Bolhas de ar podem melhorar produtos lácteos, mostra pesquisa

Blog Novidades e lançamentos em lácteos: "O pesquisador do setor de alimentos da Universidade de Kansas, Jayendra Amamcharla, disse que sua equipe de pesquisa está aperfeiçoando um processo para incorporar bolhas de ar no leite condensado e no iogurte para tornar a textura desses produtos mais desejável aos consumidores", por Juliana Santin, médica veterinária formada pela FMVZ/USP.

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O pesquisador do setor de alimentos da Universidade de Kansas, Jayendra Amamcharla, disse que sua equipe de pesquisa está aperfeiçoando um processo para incorporar bolhas de ar no leite condensado e no iogurte para tornar a textura desses produtos mais desejável aos consumidores.

“A tendência dos consumidores é em direção a iogurtes com alto teor de proteína”, disse ele, que é professor assistente de ciências e indústria animal. “Uma das desvantagens de ter maior teor de proteína é que essa aumenta a viscosidade, ou a espessura, do iogurte. Ele se torna tão espesso que você pode comê-lo apenas com uma colher. Incorporamos bolhas de ar no iogurte com alto teor de proteína para reduzir sua viscosidade de forma que fique possível de ser bebido”.

O processo desenvolvido pela equipe de Kansas ainda aguarda patente, mas Amamcharla disse que quando estiver pronto, será bastante simples implementá-lo nas plantas de processamento de leite.

“Do lado dos processadores, isso melhorará a eficácia do processamento do leite, economizando dinheiro para as plantas. Do outro lado estão os consumidores. Estamos melhorando a aceitabilidade de produtos lácteos com alto teor de proteína. Não deve haver nenhuma diferença no sabor do produto, mas deverá haver melhora na sensação na língua e na boca quando os consumidores consumirem esses produtos”.

Ele disse que os benefícios de incorporar bolhas de ar vão além do iogurte. Os pesquisadores também descobriram resultados positivos em outros produtos e processos usados na indústria de lácteos, incluindo leite condensado, concentrados de proteína do leite e concentrados de proteína do soro do leite.

Fonte: Feedstuffs.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Juliana Santin

Juliana Santin

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

Acessar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

ROBERTO DIONISIO GOMES
ROBERTO DIONISIO GOMES

UMUARAMA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/01/2017

Aparentemente seria um processo parecido com a fabricação do sorvete, produzido por uma produtora contínua, onde há a inserção do ar o Overrun?
Qual a sua dúvida hoje?