 minuto wink) com os dados da fazenda que em breve faremos um contato! Desde já obrigado! 

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

Zootecnista pela FMVZ/UNESP de Botucatu.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO LEONARDO PIRES CARVALHO FARIA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/04/2024

Fantástico!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures