ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Minuto Mercado [vídeo]: a taxa de câmbio e os impactos no leite brasileiro

PANORAMA DE MERCADO

EM 22/05/2018

1 MIN DE LEITURA

8
5

Com o intuito de oferecer aos leitores informações de qualidade sobre o mercado lácteo, o MilkPoint retoma as publicações do Minuto Mercado. A ideia é disponibilizar vídeos curtos com os principais fatos que mais têm impactado o setor lácteo. O intuito é que os vídeos sejam publicados periodicamente acompanhados de um resumo sobre os principais tópicos citados. 

Nesta edição, Valter Galan, analista do MilkPoint Mercado e sócio do MilkPoint Inteligência, fala sobre como a taxa de câmbio – que vem se movimentando bastante nas últimas semanas – impacta na produção de leite brasileira.

Confira abaixo o vídeo na íntegra:

Principais tópicos abordados:

- a taxa de câmbio vem se movimentando consideravelmente nas últimas semanas por alguns motivos como: desvalorização do real frente ao dólar, juros aumentando nos Estados Unidos e diminuindo no Brasil, incertezas políticas e econômicas no mercado nacional, entre outros;

- no leite, como consequência, chama a atenção dois fatores: a competitividade do produto importado (conforme a taxa de câmbio aumenta, reduz a competitividade do produto importado) e a influência nos custos de produção (se aumenta a taxa, aumentam os custos, já que grãos, combustível, peças, entre outros, estão atrelados ao câmbio e ao mercado internacional).

Ficou com alguma dúvida? Participe deixando um comentário no box abaixo:

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO FIGUEIREDO

MIRACEMA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/05/2018

O Adir Fava disse muito bem.

A meu ver, a desvalorização do R$ frente ao US$ dólar vai impactar mais gravemente os custos dos insumos para a pecuária leiteira, com o progressivo aumento dos preços dos combustíveis, dos farelos de soja e do milho (para só falar nestes), o que só agravará o lastimável problema da remuneração do leite "entregue" pelos produtores brasileiros aos laticínios. Não dá pra ser otimista com este cenário!! Não temos mais fôlego pra isso!! Como será isso a médio e longo prazos? Será mesmo viável continuarmos a fazer investimentos em equipamentos e melhoramento genético do gado leiteiro, investirmos em fertilização in vitro, etc.??!?!
DIVANIR RUBENICH

CARLOS BARBOSA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/05/2018

Sr Paulo, bem colocado! Hoje a remuneração pelo leite não cobre mais os custos básicos com o gado leiteiro como alimentação, limpeza e higiene, manutenção de máquinas e equipamentos e os medicamentos básicos. Os pequenos aumentos recebidos no preço do leite vendido à indústria de longe não acompanham a subida dos preços de todos os itens básicos necessários para manter a produção da propriedade, então muito menos para investir. E o cenário que se apresenta indica a piora das coisas. Lamentamos o sofrimento de todos por essa situação caótica. Nossos representantes precisam agir para mudar isso!
EM RESPOSTA A DIVANIR RUBENICH
PAULO FIGUEIREDO

MIRACEMA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/05/2018

Exato, Divanir. Você expressou com propriedade a extensão do drama do empreendedor rural dedicado à exploração leiteira no Brasil inteiro, indistintamente. Sofremos com dificuldades comuns a todos os produtores pois não temos poder para mudarmos o modelo vigente. Aqui no Estado do Rio de Janeiro ainda nos ressentimos com a falta de união entre os pecuaristas; diferentemente do valoroso povo do Sul do Brasil, aqui não prosperam as cooperativas; como um entusiasta do cooperativismo, penso que, com união e empenho, poderíamos reduzir um pouco os efeitos danosos da submissão do produtor de leite aos preços vis que o mercado lácteo nos impõe, agravado pela importação de leite, contra o quê não temos força para impedir. A bancada ruralista não se move em favor do produtor de leite. Nem deputados nem senadores se ocupam da nossa causa com propósitos protetivos. Vamos tentando sobreviver a despeito de tudo e de todos os contrários. Grande abraço para você e todos os resilientes produtores de leite brasileiros.
EM RESPOSTA A PAULO FIGUEIREDO
DIVANIR RUBENICH

CARLOS BARBOSA - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/05/2018

Sr Paulo, obrigado pela atenção às minhas palavras. Como você disse, aqui temos as importantes Cooperativas, mas tbm as empresas privadas e conheço perfeitamente a voracidade delas que vc cita. As privadas querem destruir umas as outras e tbm as Cooperativas, para dominarem o mercado e estabelecerem suas regras (preços, etc). E que ninguém me diga que não é assim pois tenho conhecimento de causa laboral.
EM RESPOSTA A DIVANIR RUBENICH
PAULO FIGUEIREDO

MIRACEMA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/05/2018

Olá Divanir; agradecido pela sua atenção e explanação consciente. Vamos perseverando enquanto pudermos. Grande abraço ao colega de lutas!
VALTER BERTINI GALAN

PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/05/2018

Olá Paulo,

Obrigado pela participação! Realmente você levanta um ponto importante. Como mostro no vídeo, boa parte dos custos do produto brasileiro é dolarizada e a desvalorização cambial representa perspectiva de aumento de custos!

Um abraço!

Valter
ADIR FAVA

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/05/2018

O baixo preço do leite em todo Brasil pago ao produtor tem raízes profundas fora do Brasil. Os franceses estão no comando, forçando os prejuízos impostos ao produtor e à industria nacional de derivados do leite. As multinacionais francesas são verdadeiros desastres para a produção de leite no Brasil. Matam os produtores e industria de brasileiros em beneficio deles franceses que importam a produção de leite estrangeiro para dentro do Brasil. São injustificadas importações e são verdadeiros desastres para nosso mercado interno. A produção de leite no Brasil está cada dia mais inviabilizada para que eles franceses possam dominar completamente o mercado em beneficio dos produtores estrangeiros. É preciso dar um basta nisto. O cambio não teria tanto peso assim se essas importações escandalosas tivessem algum freio. As autoridades brasileiras fingem não saber da gravidade desta situação.
VALTER BERTINI GALAN

PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/05/2018

Olá Adir,

Obrigado pelo comentário. As importações tem sido um foco constante das ações do setor mas, neste ano, estão caindo quase 50% - não me parece, pelo menos este ano, que sejam o principal problema do produtor de leite, não?

Um abraço!

Valter

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures